blogpost

O que a IA legal já fez por você? O uso de novas tecnologias pode otimizar muito o trabalho do advogado do futuro. Conheça o potencial da inteligência artificial no escritório jurídico.


Mesmo que os advogados não saibam, eles usam tanto a inteligência artificial (IA) como o aprendizado de máquina (machine learning) na vida cotidiana. Seja no uso de um aplicativo de navegação, como o Google Maps, seja quando o Spotify sugere programas que o usuário pode gostar, tudo isso é IA.

Mas será que os advogados sabem o potencial da IA em um escritório de advocacia?

Neste artigo, apresentamos algumas maneiras pelas quais a IA pode (ou já fez) aumentar ainda mais a reputação e o sucesso dos escritórios de advocacia.

Continue a leitura!

O advogado constrói uma estratégia de caso legal orientada por dados

A tecnologia legal oferece ao advogado do futuro uma visão sem precedentes do setor jurídico, com dados sobre juízes, tribunais, indenizações, entre tantas outras. 

As informações da prática jurídica e experiências pessoais agora são baseadas em conhecimento orientado por dados.

Tudo isso significa que os profissionais do setor podem construir uma estratégia de caso ainda mais forte. 

Isso porque as ferramentas com tecnologia de IA fornecem ao advogado do futuro uma melhor compreensão dos aspectos anteriormente desconhecidos. É possível saber, por exemplo, qual a frequência com que seu juiz concede moções de julgamento sumário ou qual tribunal seria o melhor para o processo do seu cliente.

Os clientes do escritório jurídico ficam felizes (e contam aos amigos)

É natural do ser humano e ainda mais característico do comportamento do consumidor moderno: as pessoas querem tudo antecipadamente. Eles querem ter informações precisas sobre o custo do processo, o prazo estimado de tramitação e quais são suas chances de ter um resultado bem-sucedido.

É claro que antes os advogados tentavam reunir todas essas informações, mas agora, com a inteligência artificial, é possível fazer muito mais.

Na prática, os dados que ajudam os profissionais a construir uma estratégia de caso melhor também permitem que ele ofereça aos seus clientes a garantia de que precisam. Mantê-los informados é mais do que apenas oferecer respostas. Trata-se de estabelecer uma relação de confiança, reforçando o compromisso com o sucesso do caso.

O uso da inteligência artificial atende às expectativas dos clientes, colaboradores e parceiros

É fato: os clientes, prospects, colaboradores e parceiros de negócios esperam que as empresas incorporem o uso de ferramentas inovadoras, como a inteligência artificial. Eles não são mais céticos em relação à IA e ao aprendizado de máquina. Na verdade, eles estão exigindo isso. 

Muitas pessoas já usaram essas ferramentas ou ouviram falar sobre elas. Por isso, elas desejam que o escritório jurídico conte com a tecnologia legal para entregar resultados superiores. 

Se você deseja conquistar novos clientes e manter ou recrutar colaboradores, precisa da melhor tecnologia jurídica disponível.

A inteligência artificial facilita a revisão de documentos

Esse é um processo indispensável para evitar falhas, inconsistências e dores de cabeça. Porém, ele é bastante exigente. Muitos advogados conferem os documentos uma, duas e até três vezes. Contudo, fazer essa verificação tripla manualmente não é o método mais eficiente ou mais econômico. Afinal, o advogado não pode cobrar do seu cliente por seu perfeccionismo. 

A boa notícia é que com a inteligência artificial é possível reduzir o tempo e as horas não faturáveis ​​e, também, aumentar a confiança de que não se perdeu nada.

As ferramentas de análise de documentos legais com suporte de IA analisam seus documentos com o pente fino dos sonhos de qualquer profissional. Isso significa que o advogado pode ter a certeza de que está entregando um memorando ou documento sem erros, inconsistências ou informações faltantes.

O escritório jurídico passa a ter um processo de revisão otimizado, mais simples e eficaz, com citações verificadas pela inteligência artificial. A tecnologia permite, inclusive, verificar o produto de trabalho do seu concorrente com o mesmo nível de detalhe. Hoje, a IA é o padrão em pesquisa jurídica, e será o futuro para todas as ferramentas jurídicas.

Soluções Jurídicas

Blog Jurídico

Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito