blogpost

Automação fiscal: conceito e benefícios

Descubra os benefícios da automação fiscal e como ela pode transformar sua empresa. Economize tempo, reduza erros e ganhe eficiência. Leia mais!

O acompanhamento dos dados financeiros e fiscais é fundamental para que os profissionais e gestores sejam capazes de analisar o desempenho da empresa e fazer um planejamento do orçamento ainda mais assertivo, buscando conformidade.

Sabendo desse desafio, cada vez mais, as organizações estão se movendo no sentido de automatizar os processos fiscais. Isso porque a digitalização traz uma série de benefícios, como economia de tempo e custos.

A automação fiscal combina dados de diferentes fontes e cria um relatório abrangente e muito estruturado. Isso permite que as empresas tenham mais controle sobre os processos e dados e, portanto, maior eficiência. Afinal, a equipe passa a ter mais tempo para se concentrar em tarefas mais estratégicas.

Neste blog post, apresentamos os benefícios da automação fiscal, com o suporte de um software, mostrando como o uso da tecnologia pode ser transformador. Continue lendo o artigo!

O que é automação fiscal?

Antes de conhecer os benefícios da automação fiscal, vale compreender com clareza o conceito deste tipo de abordagem. Basicamente, a automação consiste na aplicação de técnicas computadorizadas para diminuir o uso de mão de obra em qualquer processo repetitivo.

De acordo com a PwC, a "automação é um conjunto de opções de tecnologia para concluir tarefas que normalmente seriam realizadas por funcionários, que agora seriam capazes de se concentrar em tarefas mais complexas".

Dessa maneira, a automação reduz custos, diminui erros e aumenta a velocidade de acesso às informações.

Preciso mesmo investir em automação fiscal?

Muitos gestores fiscais têm clareza sobre os impactos da automação. Ela melhora a eficiência operacional, proporciona melhores resultados financeiros e ainda libera os analistas para trabalhos mais "nobres".

Sabendo disso, eles têm certeza de que o investimento na modernização dos processos é obrigatório. Contudo, a dúvida é: será que não posso fazer isso melhorando soluções já existentes?

Essa é uma alternativa que traz resultados pouco expressivos. Ao decidir investir em automação fiscal, o ideal é priorizar a aquisição de novas soluções para a área fiscal. Embora exija um investimento maior, este tipo de ferramenta é capaz de transformar a realidade do setor, tornando os processos mais simples, rápidos e práticos.

Maximize a eficiência com automação fiscal de especialistas

Com uma solução de automação fiscal, desenvolvida e entregue por um parceiro especialista no assunto, o time interno ganha muito e os clientes percebem a diferença na qualidade das entregas.

Já o desenvolvimento de células internas de automação fiscal com plataformas específicas exige muito mais tempo, energia e investimento e nem sempre traz os retornos e resultados esperados.

Benefícios da automação fiscal

Ao usar uma ferramenta de automação fiscal, as empresas têm mais controle e visibilidade sobre os processos e dados. Na prática, ao incorporar a tecnologia nos setores, as equipes se tornam mais produtivas e podem tomar decisões baseadas em dados.

#1 Aumento da produtividade global pela maior fluidez dos processos

O software de automação acelera o processo de coleta de dados e geração de relatórios. Não há necessidade de pesquisar registros anteriores manualmente. O sistema pode buscar detalhes antigos em menos de minutos para que a equipe possa se concentrar em demandas mais relevantes.

#2 Novos postos de trabalho gerados pela transformação de processos complexos

Com a automação de muitas das tarefas do setor fiscal, os profissionais são liberados dos processos manuais e passam a ter condições de assumir posições mais estratégicas. Em síntese, a digitalização dos processos transforma a realidade do setor e traz resultados positivos para a empresa e para o time.

#3 Aumento da satisfação do colaborador pela redução de trabalho repetitivo

Quando a empresa decide investir em automação fiscal, ela também prioriza a produtividade dos colaboradores, facilitando e simplificando a rotina de trabalho deles. É claro que tudo isso impacta na satisfação e na retenção de talentos.

Por todos esses benefícios e muitos outros, o profissional do futuro deve usar a automação fiscal ao seu favor.