1. Homepage
  2. Tax & Accounting
  3. ONESOURCE
  4. Blog Tributário
  5. 5 dicas para reduzir os custos da sua área fiscal e tributária

blogpost

5 dicas para reduzir os custos da sua área fiscal e tributária

Você já pensou em reduzir custos da área fiscal e tributária, mas não sabe por onde começar? Confira 5 dicas no artigo.

Buscar a otimização de recursos e a redução de custos é um dos principais objetivos dos gestores, inclusive no departamento fiscal e tributário. Contudo, nem sempre é simples combinar eficiência, produtividade e economia.  

Afinal, se a diminuição de despesas é importante, a garantia da qualidade nos processos internos e nos produtos e serviços é igualmente essencial para a sustentabilidade e o crescimento do negócio. Na prática, é preciso investir no uso inteligente dos recursos com o objetivo de buscar alcançar resultados ainda mais positivos.

Quer saber como fazer isso no setor fiscal e tributário? Confira 5 dicas valiosas que sua empresa pode explorar.

Diminuição de trabalho manual

Ao investir na automação de processos internos, você não só reduz custos no departamento como prioriza uma gestão muito mais estratégica, eficaz e assertiva.

Os profissionais deixam de perder horas a fio em tarefas manuais e repetitivas, como a digitação de notas fiscais, elaboração de planilhas, geração de relatórios ou emissão de guias de pagamento.

Todos esses processos podem ser automatizados, liberando a equipe para tarefas mais estratégicas e diminuindo o custo da operação do departamento.

Redução de erros

Quando o gestor fiscal opta por investir em tecnologia para otimizar os processos, ele e seu time ganham uma série de novos recursos e funcionalidades que tornam o fluxo de trabalho mais prático, dinâmico, transparente e eficaz. A automatização dos processos reduz o número de erros, diminui as dores de cabeça e evita prejuízos financeiros com multas e outras penalidades.

Conquista de benefícios fiscais

Com uma gestão inteligente, facilitada pela tecnologia, os profissionais do setor contábil e fiscal passam a ter acesso a ferramentas que permitem uma gestão mais assertiva. Dessa maneira, eles têm visibilidade sobre todos os processos e conseguem mapear oportunidades de redução e restituição de tributos indevidos.

Ou seja, a empresa conta com o acesso a um conjunto de benefícios fiscais que contribuem para diminuição das despesas, melhorando a lucratividade do negócio.

Gestão fiscal na nuvem

Consolidar uma prática de gerenciamento fiscal em cloud computing é fundamental para garantir a máxima segurança dos dados e transações, além de uma série de outros benefícios. A Thomson Reuters oferece um conjunto de soluções em nuvem que podem descomplicar e otimizar a rotina do setor. Veja só:

ONESOURCE Determination: o software em nuvem permite que as empresas automatizem transações, incluindo os cálculos relativos a impostos indiretos globais;

ONESOURCE Tax One: uma solução muito mais eficiente e segura, focada em automatizar a entrega das obrigações fiscais, permitindo ao setor manter compliance fiscal com a legislação brasileira em todas as esferas.

Fácil integração e personalização

Se você quer reduzir custos e investir em tecnologia para viabilizar a gestão de impostos, adotar uma solução em nuvem para o gerenciamento fiscal é uma ótima alternativa.

Isso porque, além de garantir compliance, a ferramenta é totalmente flexível e customizável, atendendo às demandas particulares da corporação. E não é apenas a personalização que conta como um diferencial.

A facilidade na integração com outros sistemas é outro destaque. Por exemplo, o TAX One for SAP® Solutions é a ferramenta perfeita para empresas que utilizam as soluções TDF ou ACR da SAP. Nativa na tecnologia SAP S/4HANA, a plataforma é totalmente integrada, garantindo a entrega das obrigações fiscais em todas as esferas.  

Como vimos até aqui, essas são apenas algumas das boas práticas que permitem ao setor fiscal reduzir custos, ampliar a segurança dos dados e manter o compliance com a legislação tributária. A gestão de impostos ganha consistência, assertividade, estratégia, produtividade e alta eficiência operacional com o suporte da tecnologia. Para a empresa, tudo isso representa desempenho superior e incremento na receita.   

Quer saber quais soluções da Thomson Reuters podem ajudar você na redução de custos? Confira nosso portfólio desenvolvido para otimizar sua gestão fiscal e tributária!