blogpost

Como automatizar o cálculo de impostos indiretos e retenções?

A automação vem revolucionando os processos contábeis. Entenda como automatizar cálculo de impostos indiretos e retenções. Confira o artigo!

Acompanhar e manter atualizadas as alíquotas do ICMS, IPI, PIS/COFINS e impostos retidos na fonte: esse é apenas um dos desafios das empresas na gestão fiscal. Por isso, pensar em maneiras de simplificar e otimizar o cálculo de impostos indiretos e o cálculo de retenções é tão importante.

A boa notícia é que o mercado já oferece ótimas ferramentas. Ao contar com um motor de cálculo que trabalha fora do ERP, as empresas garantem muito mais comodidade e conveniência ao processo fiscal. Com a automação de várias tarefas, é possível garantir tempo para análise dos dados e da qualidade da informação. 

Neste artigo, mostramos por que contar com uma ferramenta fiscal em nuvem traz vários benefícios, simplificando, inclusive, o cálculo de impostos indiretos e retenções.

Aproveite o conteúdo! 

A digitalização e os desafios recentes na gestão fiscal

Excesso de burocracia, alta carga tributária, retrabalho, falta de acompanhamento e aprendizado com os resultados, atualização da legislação: esses são apenas alguns dos desafios que as empresas encontram na gestão fiscal.

É preciso driblar cada um deles para manter as contas em dia com o Fisco, garantindo compliance.

Ainda bem que o avanço da digitalização traz novas possibilidades e recursos. A auditoria das informações, por exemplo, é facilitada pelo amplo uso das tecnologias. No Piauí, a auditoria fiscal já é realizada com o suporte da Inteligência Artificial (IA), que permite identificar possíveis irregularidades com precisão.  

Gestão tributária: a importância de acompanhar as atualizações e reconhecer os gargalos

Com inúmeras novas legislações por dia, os profissionais do setor fiscal têm o desafio de monitorar as mudanças e gerenciar a complexidade dos processos contábeis. 

Em geral, a maioria das empresas mantém um time dedicado para esse acompanhamento, buscando se adequar à velocidade do Fisco. Mas está longe de ser uma tarefa fácil. Isso porque a equipe costuma lidar com uma série de outras tarefas. As dificuldades ficam claras quando os gargalos aparecem nos processos internos:

  • Cadastros errados;
  • Pouco conhecimento fiscal de outras áreas;
  • Lançamentos manuais. 

Nesse momento, ao identificar os gargalos e erros mais frequentes, é importante que o gestor se pergunte:

  • Qual o nível de conhecimento que gerou os erros?
  • O lançamento tem sido feito manualmente?
  • Como os processos impactam nos resultados obtidos?

Fazer esse tipo de análise é importante para revisar e otimizar os processos, evitando os impactos negativos mais comuns: retrabalho com NFs, apurações e obrigações acessórias, fiscalizações, multas por documentos não emitidos ou gerados com erros. 

Para tanto, o processo precisa ser corrigido no que se refere ao ERP e ao lançamento das notas. Com um processo de adequação sistemática, é possível fazer os ajustes necessários na estratégia fiscal, considerando os elementos mais relevantes:

  • Entendimento do Business Case
  • Testes e Releases do ERP
  • Prazo implantação Nova Lei
  • Performance do ERP

Automação dos módulos fiscais:  de uma ponta à outra, End to End Process

A automação do cálculo de impostos indiretos e retenções dentro do ERP representa um salto na gestão fiscal. Neste modelo, os processos são conectados sempre ao ERP do cliente. Por isso, toda a configuração deve ter sido feita de maneira correta. 

O cálculo de impostos indiretos bem como o cálculo de retenções serão feitos de acordo com o setup que consta no sistema. Por isso, indicar o NCM certo é uma condição fundamental para que o cálculo saia correto. 

Como muitas áreas não têm o conhecimento fiscal mínimo para garantir um fluxo de processos adequado, o ideal é contar com uma ferramenta em nuvem, como o ONESOURCE Determination. A solução automatiza todo o processo para você, liberando o seu time para tarefas mais estratégicas. 

Dessa maneira, além de manter tudo em dia e os cadastros certos, as empresas ainda evitam a autodenúncia, que deixa o Fisco em alerta e gera custo por uma série de multas.

Mas, afinal, como funciona esse fluxo de processos para cálculo de impostos indiretos?

Basicamente, a Solução Power BI fornece os recursos que a equipe precisa para automatizar o cálculo de indiretos (PO/SO) e retenções. Veja como esse processo funciona: 

  1. Configurar NCM vinculado ao produto de modo automatizado. Classificação da NCM automatizada com camada de inteligência artificial (IA). No final, o engenheiro valida essas classificações. Depois da classificação, é preciso manter esses produtos devidamente categorizados e atualizados, o que exige tempo, atenção e energia do time fiscal. Quando a legislação muda de uma hora para outra, você precisa ter essa atualização sempre à mão.
  2. Manter a tabela de impostos carregada dentro do ERP. É essa tabela que vai permitir seguir o fluxo para emissão da NFe. 
  3. Com os impostos calculados, é possível fomentar o ERP. A partir daí, usando um recurso de mensageria outbound a solução se comunica com a Prefeitura e a Sefaz, viabilizando a geração de documentos fiscais como a CTE. 
  4. Com o recurso de mensageria inbound, a solução monitora todas as NFes emitidas contra a sua empresa, integrando-a para o seu ERP.
  5. Com todas essas etapas cumpridas, as informações são carregadas no sistema fiscal.

Em síntese, como age, então, o motor de cálculo de impostos indiretos e retenções?
Basicamente, a solução entrega o cálculo de imposto automatizado a partir dos recursos de mensageria e inbound. Assim, os profissionais deixam de se preocupar com esses processos à medida que a solução os automatiza. Sendo assim, o trabalho manual deixa de exigir entrega do time e os profissionais podem ser alocados em tarefas mais analíticas. 

ONESOURCE Determination: a solução perfeita de cálculo de impostos indiretos e retenções

Com 170 anos de experiência como protagonista em Digital Tax Transformation, a Thomson Reuters desenvolveu o Motor de Cálculo de Impostos Indiretos, o ONESOURCE Determination Cloud.

Trata-se de um Tax Engine em Cloud de simples conexão, que oferece aos seus clientes a  automação de monitoramento das legislações tributárias e rapidez na implementação em seus ERPs e POS. Assim, a ferramenta proporciona autonomia e acuracidade na criação de cenários fiscais por operação, otimização de recursos e redução de custos. Tudo isso com a segurança e a qualidade Thomson Reuters.

Vantagens do ONESOURCE Determination

São várias as razões para você investir em uma solução fiscal completa como o ONESOURCE Determination. Conheça as principais funcionalidades da plataforma: 

Transformação digital: a solução acompanha esse movimento de digitalização. É independente e mantida fora do ERP.

Atualização legislativa automática: o motor de cálculo busca as mudanças na legislação tributária em nível nacional, estadual e municipal. Tudo é atualizado na plataforma.

Autonomia: com os recursos da solução, os profissionais têm mais controle na manutenção de cenários tributários.

Fácil implementação e integração: disponível em cloud, o ONESOURCE Determination tem integradores nativos SAP e Oracle e APIs compatíveis com qualquer ERP.

Função offline: a ferramenta permite fazer o cálculo de impostos indiretos e retenções mesmo quando o pedido é gerado em tabela fria.

Alto desempenho: em poucos segundos, o ONESOURCE Determination apresenta cálculos complexos, sem impacto na performance do ERP.

Saving: é possível simular e analisar o cálculo de impostos indiretos e o cálculo de retenções mesmo antes de entrar em operação;

Economia: a ferramenta proporciona redução de tempo e custos com o gerenciamento de TI local e global;

Atuação analítica: os profissionais do setor fiscal deixam de trabalhar com foco em tarefas repetitivas e operacionais, para assumir demandas mais estratégicas que realmente podem gerar valor para o negócio. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o nosso motor de cálculo de impostos indiretos e cálculo de retenções? Conheça o ONESOURCE Determination.