blogpost

Tecnologia jurídica e o futuro do seu escritório de advocacia Neste post te explicamos por que é tão importante investir em tecnologia legal para o seu escritório de advocacia! Confira!

A tecnologia legal está redefinindo o mercado e o campo jurídico. Os bancos de dados de pesquisa online substituíram os livros jurídicos, os contratos digitais são o novo padrão, já que  as cópias físicas ficaram no passado. Além desses, uma miríade de outros avanços transformaram a indústria jurídica.

A boa notícia é que essas soluções tecnológicas que ajudam a tornar as tarefas rotineiras de escritórios de advocacia mais fáceis e eficientes para todos. As novas ferramentas não são exclusividade das grandes bancas.

A tecnologia legal chegou para democratizar o acesso e evolui constantemente nesse sentido. Portanto, é hora de você ter certeza de que está investindo nas soluções tecnológicas certas e que se adaptam às necessidades atuais da sua empresa.

Os escritórios de advocacia que investem em nova tecnologia legal colhem muitos benefícios. Contudo, antes de investir em novos produtos, é importante entender por que você deve gastar seu dinheiro em soluções tecnológicas e como começar a incorporá-las em suas práticas de negócios.

Você achou interessante? Então, continue lendo e entendendo mais sobre o assunto!

Por que investir em tecnologia legal para o seu escritório de advocacia?

Por mais que a maioria das empresas já possua algum tipo de tecnologia, é importante reavaliar continuamente se as ferramentas em uso atendem às necessidades e objetivos. Seja para fornecer aos clientes um Portal de Autoatendimento ou ter um fluxo de trabalho digital para processos simplificados, os novos produtos de tecnologia legal podem resolver muitos problemas que você enfrenta:

  • Maior eficiência e produtividade: a tecnologia de hoje pode ajudá-lo a realizar tarefas de rotina com rapidez e facilidade. Por exemplo, você preencherá um documento judicial mais rapidamente se tiver um modelo definido para trabalhar.
  • Fluxo de trabalho simplificado: os advogados devem se comunicar rapidamente e trabalhar juntos para realizar seu complexo trabalho jurídico com eficiência. Um software poderá ajudá-lo a:
    ○      Gerenciar seus assuntos jurídicos;
    ○      Desenvolver processos passo a passo;
    ○      Criar listas de verificação fáceis de usar para tarefas de rotina;
    ○      Cumprir prazos-chave.
  • Melhor atendimento: os clientes desejam participar e é útil ter processos simples ao trabalhar com eles para mantê-los informados. Um Portal do Cliente pode ajudar aqui. Algumas soluções permitem que os clientes enviem um formulário completo para você com o clique de um botão.

Os benefícios dos novos produtos de tecnologia legal fazem com que os custos valham a pena.

Quando os advogados são mais eficientes e os processos são simplificados, eles podem se concentrar no que realmente importa: ter o melhor desempenho jurídico na defesa dos interesses de seus clientes.

É claro que essa abordagem vai aumentar  a satisfação dos parceiros da sua empresa, contribuindo para a reputação e a credibilidade do seu escritório jurídico.

Como começar a incorporar nova tecnologia legal em seu escritório de advocacia

Você pode se sentir sobrecarregado ao procurar soluções jurídicas. Para ajudá-lo, listamos as etapas iniciais que você deve considerar na hora de atualizar sua tecnologia legal. Saiba por onde começar:

  • Avalie as suas necessidades: certifique-se de que a tecnologia se adapta à realidade da sua empresa: quais processos são realizados no seu escritório e de que maneira? O que está causando estresse desnecessário? O que você poderia fazer de diferente? Qual é a sua maior prioridade?
  • Soluções jurídicas de pesquisa: há um grande número de opções de tecnologia jurídica. Busque conhecer as principais ferramentas e obtenha feedbacks de sua rede sobre as soluções mais usadas. Falar com quem conhece e usa a tecnologia legal no dia a dia pode fornecer uma perspectiva mais adequada do que apenas obter demonstrações de produtos.
  • Plano: investir e instalar uma nova tecnologia legal é um grande projeto. Você pode precisar de ajuda externa para ajudar sua empresa a configurar, administrar e manter a nova solução. Considere contratar alguém que possa implementá-lo corretamente e ensiná-lo a usá-lo.
  • Certifique-se de que as pessoas e os processos possam se adaptar: a nova tecnologia requer trabalho administrativo para ser configurada. Em vez de apenas adicionar trabalho extra para alguém, certifique-se de que a solução vale a pena. Além disso, busque confirmar se todos os colaboradores podem se adaptar ao produto. Para facilitar, tome como prática comunicar quais são as novas tecnologias, como funcionam os processos digitais ou mudanças e os benefícios que a solução traz.

Manter esses pontos em mente o ajudará a encontrar a solução certa para você. Também irá garantir que a nova tecnologia legal seja implementada sem problemas. Como essas soluções podem ser caras, você deve preparar e executar cuidadosamente a transição.

A tecnologia está impulsionando o setor jurídico mais do que nunca. Ao investir em soluções mais recentes, você pode ser mais eficiente, aumentar a produtividade da sua empresa e atender melhor seus clientes. Para saber mais sobre este e outros benefícios de incorporar tecnologia em seu escritório de advocacia, visite nosso blog!

Soluções Jurídicas

Blog Jurídico

Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito