blogpost

Thomson Reuters e SAP: oferecem ferramenta fiscal inovadora

Parceria entre empresas oferece ao mercado o futuro da gestão fiscal, com solução inovadora para simplificar e automatizar a gestão tributária!

Não há dúvida de que a área fiscal é uma das mais relevantes e desafiadoras de qualquer empresa. Com a burocracia da legislação brasileira, atender às obrigações fiscais nas esferas Federal, Estadual e Municipal tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa.

Entre conciliar as diversas atividades rotineiras e acompanhar diferentes prazos, as dores de quem vive a área fiscal integram uma longa lista. Arquivos, recibos e declarações frequentes tornam o trabalho manual cansativo, demandando tempo e esforço das equipes.

Algumas questões problemáticas para a área fiscal

  • Excesso de dados: Muitas informações e arquivos dificultam a validação, fazendo com que a integração com uma solução fiscal se torne complexa e árdua;
  • Exposição a riscos: Desde o momento de recolhimento de dados até o passo final para fazer a entrega ao Fisco, imprevistos podem surgir, fazendo com que o trabalho precise ser refeito, demandando ainda mais esforços;
  • Jornada longa e baixo valor: A grande quantidade de passos para atender às obrigações fiscais é custosa, ainda mais se for levado em consideração o baixo valor agregado para a rotina dos profissionais da área fiscal;
  • Complexidade da legislação: Além da burocracia da legislação brasileira, o sistema oferece obstáculos que, por muitas vezes, são extremamente desafiadores. Os prazos se tornam quase inviáveis, resultando em adversidades para as empresas.

Webinar revela o futuro da gestão fiscal

Os itens são consenso para quem convive com os desafios diários na área fiscal das grandes e pequenas empresas e foram destacados em webinar realizado no dia 26 de agosto em parceria com a SAP, com o tema 'O futuro da gestão fiscal: como a integração com o ERP e a automação estão mudando o mercado'.

Enquanto a Thomson Reuters é uma empresa multinacional de soluções inteligentes para profissionais de compliance, fiscal, jurídico e comércio exterior, a SAP é líder mundial no desenvolvimento de software empresarial.

Muito além das dores da área fiscal, a palestra, que contou com Marcos G. de Paula, Product Manager na Thomson Reuters Brasil, Erico Righetto, Especialista de Solução na Thomson Reuters Brasil e Alexandre Schmidt, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da SAP Brasil, apresentou também quais são os principais desejos das empresas no mercado.

O que as empresas buscam com uma gestão fiscal eficiente?

  • Integração simplificada: com fácil acesso às informações emitidas para apuração de imposto, assim como uma integração aos dados emitidos no ERP;
  • Automação: buscando extinguir os passos repetitivos e demorados, a fim de dedicar esforços para tarefas operacionais;
  • Acesso às informações gerenciais: e acompanhamento dos desdobramentos das declarações fiscais, auxiliando na gestão da corporação;
  • Sistema fácil e prático: com uma interface que permita ajustes de forma simples.

O futuro da gestão fiscal segundo os especialistas

A Thomson Reuters em parceria com a SAP desenvolveu o ONESOURCE Tax One for SAP® Solutions, uma ferramenta elaborada exclusivamente para trabalhar com a plataforma SAP TDF/ACR, visando a entrega de obrigações e gerenciamento de dados fiscais.

Com a tecnologia da SAP e a expertise da Thomson Reuters, as empresas poderão atender aos prazos em todas as esferas de forma segura, ágil e intuitiva, gerando compliance em relação à legislação brasileira.

O nível altíssimo de desempenho da plataforma também oferece ferramentas para acompanhamento de KPIs fiscais, além de garantir o atendimento a obrigações como: SPED Fiscal, e-Social, SPED Contábil, EFD e ECF.

Acompanhe mais novidades relacionadas ao departamento fiscal e tributário em nosso blog!