1. Homepage
  2. Soluções jurídicas
  3. Coleção Teses Juridicas

COLEÇÃO TESES JURÍDICAS DOS TRIBUNAIS SUPERIORES

Contemporânea, Inovadora e Dinâmica

A Coleção Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores com + de 1.200 teses comentadas foi dividida em 10 áreas do Direito, separadas em Tomos.

O volume de teses de cada área contempla as seguintes disciplinas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Comercial, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Análise doutrinária convergente ou divergente das principais teses dos tribunais superiores, organizada em uma coleção voltada ao estudo dos precedentes.

Abre debate sobre a Jurisprudência sistematizada nos Tribunais Superiores com vista à sua evolução jurídica.


O que são Teses Jurídicas?

As teses jurídicas são conjuntos temáticos, separados por matéria, que consolidam a jurisprudência mais recente do Superior Tribunal de Justiça. Embora os enunciados não sejam caracterizados como integrantes de súmulas vinculantes ou mesmo das tradicionais súmulas persuasivas, representam a posição atual do tribunal sobre o tema tratado.

Como estender a conexão com autoridades do Direito na consulta por conhecimento especializado?

A Importância

Teses Jurídicas Comentadas é importante porque permitirá ao profissional, além de conhecer a tese em si, saber, por meio dos comentários, como a tese se formou, a partir do contexto dos acórdãos que a geraram, as situações fáticas em que são aplicadas e, quando cabível a crítica ao posicionamento que poderá ser utilizada, com vistas a evolução jurisprudência. Público alvo, em caráter principal, são todos os profissionais do direito que atuam perante o Poder Judiciário e, no caso penal, Delegados de Polícia, Advogados, membros do Ministério Público e Juízes.


A Coleção Teses Jurídicas

A Coleção Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores comentadas vem para enrriquecer um importante diálogo entre a doutrina e a jurisprudência. Permitindo que haja influência reciproca entre setores que devem receber e influenciar, reciprocamente uma ao outro. Além disso, para o profissional, divulga, comenta e critica o posicionamento consolidado dos tribunais.

Diferenciais da Coleção

• Mantém vivo o debate jurídico 

• Diferenciam-se das súmulas e dos precedentes propriamente ditos

• Invocam diretrizes e parâmetros para o exercício da advocacia, 

• Conectam a Lei, a Doutrina e a aplicação concreta do Direito por meio da jurisprudência

Depoimentos

04:03

Norma Sueli Padilha comenta as Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores

01:33

Irene Nohara comenta as Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores

02:09

Gustavo Badaró comenta as Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores

01:16

Paulo de Barros comenta as Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores


De que modo o conhecimento jurídico qualificado pode facilitar a análise e tomadas de decisões no cotidiano do Direito?

Preencha o formulário para receber contato comercial