blogpost

Tecnologia tributária: as empresas devem migrar de solução fiscal?


Hoje, à medida que a tecnologia tributária e a gestão fiscal avançam, mais e mais gestores tributários têm sido capazes de ir além de apenas superar procedimentos repletos de erros. 

Os departamentos tributários, que antes focavam seus esforços somente para manter a conformidade junto a órgãos de fiscalização, agora estão indo além. Eles assumem um papel mais estratégico contribuindo para a redução do custo total de propriedade (TCO) e a geração de receita.

De fato, a transformação digital tornou-se essencial para que as empresas se mantenham competitivas. Por isso, as organizações estão tomando decisões para incorporar tecnologia no departamento tributário, superando o modelo de  gestão fiscal tradicional. 

Neste artigo, vamos mostrar as principais razões para uma empresa migrar sua atual solução fiscal e de que forma essa mudança impacta na tecnologia empregada no departamento tributário. Confira!

Tecnologia tributária: mantenha-se competitivo por meio da transformação digital

Graças ao investimento em tecnologia no departamento tributário, por meio de aplicativos fiscais, as empresas têm acesso a vários benefícios que impactam diretamente no negócio. Esse avanço tecnológico permite, por exemplo, cortar custos e se tornar mais eficiente na gestão fiscal

Além disso, a gestão fiscal gera melhorias na qualidade dos dados, maior segurança e confiabilidade garantida. As empresas também se beneficiam de maior automação de processos e procedimentos de conformidade mais fáceis, levando a um acesso mais rápido aos novos recursos aplicados à tecnologia tributária

Os principais benefícios associados à mudança da solução fiscal incluem:

Maior taxa de precisão

Fatores como onde um produto está sendo vendido, comprado ou consumido; o que está sendo vendido e para quem (consumidor, fornecedor, empresa, etc.) criam “uma teia” complexa sobre como os impostos precisam ser avaliados e pagos. 

Embora a solução fiscal tradicional possa determinar o imposto transacional, ela não pode aplicar atualizações em tempo real. Portanto, as revisões devem ser feitas manualmente, o que requer esforço adicional e cria desafios de precisão. 

A migração da solução fiscal por meio da tecnologia no departamento tributário, permite maior precisão aos impostos atuais e suas futuras atualizações.

Gerenciamento de mudanças simplificado

A aplicação das atualizações tributárias necessárias a um mecanismo de gestão fiscal pode ser gerenciável se houver um processo construído em torno dele. Normalmente, os departamentos tributários proativos na criação desse processo são os mais bem-sucedidos. 

Mas, e se esse processo, que pode exigir várias etapas demoradas e, geralmente, precisa ser concluído fora do horário de funcionamento para atualizações, puder ser removido? 

Na prática, o gerenciamento de mudanças já é desafiador por natureza, mas aqueles que operam sistemas legados locais precisam lidar com isso de forma manual, abrindo oportunidades para erros. 

Mesmo quando um processo é construído localmente, ele está sempre sujeito a ajustes, por isso a necessidade de uma migração da solução fiscal que possa atender aos requisitos atuais tributários.

Centralização e visibilidade aprimoradas

A execução de uma solução fiscal atual:

  • Aumenta a acessibilidade e a visibilidade de uma organização sobre como a gestão fiscal está aplicando impostos;
  • Fornece relatórios robustos e uma visão rica da responsabilidade tributária indireta da organização;
  • Permite o acompanhamento de todas as suas transações. 

Tudo isso ajuda a empresa a arquivar suas declarações corretamente.

As soluções fiscais baseadas em inovação da tecnologia tributária fornecem às empresas mais flexibilidade para atualizar regras de decisão tributária e criar fluxos de trabalho que incorporam todas as informações provenientes dos sistemas ERP.

O futuro da gestão fiscal está na nuvem

Basicamente, a computação em nuvem consiste em um ecossistema de tecnologia que evolui de forma constante. A tecnologia visa fornecer soluções mais focadas e ágeis para diversos processos de negócios, desde vendas a compras até planejamento de recursos empresariais (ERP) financeiros completos com aprimoramentos da gestão fiscal

Várias razões explicam porque a nuvem está se tornando um importante recurso ​​para organizações que buscam migrar de solução fiscal, para aperfeiçoar a  tecnologia no departamento tributário.

Essas necessidades geralmente incluem hardware, software e manutenção interna. Na prática, as empresas estão cada vez mais procurando eliminar essa sobrecarga operacional. Em resposta, a nuvem apresenta a oportunidade de:

#1 Aumentar a agilidade dos negócios, ganhando maior flexibilidade em sua arquitetura tecnológica

As organizações podem aumentar e diminuir o uso de soluções tecnológicas conforme necessário, ampliando a eficiência, acelerando o tempo de retorno e reduzindo o tempo para iniciar e concluir projetos relacionados à gestão fiscal

Isso geralmente se manifesta com a capacidade de trazer novas funções operacionais, ferramentas ou aplicativos para a organização A nuvem fornece maiores recursos de computação para acelerar processos fiscais por meio dos ciclos de vida de desenvolvimento. Tais recursos  facilitam o autoatendimento do usuário e permitem que funções como impostos se tornem digitais.

#2 Reduzir os gastos de capital de TI

As empresas passam a usar modelos de pagamento conforme o uso em vez de comprar ou alugar hardware de alto investimento, o que permite que o time de TI transfira seus custos de capital para gastos operacionais com foco em tecnologia tributária

#3 Melhor gerenciamento de risco

A terceira e mais importante razão para as empresas aproveitarem a mudança para a nuvem por meio da migração da solução fiscal é o gerenciamento de riscos. O ambiente fiscal mudou completamente na última década. Agora, algumas autoridades estão migrando para uma solução fiscal digital em tempo real.

Mudanças nas expectativas das autoridades fiscais exigirão que os líderes empresariais e tributários repensem fundamentalmente seus modelos operacionais tributários, propostas de valor e processos subjacentes. 

De fato, em um ambiente fiscal digital onde as autoridades fiscais estão recebendo dados em tempo real, as empresas devem ter controle e visibilidade centralizada sobre a totalidade de seus dados fiscais relevantes

As companhias que não têm visibilidade, sistemas integrados ou dados sensíveis aos impostos podem estar vulneráveis ​​às mudanças nas expectativas das autoridades fiscais.

Agarre a oportunidade: adote tecnologia na gestão fiscal

Um projeto de migração traz consigo o potencial de obter benefícios financeiros significativos por caminhos mais óbvios, como aumento de produtividade e eficiência, e também por outros menos óbvios, como a oportunidade de mover seu mecanismo de impostos para a nuvem e ter acesso a tecnologia de ponta. 

Evoluir a tecnologia no departamento tributário é aproveitar a automação de impostos baseado em nuvem, liberando seus recursos para tarefas geradoras de receita. Sua organização pode obter uma vantagem competitiva que faz toda a diferença para o seu negócio. 

Para saber mais sobre os desafios de uma migração de solução fiscal para a nuvem, assista à gravação do webinar “Solução Fiscal: Por que migrar? Para onde migrar?