blogpost

A jurimetria a favor do Visual Law e da gestão jurídica Veja como a análise de dados lhe dá os insumos necessários para a construção de relatórios detalhados que irão apoiar nas tomadas de decisão do seu escritório.


Vivemos a era da tecnologia e os dados possuem alto valor no mercado, pois revelam de forma precisa a realidade de cada área. No ramo da advocacia, realizar a coleta destes dados e fazer uma boa análise ajuda a melhorar os processos dentro do escritório jurídico.

A jurimetria ajuda no embasamento dos gestores para que eles possam, de forma assertiva, otimizar recursos, aprimorar estratégias, além de melhorar a gestão financeira e do tempo, tão importante na vida do advogado.

As estatísticas podem auxiliar o profissional da advocacia a alcançar uma compreensão mais ampla do contexto jurídico. Desta forma, por meio da análise de dados, o advogado do futuro oferece soluções mais precisas e conquista resultados satisfatórios, alcançando vantagem competitiva no mercado.

Mas o que é jurimetria e qual a importância dela para a prática jurídica? A seguir, veremos muito mais que o seu conceito, mas todas as funcionalidades e vantagens que o uso da tecnologia e análise de dados traz para a rotina de trabalho do escritório de advocacia.

O que é jurimetria?

Em suma, Jurimetria é a área jurídica que analisa dados e apresenta aos advogados estatísticas e probabilidades que podem ser utilizadas para embasar teses e argumentos, auxiliando na tomada de decisões.

Como o próprio nome sugere, são métricas jurídicas (juri+metria) que analisam os mais variados campos do Direito. Por exemplo, qual a tendência das decisões de um colegiado sobre um respectivo tema? Ou ainda, qual o tempo médio do andamento de um processo judicial em determinada comarca? Além disso, outros dados importantes podem ser analisados para que seja montada a estratégia mais eficaz para cada caso. Ou seja, há várias as possibilidades de aplicação da Jurimetria para a gestão do seu escritório.

Qual a importância da jurimetria para a prática jurídica?

Com o avanço do uso da tecnologia nos escritórios jurídicos e o advento do processo eletrônico, a jurimetria tem sido cada vez mais utilizada. A produção de um banco de dados, facilitada também pela inteligência artificial, permite extrair e cruzar informações públicas disponíveis nos tribunais. Tudo isso, auxilia na transformação de dados em informações para apresentar relatórios detalhados sobre determinados temas.

Os dados levantados por sistemas contribuem para que os advogados apresentem, de forma categórica, as possibilidades e prognósticos mais próximos à realidade do cliente. Assim, aumentam as chances de êxito no processo judicial.

A estratégia parece promissora, mas complicada? Calma! Não é assim tão difícil quanto parece. Além disso, a Thomson Reuters e o Visual Law ajudam você neste processo de desenvolvimento do conhecimento.

Como a jurimetria se relaciona com o Visual Law?

A relação entre os dois é simples. Enquanto a Jurimetria fornece os dados que o escritório jurídico necessita, o Visual Law propõe uma abordagem mais simples e intuitiva dos materiais jurídicos.

Jurimetria e Visual Law se complementam. Os dados gerados se tornam gráficos e, quando agrupados, resultam em infográficos que passam a informação ao advogado. Contudo, sistematizar estas duas técnicas é um trabalho complexo. Sabendo disso, a Thomson Reuters, em parceria com a Juristec+, criou o Legal One Analytics, a primeira plataforma jurídica de Business Intelligence do Brasil. 

A aplicação da jurimetria pelo Legal One Analytics

O Legal One Analytics tem como propósito transformar dados em informações. O sistema integra as mais avançadas soluções de análise de dados em conjunto com a inteligência jurídica, proporcionando eficiência no gerenciamento do seu escritório jurídico.

O acesso ao Legal One Analytics viabiliza o uso de dados para análises, proporcionando ao advogado um raciocínio lógico nas tomadas de decisões, tornando-as mais seguras e eficazes. Tudo isso por meio de ferramentas de fácil manuseio, que possibilitam explorar, organizar e criar dashboards de indicadores e gráficos jurídicos.

Informações como “Quais comarcas possuem maior índice de condenação” ou “Qual o valor recebido no mês com o recebimento de acordos”, além de outras, ficam acessíveis com poucos cliques.

Confira algumas das vantagens geradas pelo Legal One Analytics para o escritório jurídico:

  • Embasamento na tomada de decisões;
  • Autonomia na gestão de dados e visão analítica;
  • Ampla visão dos processos realizados;
  • Inteligência jurídica disponível para os clientes.

Agora que você conhece as possibilidades da Jurimetria e do Visual Law, já pode colocar estas metodologias à disposição do seu escritório de advocacia por meio do Legal One Analytics. Solicite uma demonstração agora mesmo!

Soluções Jurídicas

Blog Jurídico

Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito