blogpost

A importância do uso de dados na advocacia

Entenda, neste post, a importância e como o uso de dados na advocacia pode ajudar colaboradores e gestores.

Muito provavelmente, o seu escritório de advocacia está coletando dados. E muitos. Desde informações sobre seus clientes, registros de ganhos e perdas, até crescimento de negócios e oportunidades. Mas você sabe como lidar com eles a seu favor?

Existem muitas maneiras de usar dados na advocacia, e inclusive em diferentes partes do seu processo legal. Descubra algumas delas neste post.

Por que usar dados na advocacia?

As percepções de dados estão se tornando uma necessidade generalizada na maioria dos setores, incluindo o jurídico. Eles podem fornecer informações valiosas para sua empresa e aumentar a eficiência.

Os dados podem influenciar todas as partes do seu processo, tanto de gestão como das atividades do Direito. Pode ajudá-lo a entender onde seu dinheiro é melhor gasto, como simplificar seu trabalho e quais processos realmente são bem-sucedidos.

Mas a extensão dos dados pode ser tão vasta que o desafio está em lê-los, entendê-los e usá-los. Portanto, vamos dar uma olhada em algumas maneiras específicas de usar os dados para melhorar seu processo de trabalho.

Uso de painéis ajuda em projeções futuras

Sabemos que a coleta de dados é fundamental e contínua, mas como os dados têm alguma utilidade se não forem organizados? Consolidar seus dados em painéis tem vários benefícios para você e sua empresa, pois torna as informações mais acessíveis e fáceis de interpretar.

Depois de organizados, examinar seus dados neste tipo de estrutura pode ajudar a articular quais recursos você já possui e do que precisará no futuro. Por exemplo:

  • Visualizar dados anteriores para obter uma visão sobre qual pode ser o custo de um projeto futuro;
  • Ajudar a definir as expectativas com os clientes em seus casos com base em outros procedimentos semelhantes que você tratou no passado;
  • Relatar resultados de crescimento de forma tangível, ano após ano.

A criação de painéis de dados pode levar algum tempo de criação inicial, mas, uma vez estabelecidos e construídos, eles permanecem um recurso inestimável para mostrar os fatos como eles são.

Dados contribuem para um processo mais eficiente

A eficiência é fundamental no mundo jurídico. Há pouco tempo para os advogados concluírem todas as tarefas necessárias, portanto agilizar trabalhos menores certamente é algo a se considerar. No domínio da elaboração de documentos, uma maneira de agilizar seu processo é realizando a sua automação.

A automação de documentos extrai dados de fontes existentes para preencher automaticamente os modelos existentes, levando à criação de um novo documento. Ao automatizar esse processo, você reduzirá o número de tarefas manuais. O uso deste tipo de recurso e, posteriormente, de dados para criar fluxos de trabalho automatizados simplifica o processo, resultando em uma empresa mais eficiente.

Avalie o desempenho por captura e comparação de dados

A coleta de dados é uma questão importante no setor jurídico. No entanto, com a implementação da tecnologia, a quantidade de dados processados ​​aumentou exponencialmente. Isso torna a comparação dessas informações uma tarefa ainda mais complicada.

Mas usar dados na advocacia não se limita a comparar os casos em que você está trabalhando. Também pode ser usado em uma avaliação de desempenho geral na empresa como um todo ou dos colaboradores dela.

Depois que seus dados estiverem organizados, talvez em um painel, como falamos anteriormente, você pode usá-lo para fazer comparações e obter insights sobre como melhorar.

Os dados que você comparar dependem das metas de desempenho que você ou a empresa se esforçam para atingir. É importante compará-los para entender se sua empresa está no caminho certo para cumprir as metas ou para determinar se um indivíduo atingiu o desempenho desejado. Você também pode usar dados para articular áreas de melhoria.

Insights baseados em dados diferenciam a empresa

Os dados são cada vez mais relevantes para todos os segmentos do processo legal. Há um lugar para eles nas decisões de gastos, na simplificação de processos, na avaliação de desempenho e muito mais.

Ser capaz de compreendê-los e usá-los só aumentará a performance da sua empresa. Eles fornecem uma oportunidade única de entender onde se pode melhorar para obter uma vantagem adicional em relação à concorrência.

Quer saber mais sobre o uso de dados na advocacia? Conheça o Legal One Analytics!

Soluções Jurídicas

Blog Jurídico

Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito