1. Homepage
  2. Tax & Accounting
  3. ONESOURCE
  4. Blog Tributário
  5. Parceria entre Thomson Reuters e SAP traz ferramenta fiscal inovadora

blogpost

Parceria entre Thomson Reuters e SAP traz ferramenta fiscal inovadora

O futuro da gestão fiscal: como a integração com o ERP e a automação estão mudando o mercado, foram tema de Webinar com especialistas do mercado

Não há dúvida de que a área fiscal é uma das mais relevantes e desafiadoras de qualquer empresa. Com a burocracia da legislação brasileira, atender às obrigações fiscais nas esferas Federal, Estadual e Municipal tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa.

Entre conciliar as diversas atividades rotineiras e acompanhar diferentes prazos, as dores de quem vive a área fiscal integram uma longa lista. Arquivos, recibos e declarações frequentes tornam o trabalho manual cansativo, demandando tempo e esforço das equipes.

Algumas questões problemáticas para a área fiscal:

  • Excesso de dados: Muitas informações e arquivos dificultam a validação, fazendo com a que a integração com uma solução fiscal se torne complexa e árdua.
  • Exposição à riscos: Desde o momento de recolhimento de dados até o passo final para fazer a entrega ao Fisco, imprevistos podem surgir, fazendo com o trabalho precise ser refeito, demandando ainda mais esforços.
  • Jornada longa e baixo valor: A grande quantidade de passos para atender às obrigações fiscais é custosa, ainda mais se for levado em consideração o baixo valor agregado para a rotina dos profissionais da área fiscal.
  • Complexidade da legislação: Além da burocracia da legislação brasileira, o sistema oferece obstáculos que, por muitas vezes são extremamente desafiadores. Os prazos se tornam quase inviáveis, resultando em adversidades para as empresas.

Os itens são consenso para quem convive com os desafios diários na área fiscal das grandes e pequenas empresas, e foram destacados em Webinar realizado no dia 26 de agosto em parceria com a SAP, com o tema ‘O futuro da gestão fiscal: como a integração com o ERP e a automação estão mudando o mercado’.

Enquanto a Thomson Reuters é uma empresa multinacional de soluções inteligentes para profissionais de compliance, fiscal, jurídico e comércio exterior, a SAP é líder mundial no desenvolvimento de software empresarial. 

Muito além das dores da área fiscal, a palestra, que contou com Marcos G. de Paula, Product Manager na Thomson Reuters Brasil, Erico Righetto, Especialista de Solução na Thomson Reuters Brasil e Alexandre Schmidt, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da SAP Brasil, apresentou também quais são os principais desejos das empresas no mercado. 

O que as empresas buscam?

  • Integração simplificada: com fácil acesso às informações emitidas para apuração de imposto, assim como uma integração aos dados emitidos no ERP.
  • Automação: buscando extinguir os passos repetitivos e demorados, a fim de dedicar esforços para tarefas operacionais.
  • Acesso às informações gerenciais: e acompanhamento dos desdobramentos das declarações fiscais, auxiliando na gestão da corporação.
  • Sistema fácil e prático: com uma interface que permita ajustes de forma simples.  

O futuro da gestão fiscal segundo os especialistas

A Thomson Reuters em parceria com a SAP desenvolveu o ONESOURCE Tax One for SAP® Solutions, uma ferramenta elaborada exclusivamente para trabalhar com a plataforma SAP TDF/ACR, visando a entrega de obrigações e gerenciamento de dados fiscais.

Com a tecnologia da SAP e a expertise da Thomson Reuters, as empresas poderão atender aos prazos em todas as esferas de forma segura, ágil e intuitiva, gerando compliance em relação à legislação brasileira.

O nível altíssimo de performance da plataforma também oferece ferramentas para acompanhamento de KPIs fiscais, além de garantir o atendimento a obrigações como: SPED Fiscal, e-Social, SPED Contábil, EFD e ECF.

Acompanhe mais novidades relacionadas ao departamento fiscal e tributário em nosso blog!