blogpost

Como a tecnologia pode auxiliar na exclusão do ICMS no PIS e COFINS  Tema que ainda confunde, a exclusão do ICMS no PIS e COFINS pode ser muito mais simples ao usar o motor de cálculo da Thomson Reuters.

Não é nova a discussão da exclusão do ICMS da base do cálculo do PIS e da COFINS. Chamada de “Tese do Século” no meio tributário, em maio de 2021 o Supremo Tribunal Federal (STF) modulou que o ICMS não compõe a base de cálculo para incidência do PIS e COFINS, já que a cobrança caracteriza o pagamento de imposto sobre imposto.

O Supremo também definiu a modulação dos efeitos da decisão a partir de 15 de março de 2017, data em que foi julgada a tese principal, ressalvadas as ações judiciais e administrativas protocoladas até ali. A União prevê, caso todas as empresas consigam reaver o dinheiro pago erroneamente, um prejuízo de até R$ 258,3 bilhões.

Entenda a exclusão do ICMS

A razão da exclusão do ICMS da base PIS/COFINS é que o imposto não se trata de um faturamento. O ICMS entra no registro contábil da empresa, mas sai, já que o destinatário é o Estado e não a própria organização. 

Em outras palavras, o ICMS não faz parte do faturamento ou do lucro, sendo somente um ingresso financeiro que não pode fazer parte da base de cálculo do PIS e da COFINS.

Mas a polêmica ainda não acabou. A grande questão é que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) pediu ao STF o esclarecimento de um ponto importante e controverso: qual é o critério de cálculo da parcela do ICMS a ser excluída da base de cálculo? Não houve resposta sobre a fórmula correta.*

As possibilidades de cálculo

São duas as possibilidades de cálculo dos valores a serem restituídos como créditos tributários: por dentro e por fora.

  1. Cálculo por fora: Incide apenas sobre o valor da mercadoria ou serviço, garantindo que a alíquota nominal seja exatamente o acréscimo feito no preço em função da tributação.
  2. Cálculo por dentro: Incide sobre si próprio, como se fosse uma parte da mercadoria ou serviço. Pouco transparente, aumenta a carga tributária.

Como não foi definida “oficialmente” a maneira correta, cada empresa pode realizar o cálculo conforme alinhar internamente. A Receita Federal, ao analisar cada caso na mais profunda granularidade, decidirá qual é o valor razoável a ser reconhecido. Caso o crédito apurado pelos especialistas do governo seja menor, será aplicada uma multa automática no que foi pedido indevidamente.

Como ter de volta os créditos da exclusão do ICMS

Para utilização dos créditos retroativos referentes à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS, no caso das empresas que não incorreram em processos administrativos ou judiciais, será necessário realizar as etapas abaixo:

  • Retificação da EFD Contribuições, evidenciando a base de cálculo dos impostos após a referida exclusão;
  • Retificação da DCTF, para que seja demonstrado o pagamento a maior das contribuições;
  • Elaboração de PER/DCOMP para solicitar a restituição ou compensação dos valores pagos a maior.

Conte com a ajuda da tecnologia

Deu para perceber que o caminho para ter de volta o que foi pago a mais não é fácil, mas com a ajuda certa é possível simplificá-lo. Muitas empresas entenderam que a melhor saída seria customizar o ERP utilizado com a alíquota escolhida, mas essa talvez não seja a decisão mais estratégica.

Qualquer tipo de modificação nesse sistema de gestão implica em investimentos altos. E, caso haja alguma mudança vinda da Receita Federal ou mesmo do STF, mais uma vez será necessário contratar novas alterações no ERP.

É preciso pensar em uma solução que traga ganhos operacionais, que tenha flexibilidade e amplas parametrizações –  o que vai permitir configurar (sem dores de cabeça com prazos) tanto o posicionamento como o cenário diante o PIS/COFINS.   

ONESOURCE Determination: calcule impostos indiretos e retenções

Com 170 anos de experiência e protagonismo em Digital Tax Transformation, a Thomson Reuters desenvolveu um motor de cálculo de impostos indiretos, o ONESOURCE Determination.

A solução baseada na web determina a responsabilidade de sua empresa por  ICMS, IPI, ISS, PIS e COFINS e impostos retidos na fonte, usando as taxas e regras fiscais mais atuais, o que garante conformidade oportuna, precisa e econômica. 

Desenhado para gerar o arquivo da EFD Contribuições, no caso da exclusão do ICMS o motor de cálculo do ONESOURCE Determination pode ser customizado a partir da alíquota entendida pela sua empresa. E, caso for necessário modificá-lo, a operação é bem mais simples que a realizada em um sistema de gestão. 

Com uma simples conexão, oferece automação fiscal, monitoramento das legislações tributárias e rapidez na implementação em seus ERPs. E tudo isso pode ser feito independentemente das mudanças nos negócios ou na legislação tributária.

A integração acontece por APIs, que também podem ser usadas para conectar fluxos de trabalho, aplicações ou plataformas de negócios sem uma implementação de software complexa. 

Com navegação intuitiva, dispensa a configuração de regras ou manutenção das tabelas dos ERPs. Proporciona autonomia e acuracidade na criação de cenários fiscais por operação, otimização de recursos e redução de custos. Tudo isso com a segurança e a qualidade Thomson Reuters.

O ONESOURCE Determination entrega um ROI baseado na automatização, sendo uma solução que oferece uma visão consolidada e em tempo real das exposições de impostos sobre transações não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. 

Calcule os valores corretos de impostos em milissegundos e lide facilmente com milhões de transações diárias. Nossa solução baseada em nuvem é fácil de implementar e escalável para atender às suas necessidades.

Simplifique todo o processo de impostos indiretos. Controle seus requisitos tributários com confiança e consistência e obtenha uma visão completa de suas obrigações fiscais em um sistema único e integrado.

Vantagens do ONESOURCE Determination

São várias as razões para você investir em uma solução fiscal completa como o ONESOURCE Determination. Conheça as principais funcionalidades da plataforma: 

  • Menor custo total: invista menos capital e recursos ao longo do tempo com uma aplicação que oferece automação fiscal e dos processos tributários.
  • Transformação digital: a solução acompanha esse movimento de digitalização. É independente e mantida fora do ERP.
  • Atualização legislativa automática: o motor de cálculo busca as mudanças na legislação tributária em nível nacional, estadual e municipal. Tudo é atualizado na plataforma.
  • Autonomia: com os recursos da solução, os profissionais têm mais controle na manutenção de cenários tributários.
  • Fácil implementação e integração: disponível em cloud, o ONESOURCE Determination tem integradores nativos SAP e Oracle e APIs compatíveis com qualquer ERP.
  • Função offline: a ferramenta permite fazer o cálculo de impostos indiretos e retenções mesmo quando o pedido é gerado em tabela fria.
  • Alto desempenho: em poucos segundos, o ONESOURCE Determination apresenta cálculos complexos, sem impacto na performance do ERP.
  • Saving: é possível simular e analisar o cálculo de impostos indiretos e o cálculo de retenções mesmo antes de entrar em operação;
  • Economia: a ferramenta proporciona redução de tempo e custos com o gerenciamento de TI local e global.
  • Atuação analítica: os profissionais do setor fiscal deixam de trabalhar com foco em tarefas repetitivas e operacionais, para assumir demandas mais estratégicas que realmente podem gerar valor para o negócio. 
  • Disponível em qualquer lugar: acesse as informações necessárias a qualquer momento e local com uma aplicação disponível em múltiplas nuvens.
  • Segurança verificada: tenha a segurança de que seus dados estão protegidos por sistemas atualizados, com certificação ISO 9001 e ISO 27001.

Conheça a suíte ONESOURCE

O ONESOURCE é uma plataforma líder em tecnologia corporativa. Ajuda empresas em mais de 200 países a economizar tempo e aumentar a eficiência, facilitando a conformidade tributária global e a tomada de decisões contábeis.

Mais do que um software tributário que digitaliza as operações, disponibilizamos conteúdo e a expertise de mais de 10 anos acompanhando o projeto SPED junto ao governo brasileiro.

Conheça a Thomson Reuters

A Thomson Reuters é provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais. Combinamos a experiência industrial com tecnologia inovadora para fornecer informação essencial aos principais tomadores de decisão nos mercados financeiro, de risco e compliance, jurídico, tributário e de comércio exterior.

A unidade de negócios tributária simplifica a vida dos profissionais com soluções poderosas que tornam o trabalho mais fácil, rápido e rentável. Enquanto você busca, diariamente, as respostas certas e a direção mais adequada para o seu negócio, nossa equipe trabalha focada em ser um parceiro consultivo de confiança.

Apresentamos informações confiáveis, atualizadas conforme a legislação fiscal, para que você e sua equipe tenham acesso aos recursos exigidos para alcançar o sucesso na gestão tributária.

Conheça o ONESOURCE Tax.