Jurimetria e análise de dados para decisões estratégicas

Como dados e tecnologia estão, juntos, redefinindo o Direito.

Tida como uma das principais tendências do Direito 4.0, a jurimetria é um recurso que tem ganhado força dentro dos escritórios nos últimos anos. Conforme dados apresentados pelo Trends, a busca por softwares que ofereçam esse atributo tem estado cada vez mais constante. Mas e você, sabe o que é jurimetria? Basicamente, ela se refere ao uso de estatísticas dentro do universo do Direito, provendo resultados baseados em parâmetros matemáticos. A partir dela, profissionais jurídicos podem exercer uma gestão mais analítica, avaliando cenários como um todo. Abaixo, você entenderá mais sobre o assunto e como a jurimetria pode auxiliar nos resultados do seu escritório.

 

Jurimetria e suas aplicações via softwares inteligentes

Jurimetria é a área do Direito que analisa dados e mostra aos advogados estatísticas e probabilidades que podem ser utilizadas em defesas e possíveis resoluções de casos. É um assunto da atualidade, mas muito antes de surgirem os computadores já se falava nesse tipo de abordagem. O primeiro trabalho conhecido sobre jurimetria foi de Nicolau I Bernoulli, em 1713, sobre como a probabilidade de sobrevivência de pessoas, heranças, entre outros, poderiam influenciar na possível inocência de um acusado. A partir daí, outros estudiosos também surgiram pesquisando sobre o tema e, mais tarde em 1949, Loevinger utilizou pela primeira vez o termo jurimetria – unindo teorias jurídicas e estatísticas para analisar a jurisprudência e tornar o uso do Direito mais previsível.

A partir da tecnologia, a jurimetria tem se tornado cada vez mais praticável. Por meio de inteligência artificial, hoje é possível extrair e cruzar informações disponíveis em tribunais, transformando dados em informações e apresentando relatórios detalhados que apoiam em decisões.

Na prática, estes dados levantados por softwares contribuem para que os advogados demonstrem aos clientes possibilidades e prognósticos mais próximos a realidade, aumentando consideravelmente as chances de ganhar um processo.

Porém, todas estas informações levantadas precisam ser avaliadas e gerenciadas, para que a sua aplicação seja feita de forma devida, vejamos:

  • Focar nos resultados

Os dados são meios para alcançar os resultados, desta forma o foco não deve estar voltado diretamente a eles, mas sim nas soluções que serão desenvolvidas a partir deles. Portanto,  analisar as informações obtidas e desenvolver ideias para aplicá-las em suas ações é mais importante do que apenas os dados isolados, sendo que sem uma finalidade eles acabam perdendo sua utilidade.

  • Conhecer os clientes

Focar no cliente significa primeiramente saber quem são eles. Saiba que seu público é variável, e pode ser caracterizado como pessoa física ou jurídica, por exemplo.  A partir do momento que esta diferenciação é realizada, torna-se possível desenvolver estratégias e insights de acordo com a solicitação de cada cliente. É importante que os dados sejam estudados e trabalhados para que o seu direcionamento seja feito para os clientes certos, com o objetivo de atender a necessidade da demanda que chega até você. Sendo assim, o grande diferencial é referente aos atributos do cliente e na forma como um dado é aplicado a ele, do contrário será uma informação irrelevante naquele contexto.

  • Ambiente de trabalho participativo

Faz parte do desenvolvimento de soluções contar com ideias e a participação de toda a equipe. O hábito de realizar reuniões frequentemente com o seu grupo contribui para o desenvolvimento de ações estratégicas e a resolução dos processos de clientes, de uma forma mais produtiva e criativa. Com base nos dados levantados por meio da jurimetria é possível sugerir argumentos mais precisos e com mais certeza, já que estas informações levantadas permitem interpretar cada caso com mais detalhes e entender melhor a situação dos envolvidos.

Gestão por indicadores

Uma famosa frase dita por Peter Drucker, pai da administração, diz que o que não é medido não pode ser gerenciado, e esta expressão pode ser aplicada até mesmo no Direito.

Para isso, são utilizadas ferramentas intituladas de indicadores de desempenho, ou KPI’s

– Key Performance Indicators que geram dados e informações possíveis de serem gerenciadas. Os profissionais que estão à frente da gestão de escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos, além do conhecimento do Direito, processos e ações, devem ficar atentos a estes meios que envolvem a gestão de um negócio.

Um dos principais atributos que abrange o KPI’s é o acesso a informações que permitem a avaliação sobre as estratégias e os resultados alcançados pelo escritório, e se estes estão alinhados aos dados coletados, para então dar continuidade ou fazer mudanças nas ações propostas.

Os profissionais que já aderiram a este meio para gerenciar seu desempenho são contemplados com benefícios importantes para o crescimento do escritório ou setor jurídico.  Entre eles estão:

  • Estipular e mensurar metas;
  • Informações determinantes para a tomada de decisão;
  • Possibilita a interação entre a equipe para elaboração de argumentos e soluções de processos e demais situações;
  • Feedback obtido por meio das informações adquiridas com os indicadores;
  • Aumento da produtividade, pois com os dados levantados novos objetivos e meios para alcançá-los são desenvolvidos frequentemente.

Portanto, muitos benefícios podem ser atribuídos como resultado de incluir a jurimetria e análise de dados na rotina do seu escritório de advocacia ou setor jurídico, vajamos:

Benefícios dos indicadores de dados

Os profissionais da área jurídica que já usam destas ferramentas ganham destaque em seu setor, em razão das vantagens oferecidas por elas.

Podemos dizer que se tornou um diferencial em meio a um mercado competitivo, e também possibilita o acompanhamento da situação de toda organização em relação às estratégias e ações desenvolvidas de uma forma acessível à equipe, para um ambiente dinâmico e eficiente.

Além disso, permite o conhecimento sobre outros segmentos, como a administração e economia, e as informações obtidas abrem a possibilidade de gerar novas soluções para os processos que chegam diariamente aos profissionais do Direito, bem como a adaptação para as novidades no mercado que são cada vez mais frequentes.

Entre outros benefícios podemos citar que as informações levantadas são meios de, por exemplo, analisar a probabilidade de ganho ou perda de um processo por meio do pedido feito na petição. Isso acontece devido aos dados do juiz responsável pelo julgamento, que com base em casos anteriores, viabiliza a avaliação de como este mesmo juiz costuma dar a sua sentença em relação aos processos que já foram julgados por ele.

Desta forma, a equipe de um escritório ou setor jurídico consegue desenvolver argumentos, ações e soluções mais assertivas em menos tempo, considerando que a análise de dados por meio de software é muito mais ágil e eficiente.

Portanto, a jurimetria e análise de dados já estão mudando a forma de praticar a advocacia, e a tendência é que estas mudanças sejam cada vez mais frequentes.

Por este motivo, os profissionais da área do Direito, sejam os que atuam há muito tempo ou aqueles que entraram no mercado recentemente, precisam se adaptar e entender que a tecnologia é um fator que influencia diretamente o setor jurídico.

E você, está pronto? Lembre-se que mais do que obter as informações, o diferencial está na forma como você as utiliza para gerar resultados. Procure por ferramentas que contribuam para a realização das tarefas na sua rotina, conheça soluções como a Legal One, maximize seus resultados e ganhe destaque no mercado.

 

 

 

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