Relatório sobre a situação do mercado jurídico de 2023


Vários desafios vêm surgindo e ameaçando a lucratividade dos escritórios de advocacia nos últimos tempos. Entre os principais, podemos destacar as quedas de demanda e de produtividade, aumento de despesas, mudança nas preferências do cliente e turbulência econômica.

Acontece que a crescente incerteza política e econômica reduziu significativamente o apetite dos clientes por trabalhos transacionais – estes que tanto impulsionaram o mercado em 2021 e início de 2022.

Mesmo assim, ainda vemos muitos escritórios de advocacia contratando novos profissionais – o que vem impactando diretamente na diminuição da produtividade, mesmo com as despesas diretas e indiretas permanecendo altas.

Esta combinação de fatores junto à incerteza sobre questões macros como a lentidão econômica global, nos mostra que 2023 será um ano difícil para o mercado jurídico.

Para entender melhor sobre este cenário e as lições sobre como os escritórios de advocacia estão tentando navegar nessas águas agitadas, baixe este material gratuito, desenvolvido pelo Center on Ethics and the Legal Profession da Georgetown University Law Center e pela Thomson Reuters Institute.

Conteúdo na íntegra em inglês.

Preencha o formulário para baixar o conteúdo gratuito