blogpost

A importância da tecnologia na auditoria tributária

Você já pensou na importância das auditorias tributárias para a sua empresa? Este blogpost lista 7 benefícios sobre porque é fundamental inserir a tecnologia em seu departamento tributário. Confira!

A auditoria tributária é uma poderosa ferramenta que as empresas têm à disposição para obter um maior compliance fiscal. Mas quais são os benefícios e vantagens da fundamentação e realização de processos de auditorias?

Ela é, na verdade, uma grande aliada para blindar e manter a sua organização longe de possíveis autuações do Fisco. E, quando realizada com a ajuda de uma tecnologia tributária, é capaz de garantir uma maior segurança fiscal.

Conheça mais sobre o assunto ao ler este post.

A importância da realização das auditorias tributárias

Apenas no ano de 2019, o Fisco registrou mais de R$ 190 bi em créditos tributários oriundos da fiscalização de empresas, cerca de R$ 4 bi a mais que no ano anterior. O crescimento no valor aconteceu, principalmente, pela sofisticação do cruzamento de dados e análises realizadas pela Receita Federal.   

O departamento tributário de uma empresa tem um papel fundamental a desempenhar no processo de manutenção de registros financeiros e determina, de várias maneiras, a integridade de todo o sistema fiscal.

Para manter sua empresa longe dos olhos do Fisco é necessário realizar com regularidade auditorias tributárias, sejam elas externas (contando com a ajuda de um profissional terceiro) ou internas (realizadas pela própria equipe da empresa).

Essa ação verifica a exatidão das contas da organização e é fundamental no caso de erros nas contas. Se elas não estiverem atualizadas ou em ordem, essa operação trará contribuições significativas para descobrir esses detalhes.

Uma auditoria tributária é importante porque fornece credibilidade a um conjunto de demonstrações financeiras e dá a confiança de que as contas são verdadeiras e justas. Além de ser capaz de ajudar a melhorar os controles e sistemas internos da sua empresa.

Os 7 benefícios de uma auditoria tributária

  1. Mantém os livros de contas e todos os outros registros relativos às receitas e despesas de maneira adequada, evitando inconsistências;
  2. Garante que a receita total e os pedidos de dedução sejam inseridos de forma correta e precisa;
  3. A auditoria tributária restringe a chance de práticas fraudulentas;
  4. Auxilia na apresentação adequada das contas perante as autoridades fiscais, caso seja necessário;
  5. Identifica as fragilidades da tecnologia tributária utilizada, sugerindo melhorias ou mesmo a sua troca;
  6. Uma auditoria tributária é fundamental para facilitar o fornecimento de conselhos que possam trazer benefícios financeiros reais para a empresa;
  7. Proporciona credibilidade às informações divulgadas para colaboradores, clientes, fornecedores, investidores e autoridades fiscais.

Conte com a ajuda da tecnologia tributária

Com o ONESOURCE Tax Analyser da Thomson Reuters sua empresa é capaz de melhorar o planejamento e garantir o compliance fiscal, como também identificar a ocorrência de crédito tributário.

Essa tecnologia tributária tem como objetivo minimizar as preocupações com as obrigações tributárias, colocando a sua empresa à frente do Fisco. Atua como um auditor eletrônico para as demandas do SPED, além de ajudar a sua empresa com o planejamento tributário.

A solução facilita o processo diagnóstico de possíveis inconformidades e a mitigação de riscos, bem como a geração de economia no compliance tributário. O sistema realiza validações e auditorias digitais independentes que se complementam de forma integrada, possibilitando uma análise completa das informações fiscais e tributárias, desde a classificação de um produto até a alíquota aplicada.

7 motivos para escolher o ONESOURCE Tax Analyser

  1. Solução em nuvem: Elimina a necessidade de infraestrutura hardware/serviço para a instalação, manutenção e atualização do software;
  2. Interface e navegabilidade sem igual: Identidade visual moderna, amigável e intuitiva. Organizada por categoria de auditoria e critério de risco;
  3. Amplo escopo: Inclui todas as obrigações federais, como também do SPED ICMS dos 27 estados, além das respectivas declarações estaduais;
  4. Análises Retroativas: Tabelas atualizadas e versionadas dos últimos 5 anos para ICMS, IPI, ICMS-ST, PIS e COFINS.
  5. Base e atualizações legais: Todas as auditorias são suportadas pela respectiva fundamentação legal, atualizada diariamente por time técnico dedicado, garantindo segurança nas análises;
  6. Análise e flexibilidade de upload: Identificação de crédito tributário para a recuperação de impostos. Upload nos formatos XML, TXT, PDF, DEC, REC e ZIP;
  7. Economia tributária: Auditoria de Benefícios Fiscais (Isenções e Reduções de Base de Cálculo) e Créditos Tributários.

Chega de temer que a sua empresa seja alvo de uma auditoria tributária por parte do Fisco. Conheça o ONESOURCE Tax Analyser!