1. Homepage
  2. Tax & Accounting
  3. Comercio Exterior
  4. Blog Comércio Exterior
  5. Comércio exterior: 4 benefícios da automação dos processos de gestão

blogpost

Comércio exterior: 4 benefícios da automação dos processos de gestão

Saiba no artigo!

Para as empresas que mantêm negócios internacionais, obter o controle dos processos é fundamental. Sem isso, os problemas de gestão podem surgir e gerar prejuízos. Quando a organização usa um sistema de software de gerenciamento de comércio exterior ela pode reduzir os custos, riscos e atrasos associados à conformidade manual e aos esforços de rastreamento.

Se sua empresa importa ou exporta bens e produtos, há uma grande chance de que você precise de um sistema de gerenciamento de comércio global (GTM). Na prática, este tipo de ferramenta traz uma série de vantagens para a organização.  Apesar de ser um requisito essencial, empresas de todos os portes ainda tentam administrar seu comércio e logística globais de forma manual, com os funcionários tendo que lidar com a árdua tarefa de analisar planilhas repletas de dados.

Em tempos de transformação digital, é preciso transformar essa realidade e investir na automação dos processos. Com tecnologia de ponta e recursos como analytics, você pode otimizar os processos de comércio exterior, obtendo resultados superiores.

Neste artigo, mostramos porque é importante usar um sistema para suas operações de comércio exterior, dependendo menos de planilhas em Excel, pastas e trocas de e-mails e controles internos.

Continue a leitura do texto!

Comércio exterior: o desafio de gerenciar processos das operações globais

Com a complexidade cada vez maior do gerenciamento da cadeia de suprimentos, a falta de automação abre espaço para erros humanos e interpretações que podem resultar em consequências graves.

O comércio global está evoluindo e as constantes atualizações legais exigem que as empresas que trabalham com processos manuais repensem seu modo de organização interna. Isso porque os funcionários precisam se manter atualizados com as mudanças regulatórias. Se feita manualmente, essa é uma tarefa quase impossível que vem com um alto nível de risco de erro humano, o que pode não apenas custar à sua empresa financeiramente, mas também ter um efeito significativo na reputação da empresa.

Neste contexto, as empresas que importam e exportam produtos precisam investir em tecnologia. Uma das melhores maneiras de fazer isso é contratar uma solução de software que possa ajudá-las a gerenciar e melhorar suas operações comerciais globais. 

Essas empresas precisam de uma solução de software que proporcione automação dos processos, aliviando algumas das complexidades e estresse que vêm com a gestão de um negócio de importação/exportação.

Os benefícios de usar a tecnologia no comércio exterior

O software de importação e exportação pode ajudá-lo a determinar o custo e a lucratividade de seus produtos, manter uma estratégia consistente de preços e obter melhor visibilidade de seu estoque.

Quer saber como isso acontece na prática? Vamos dar uma olhada em alguns dos principais recursos de importação de software e como eles podem beneficiá-lo. 

#1 Agilize seus processos

O principal objetivo de qualquer software é gerenciar as funções de importação e exportação e automatizar as atividades comerciais. Com um bom sistema de gestão é possível:

  • Fazer rastreios de partes negadas e verificações de embargo;
  • Atribuir licenças de exportação e importação;
  • Criar e arquivar documentos comerciais;
  • Comunicar-se eletronicamente com as autoridades alfandegárias.

O sistema também pode facilitar a classificação de produtos, gerenciar processos alfandegários e procedimentos de trânsito e determinar a elegibilidade comercial preferencial.

Um software também pode fornecer um excelente nível de visibilidade dos custos de importação. As organizações que não possuem um sistema terão que calcular esses custos manualmente em um processo demorado e sujeito a erros. 

#2 Rastreie o custo de produtos importados

O rastreamento de custos de importação é possível a partir do rastreamento de remessas. Ele ajuda você a levantar todas as despesas envolvidas no envio de mercadorias importadas ao seu destino final.

Frequentemente, há custos ocultos envolvidos na disponibilização de certos bens para venda. Seu custo real sempre será maior do que o custo que você paga ao fornecedor pelo produto. Além do preço das mercadorias, você terá que lidar com os custos de frete, alfândega e impostos.

Daí a importância de investir em tecnologia e ter um sistema de comércio exterior. Assim, você pode calcular suas margens de lucro em transações internacionais. Eliminar esses custos ocultos do preço do produto final também pode ajudá-lo a atrair clientes.

#3 Facilite os pagamentos de fornecedores e clientes com suporte para várias moedas

O suporte para várias moedas é um método contábil que permite a entrada de duas ou mais moedas. Um exemplo seria lidar com sua contabilidade em USD (dólares americanos) e R$ (real brasileiro). O suporte a várias moedas não apenas torna sua contabilidade mais fácil, mas também permite que seus clientes internacionais paguem na moeda de sua preferência.

Sendo assim, ter software de importação com suporte para várias moedas é vital.

O suporte para várias moedas cuidará dessas conversões para você e ajudará você a criar um plano de negócios melhor com base nas informações que ele fornece.

Além disso, trabalhando com um sistema completo, você pode gerar pedidos de compra e faturas na moeda certa para seus fornecedores e clientes e manter uma lista de preços para cada moeda.

#4 Controle de estoque com soluções de software de gerenciamento de armazém

O gerenciamento de armazém é o processo de gestão de estoque em uma escala maior em vários locais. Basicamente, o software de comércio exterior o ajudará a selecionar, embalar e enviar pedidos, com recursos como controle de estoque, atendimento de pedidos e compras.

O software normalmente pode se integrar a qualquer pedido existente e processo operacional que sua empresa já tenha implementado.

A tecnologia também continua a melhorar no armazenamento, já que o código de barras e a tecnologia RFID permitem que os importadores visualizem o estoque em tempo real. Os melhores fornecedores de software estão implementando essa tecnologia emergente em suas soluções.

Ficou curioso e quer saber como o ONESOURCE Global Trade pode descomplicar o comércio exterior, com novas tecnologias, como analytics? Conheça nossa solução!