Dólar deve subir mais lentamente frente ao real nos próximos meses

O dólar deve subir mais lentamente frente ao real nos próximos meses apesar das incertezas ligadas às eleições de 2018, mostrou pesquisa da Reuters nesta sexta-feira, com muitos estrategistas convencidos de que o pleito não deve descarrilar a agenda de reformas.

A moeda norte-americana BRBY deve subir a 3,27 reais em doze meses, avanço de 3,73 por cento em relação ao fechamento de quinta-feira, mas abaixo dos 3,35 reais apurados na pesquisa anterior.

O viés de fortalecimento do dólar, que economistas vêm apontando há meses, é explicado pela gradual retirada de estímulos monetários nas principais economias desenvolvidas, que devem reduzir a atratividade de ativos emergentes.

O Federal Reserve, banco central norte-americano, deve elevar os juros em dezembro e continuar o aperto monetário ao longo do ano que vem, mesmo com a inflação persistentemente abaixo de sua meta de 2 por cento ao ano.

Já o Banco Central Europeu (BCE) avisou que deve gradualmente reduzir seu programa de compras de ativos, retirando outra fonte de liquidez para os mercados globais.

No entanto, o cenário doméstico parece trazer algum alento. A economia brasileira está se recuperando mais rapidamente do que o esperado e o Banco Central parece estar prestes a levar a Selic à mínima histórica, possivelmente até abaixo de 7 por cento. Hoje, a taxa básica de juros está em 8,25 por cento.

"A demanda de investidores estrangeiros por ativos brasileiros ficou evidente no leilão de quatro hidrelétricas e na 14ª rodada de licitações de blocos para exploração de petróleo e gás natural no fim do último mês," escreveram economistas do Itaú em relatório.

Muitos economistas acreditam que as eleições do ano que vem não devem desafiar esse cenário, mesmo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderando as pesquisas de intenção de voto.

Alguns temem que ele daria as costas às reformas estruturais e à política de corte de gastos que investidores creem ser fundamentais para incentivar o crescimento no longo prazo. Ele pode ser barrado de concorrer, porém, se sua condenação por corrupção for confirmada em segunda instância.

A tranquilidade dos investidores em relação às eleições brasileiras contrasta com o nervosismo com as eleições mexicanas.

O presidente Enrique Peña Nieto, cujas reformas do setor energético e promessas de austeridade agradaram aos mercados, está com dificuldades para eleger um aliado após escândalos de corrupção, violência de gangues e crescimento fraco minarem a confiança em seu partido.

Já o rival Andrés Manuel López Obrador vem liderando as pesquisas, alimentando preocupações com a possibilidade de seu programa nacionalista estimular tensões com o governo de Donald Trump nos EUA.

O peso deve ficar praticamente estável a 18,21 por dólar em 12 meses, um pouco acima da pesquisa anterior. No entanto, as projeções variaram de 16,80 a 20, salientando o potencial para surpresas tanto para cima quanto para baixo.

 

 

 

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | FINANCIAL & RISK
Combinamos as notícias, dados e informações  em tempo real com ferramentas analíticas e plataformas de negociação eletrônica. Conectamos mais de 440.000 profissionais em 150 países das comunidades de trading, investimentos, finanças e corporativos através nossas soluções customizáveis, com pacotes e custos de acordo com suas necessidades.

> AGÊNCIA DE NOTÍCIAS REUTERS
Fundada há mais de 165 anos, a agência de notícias Reuters conta com 2,600 jornalistas, 600 jornalistas fotográficos em cerca de 200 localidades ao redor do globo. Produzindo 2.500+ reportagens, 1,5+ Milhões de alertas de notícias, 100+ reportagens investigativas, 850.000+ fotos, 100.000+ vídeos.

> PARA QUEM PRECISA SABER ANTES > EIKON 
As notícias e dados estão disponíveis em tempo real através do terminal de informação

> PARA QUEM PRECISA DISTRIBUIR DADOS > ELEKTRON 
Dados e tecnologia para sua instituição, em tempo real ou EOD

> PARA QUEM PRECISA DE CONTEÚDO > DIGITAL
Soluções digitais de conteúdo para Fintechs e Advisors.

> PARA QUEM PRECISA DE IMPACTO > REUTERS PLUS
Imagens, fotos e vídeos premiados da Reuters, atualizados 24/7

> PARA QUEM PRECISA DE GESTÃO DE RISCO E COMPLIANCE > RISK
Soluções para riscos de terceiros e clientes, governança e treinamentos de compliance