1. Homepage
  2. Soluções jurídicas
  3. Blog Jurídico
  4. Como transformar dados da sua base jurídica em informações?

blogpost

Como transformar dados da sua base jurídica em informações? Na gestão da base jurídica, a análise de dados torna as tomadas de decisões mais estratégicas. Entenda como o Legal One Analytics resolve na prática.

Um dos principais problemas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos é a falta de inteligência de dados em suas bases jurídicas. Ainda que sejam capazes de estruturar dados e prazos, muitas dessas organizações não conseguem transformá-los em informações relevantes.

Ou seja, possuem dificuldade em fazer uma leitura assertiva de suas bases de dados jurídicas. Logo, suas tomadas de decisões são feitas sem o embasamento necessário para serem mais eficientes.

No texto a seguir, vamos abordar os principais desafios enfrentados no setor jurídico. Ainda, entenda como o Legal One Analytics soluciona tais problemas. Continue a leitura e confira!

Os desafios da gestão de dados da base jurídica

Por que criar estratégias a partir de dados é tão difícil? Normalmente, porque não se tem tais informações ou não se percorrem os fluxos necessários.

Para se ter uma ideia, o Poder Judiciário fechou 2020 com mais de 75 milhões de processos em tramitação, segundo Relatório Justiça em Números 2021. Apesar da redução da quantidade de casos pendentes em comparação a 2019 - 2 milhões a menos -, o número ainda é alto. Além disso, por conta do cenário pandêmico, não há garantia de que essa tendência de queda se mantenha. Ainda em 2020, ingressaram 25,8 milhões de novos processos na Justiça.

Essa realidade, obviamente, reflete na rotina dos advogados. Isso porque as empresas terceirizam a operação desses processos para os escritórios de advocacia. Então, os profissionais jurídicos passaram a cuidar também de milhares de casos ao mesmo tempo. Assim, gerir 100 processos é uma coisa, 10 mil é outra totalmente diferente.

É aqui que entra o desafio de colher dados, analisá-los e transformá-los em informação com propósito. Dessa forma, será possível tomar decisões estratégicas.

Portanto, levando em consideração essa realidade, compreende-se que os principais desafios enfrentados pela gestão de dados da base jurídica são:

Ausência de indicadores internos para saber quais são as “causas-raízes” das demandas jurídicas

Sem o controle e devido acompanhamento dos dados, seu negócio não é capaz de fazer uma análise crítica das demandas jurídicas. Nesse sentido, é preciso ter a compreensão de panoramas passados, realidades atuais e projeção de cenários futuros. Com isso, torna-se possível tomar decisões corretivas e preditivas.  

Aumento de gastos pela falta de controle sobre a distribuição de demandas e performance

Quando seu negócio desconhece suas demandas e performances jurídicas, isso é refletido diretamente nos gastos despendidos com suas ações. Isto é, a falta de controle gera custos que poderiam ser evitados com um acompanhamento automatizado.

Nesse contexto, o seu negócio precisa ter o controle de informações, como:

  • quanto foi despendido com a sua gestão no último trimestre e em pagamento de acordos;
  • quais comarcas possuem maior índice de condenação;
  • qual o benefício econômico e ticket médio para cada carteira ou tipo de ação.

Tais informações ajudam seu escritório ou departamento jurídico a tomar decisões orientadas por dados, o que contribui para o contingenciamento de gastos.

Transforme dados em informações com o Legal One Analytics

Não basta ser orientado por dados. É preciso saber utilizá-los com inteligência e transformá-los em informações relevantes. Nessa ideia, o dado é o conhecimento bruto, a matéria-prima, que não é suficiente para gerar insights.

A informação, por sua vez, é o dado devidamente analisado e serve como fonte de conhecimento para tomada de decisão estratégica. Tudo isso faz parte de um conceito chamado de Business Intelligence do Direito.

O Legal One Analytics é o primeiro módulo de Business Intelligence desenvolvido exclusivamente para o setor jurídico. O sistema integra as mais avançadas soluções de analytics com inteligência jurídica e traz eficiência na gestão de performance de sua carteira de processos.

Portanto, o módulo possibilita a utilização de dados, análises e raciocínio para seguir em um processo de tomada de decisão muito mais eficaz. Tudo isso pode ser feito por meio de templates prontos, onde é possível organizar, analisar e criar dashboards de indicadores e gráficos jurídicos.

Principais vantagens da implementação do sistema

O Legal One Analytics proporciona inteligência de dados em poucos cliques. Com isso, gera ao gestor gráficos fáceis, dinâmicos e intuitivos, destinados às apresentações e reports. Assim, o sistema auxilia na antecipação de cenários e no caminho das melhores decisões.

Veja a seguir quais são os principais benefícios percebidos por clientes que utilizam o Legal One Analytics em suas rotinas.

Autonomia na gestão de dados

Como já apresentado, o Legal One Analytics oferece as ferramentas necessárias para que seu negócio seja capaz de tomar decisões orientadas por dados. O controle e acompanhamento desses indicadores é feito de forma simples e intuitiva, basta alguns cliques em nosso software e todos terão acesso à inteligência jurídica do negócio.

Com o sistema, profissionais do Direito conseguem ir além do básico em sua formação e tornam-se também verdadeiros cientistas de dados jurídicos. Ou seja, os mesmos se capacitam e ganham uma visão analítica que é crucial para o profissional do futuro que precisa cada vez mais tomar decisões de forma ágil e otimizada.

Aumento de visibilidade para os resultados jurídicos

A falta de controle dos indicadores jurídicos impede que os profissionais sejam capazes de apresentar seus resultados de forma objetiva para o restante da equipe. No entanto, com o Legal One Analytics a informação está pronta para ser compartilhada, o que possibilita apresentações de resultados mais dinâmicas e didáticas. Além, claro, de proporcionar melhores decisões, que geram vantagens financeiras, organizacionais, de planejamentos futuros etc.

Comparação de visões

É possível ainda fazer comparação de visões dos dashboards em períodos distintos. Dessa forma, seu negócio pode avaliar os indicadores jurídicos dentro de uma narrativa, o que permite decisões mais assertivas.

Outros benefícios

  • Alto valor agregado: interface de inteligência de dados do sistema;
  • Auxilia a cumprir as rotinas do hábito de desejo por resultados;
  • Atende à necessidade de mercado: atua na deficiência estrutural de formação jurídica para uma gestão orientada a dados;
  • Inteligência para os clientes: KPIs e dashs on board. Auditoria automática de bases. KPIs inteligentes. Indicadores financeiros.
  • Sua instalação é rápida e fácil;
  • Equipe de especialistas (advogados, matemáticos, estatísticos e cientistas de dados) focados nas melhorias que o produto recebe constantemente;
  • Templates de Dashboards prontos;
  • Desenvolvidos por especialistas em indicadores jurídicos de fácil aplicação e sem consultoria de BI.

Solicite uma demonstração do Legal One Analytics

Agora que você já sabe como o Legal One Analytics transforma os dados da sua base jurídica em informações, coloque em prática no seu negócio. Assim, você toma decisões mais estratégicas e se livra de vez dos imprevistos em sua rotina.

Solicite uma demonstração gratuita da ferramenta para avaliar e comprovar a eficiência do sistema que oferece a inteligência jurídica pronta para sua empresa.

Soluções Jurídicas

Blog Jurídico

Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito.