1. Homepage
  2. Sala de Imprensa
  3. Relatório Future of Professionals da Thomson Reuters prevê que a IA terá um impacto transformacional no trabalho profissional até 2028

22 de agosto de 2023

Relatório Future of Professionals da Thomson Reuters prevê que a IA terá um impacto transformacional no trabalho profissional até 2028

Thomson Reuters divulgou hoje seu relatório Future of Professionals. A pesquisa com mais de 1.200 indivíduos que trabalham internacionalmente compartilha o impacto previsto que a IA generativa terá no futuro do trabalho profissional. 

  • Otimismo com a produtividade: 45% dos profissionais fixam suas maiores aspirações com a IA na melhoria da produtividade, esperando benefícios para seus talentos, clientes e ambiente.
  • Uma nova troca de valor: "Produzir conselhos de alta qualidade" lidera a lista de motivadores importantes em todos os setores, com a IA levando os profissionais a uma nova era do que significa ser um consultor.
  • IA responsável: Desenvolver tecnologia responsável não é apenas uma questão do setor, mas um imperativo da sociedade. Os profissionais afirmaram que algumas preocupações com a IA eram em torno da precisão (25%), segurança de dados (15%) e ética (15%). 

TORONTO, 22 de agosto de 2023 – A Thomson Reuters  (NYSE/TSX: TRI), empresa global de conteúdo e tecnologia, divulgou hoje seu relatório Future of Professionals. A pesquisa com mais de 1.200 indivíduos que trabalham internacionalmente compartilha o impacto previsto que a IA generativa terá no futuro do trabalho profissional. A pesquisa mostrou que 67% dos entrevistados acreditam que a IA terá um impacto transformacional ou alto em sua profissão nos próximos cinco anos. Além disso, mais da metade dos entrevistados (66%) prevê que a IA criará novos planos de carreira profissional, enquanto 68% esperam que as funções que não exigem qualificações legais ou fiscais tradicionais aumentem nos próximos cinco anos.

"Estamos em um momento único em que temos a oportunidade de perceber os benefícios da inteligência humana, do pensamento e da colaboração de forma diferente, enquanto usamos o potencial da IA para superar alguns dos maiores pontos de dor dos profissionais", disse Steve Hasker, presidente e CEO da Thomson Reuters. "Por meio da aplicação da IA para realizar tarefas mais mundanas, os profissionais têm a oportunidade única de abordar questões de capital humano, como satisfação no trabalho, bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso, por sua vez, desbloqueará tempo para que os profissionais se concentrem em trabalhos complexos que agreguem valor às necessidades de seus clientes."

Em meio à natureza mutável do trabalho profissional, as organizações em todos os setores continuam a adotar a IA em seus fluxos de trabalho diários. A maioria dos entrevistados compartilhou otimismo em torno do poder da IA, com 45% fixando suas maiores aspirações quanto à IA na melhoria da produtividade, eficiência interna e serviços ao cliente, especificamente no que diz respeito a operações convergindo com seu talento, clientes e ambiente.

Além disso, 67% dos entrevistados indicaram que seu maior motivador pessoal foi "produzir conselhos de alta qualidade". Para continuar esse trabalho na era da IA generativa, os profissionais precisam reconsiderar e redefinir o que significa ser um consultor e evoluir os modelos de negócio para preparar e atender os clientes para o amanhã – não apenas o hoje. 

Mais de um quarto (28%) dos profissionais diz que o trabalho impacta negativamente sua saúde mental e bem-estar. Longas jornadas de trabalho e medo de errar são os dois principais fatores que impulsionam essas percepções. A IA tem o poder de aliviar parte dessa carga, reduzindo o tempo necessário para obter as informações precisas e contextualizadas necessárias para resolver um problema, reduzindo o risco de erros e automatizando tarefas rotineiras. 

Compreensivelmente, os profissionais são cautelosos; especificamente, as maiores preocupações incluem comprometimento com a precisão (25%), perda de emprego (19%), extinção da profissão (17%), segurança de dados (15%) e ética (15%). Criar IA que resolva os maiores pontos de dor dos clientes de forma transparente e responsável, fornecendo resultados confiáveis, ajudará a inspirar confiança e aliviar medos. 

Principais conclusões do relatório por segmentos:

Profissionais Tributários e Contábeis:   

  • Liberando tempo para entregar mais valor: a produtividade é a maior prioridade para os escritórios fiscais e contábeis (59%), enquanto a eficiência interna (75%) lidera a lista nos departamentos fiscais e tributários corporativos; 
  • Consultoria inteligente: "Produzir conselhos de alta qualidade" lidera a lista de motivadores para a maioria dos profissionais (67%). Na área tributária, o crescimento de uma prática consultiva é um caminho para que as empresas se diferenciem e iluminem a expertise dos funcionários.
  • Preenchendo a lacuna de talentos em impostos: os profissionais preveem que novos planos de carreira estarão disponíveis (66%), incluindo aumentos em funções que não exigem qualificações fiscais tradicionais (68%), nos próximos cinco anos. Na área fiscal, mais profissionais de agente fiscal registrado (enrolled agent) podem ser capazes de fazer declarações de impostos pessoais.

Profissionais do Direito:

  • Catalisador para o crescimento: A melhoria da produtividade e da eficiência são vistas como os maiores efeitos positivos da IA (75% e 67%, respectivamente) para os profissionais de escritórios de advocacia. Além disso, os escritórios de advocacia veem a IA como uma oportunidade para aumentar a receita, já que mais da metade (55%) dos profissionais jurídicos previram que custos mais baixos para as empresas, resultantes do uso de IA, levarão a uma maior lucratividade da empresa. Além disso, 81% dos entrevistados jurídicos esperam que novos serviços surjam nos próximos cinco anos, criando novas fontes de receita;
  • Novas competências e planos de carreira: 58% dos entrevistados antecipam um aumento das suas competências profissionais, enquanto mais de dois terços dos profissionais do direito veem uma abordagem mais consultiva ao aconselhamento. Como as competências serão altamente valorizadas, é provável que surjam novas carreiras, e 81% veem um aumento na utilização de prestadores de serviços jurídicos alternativos;
  • Áreas de necessidade e preocupação: De acordo com os entrevistados, a profissão precisa lidar com a falta de habilidades tecnológicas, bem como a falta de investimento em tecnologia. Quanto às áreas de preocupação, a principal questão é a precisão (30%). 

Profissionais do Governo:

  • IA e Talento: As questões de talento tendem a ser uma prioridade maior para os profissionais do governo do que para seus colegas corporativos, e eles tendem a sentir mais otimismo de que a IA pode ajudar em algumas dessas áreas. Treinamento, recrutamento, bem-estar e engajamento foram prioridades organizacionais mais comuns entre os profissionais do governo.
  • Adoção mais lenta: No geral, os profissionais do governo tendem a pensar que a adoção de IA será mais lenta do que nas corporações, devido aos temores de segurança de dados e à resistência geral à mudança e, portanto, terá menos impacto. 

Para ter acesso ao relatório completo em inglês, acesse https://thomsonreuters.com/en/campaigns/future-of-professionals.html

Metodologia

O estudo foi realizado durante os meses de maio e junho de 2023, por meio de uma pesquisa online. Mais de 1.200 profissionais das profissões jurídicas, tributárias, contábeis e de risco empregadas por corporações, firmas e órgãos governamentais completaram a pesquisa. Cerca de metade dos participantes estava baseada nos Estados Unidos, com a maior parte da metade restante do Reino Unido, Canadá e América Latina.

A maioria dos entrevistados estava em funções tradicionais, o que significa que aqueles no setor jurídico eram advogados, aqueles no setor tributário e contábil eram contadores e CPAs (contador público certificado, no inglês), e uma pequena minoria desempenhava funções em operações e tecnologia. Além disso, a maioria dos entrevistados representava os Baby Boomers (nascidos entre 1946-1964), seguidos pelas gerações X (1965-1980) e Millennial (1981-1996). Uma parcela dos entrevistados era da Geração Z (1997-2012) ou da Geração Silenciosa (nascidos antes de 1946).

Thomson Reuters

A Thomson Reuters (NYSE / TSX: TRI) (“TR”) informa o caminho adiante, reunindo o conteúdo confiável e a tecnologia que as pessoas e organizações precisam para tomar as decisões corretas. A empresa atende profissionais jurídicos, tributários, contábeis, de compliance, governo e mídia. Seus produtos combinam software altamente especializados e insights (ou conhecimento) para empoderar os profissionais com dados, inteligência e soluções necessárias para tomar decisões informadas e para ajudar as instituições em sua busca por justiça, verdade e transparência. A Reuters, parte da Thomson Reuters, é uma fornecedora líder global de jornalismo e notícias confiáveis. Para mais informações, visite https://www.thomsonreuters.com.br/

Contatos de imprensa

H+K Strategies  
Fábio Okubaru – (11) 97572-1673
Fabíola Mello – (11) 96613-9267
thomsonreuters@hkstrategies.com

 

Nota ao Editor: Atualizações de produtos de IA

A Thomson Reuters tem aplicado IA e aprendizado de máquina em seus produtos de informação profissional há 30 anos, alavancando seu conteúdo e tecnologia proprietários exclusivos e de autoridade. A Thomson Reuters teve uma das primeiras aplicações comerciais para pesquisa de processamento de linguagem natural. Desde então, a Thomson Reuters tem aproveitado recursos cada vez mais sofisticados de IA e aprendizado de máquina para melhorar a pesquisa e expandir a análises por meio de uma série de avanços de produtos, incluindo WestlawNext, Westlaw Edge, Practical Law Dynamic Tool Set e, mais recentemente, Westlaw Precision.

 A Thomson Reuters compartilhou recentemente seu compromisso de investir mais de US$ 100 milhões anuais para integrar a IA em suas principais soluções de conteúdo e tecnologia. Além disso, a Thomson Reuters compartilhou planos de desenvolver um plugin com o Microsoft 365 Copilot, com as duas empresas colaborando em uma solução de redação jurídica que aproveita Westlaw, Practical Law e Document Intelligence.

Aquisições:  

  • A Thomson Reuters anunciou em 17 de agosto que fechou a aquisição anteriormente anunciada da Casetext, fornecedora de tecnologia para profissionais jurídicos, por um preço de compra de US$ 650 milhões em dinheiro. Fundada em 2013, a Casetext aproveita o GPT-4 e usa IA avançada e aprendizado de máquina para construir tecnologia para profissionais jurídicos, criando soluções que os ajudam a trabalhar de forma mais eficiente e fornecer representação de maior qualidade para mais clientes.
  • A SurePrep foi adquirida no início de 2023 e trouxe recursos de ingestão automatizada de documentos orientados por IA que fornecem benefícios significativos de automação de fluxo de trabalho para clientes fiscais.
  • A ThoughtTrace foi comprada em 2022, trazendo recursos líderes de análise de contratos de IA que potencializam as ofertas de inteligência de documentos legais.  
  • Em 2022, a Thomson Reuters adquiriu a PLX AI para apoiar a entrega de notícias e insights financeiros de última hora rápidos e confiáveis.

Investimentos:

A Thomson Reuters Ventures é um fundo focado em Série A que investiu recentemente em:

  • Spellbook, uma empresa de software jurídico que oferece uma ferramenta de elaboração de contratos de IA generativa;
  • ZERO, que fornece soluções para aumentar os processos cognitivos usando módulos de IA qualificados (SAMs) para trabalhar ao lado de trabalhadores humanos, oferecendo automação, insights e assistência proativa usando modelos de linguagem de grande escala e IA generativa;
  • Ledgible, um software de relatório de informações e impostos criptográficos criado para contadores, profissionais tributários e instituições que permite aos usuários determinar posições fiscais e obter visibilidade direta dos dados em cadeia.

Integração com a Microsoft:  

  • A Thomson Reuters anunciou recentemente um novo plugin com o Microsoft 365 Copilot, a experiência avançada de IA da Microsoft em seu pacote de produtividade. Essa integração reforçará os esforços para um trabalho profissional redefinido, começando com pesquisa jurídica, redação e colaboração com o cliente.
  • Trabalhando com a Microsoft, a Thomson Reuters está desenvolvendo uma solução de redação inteligente, alimentada por seus produtos e conteúdo jurídicos, e o Copilot for Word. Fornecendo aos usuários um rascunho de documento de trabalho e acesso a conteúdo confiável onde o trabalho acontece – no Microsoft Word. Os profissionais podem usar sua experiência para editar, validar e construir o documento final com acesso integrado ao conhecimento, conteúdo e tecnologia de IA da Thomson Reuters.
  • A integração do conteúdo profundo da Thomson Reuters no Microsoft 365 Copilot ajudará os profissionais a liberar o potencial da IA generativa com conteúdo jurídico dos produtos da Thomson Reuters facilmente exibidos no MS Word para um rascunho inicial mais rápido, pronto para ser finalizado pelos especialistas.