Tecnologias para aplicar no seu escritório em 2019

A transformação digital já está em curso e os números confirmam esse movimento. Segundo dados da KPCB (Kleiner Perkins Caufield & Byers), os brasileiros ocupam o terceiro lugar no ranking dos internautas mais ativos do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos e Japão. Em relação aos negócios feitos via internet, o País ocupa a quinta posição. Neste contexto, há uma série nova de desafios que requerem tecnologia no escritório jurídico.

Muito além disso, a transformação digital exige comportamentos, estratégias, recursos e modelos de negócios diferentes. A inovação já é palavra de ordem para quem atua na área. Especialmente porque o perfil do consumidor também tem mudado continuamente.

Mais exigente, crítico e em busca de atendimento ágil e informação em tempo real, ele valoriza muito mais a experiência do que o produto ou serviço em si. Por isso, tudo tem que estar alinhado em perfeita sintonia.

Cabe ao advogado do futuro – e aos empreendedores e profissionais liberais como um todo -  potencializarem as forças do escritório, para que ele atenda aos requisitos desse novo tempo e se torne muito mais competitivo.

Lembrando que a transformação digital não é exclusivamente sobre tecnologia. Acima de tudo, é uma nova maneira de fazer negócios e desenvolver estratégias e modelos corporativos.

Quer saber tudo sobre esse novo momento e conhecer as principais tendências na área jurídica para 2019? Leia o artigo completo!

 

#1 Inteligência Artificial aplicada à área jurídica

Há quem se assuste com as novas possibilidades que a Inteligência Artificial (IA) traz. Alguns têm medo que ela se torne a vilã da vez e comece a eliminar postos de trabalho. Tomando como base uma perspectiva diferente, outros preferem apostar na IA para otimizar a prestação de serviços e aumentar a eficiência operacional. É o caso do escritório Urbano Vitalino, de Recife.

Os gestores optaram por adquirir uma versão personalizada da plataforma Watson, desenvolvida pela IBM. A assistente virtual, chamada Carol, recebeu diversos APIs específicos para as atribuições que têm na empresa e uma responsabilidade grande.

Ela realiza atividades repetitivas para analisar os novos processos que precisam ser colocados em um sistema próprio. São mais de 100 mil processos judiciais e publicações diárias e a taxa de acertos da Carol é de 95%, enquanto a de um advogado orgânico é de 75%.

É possível ainda usar os recursos de IA para fazer análise de tendências de mercado. Os resultados levam à identificação de oportunidades para a oferta de serviços jurídicos aprimorados.

 

#2 Cloud Computing: dados e processos na nuvem

O estudo “Como vamos na América Latina”, realizado pela empresa Citrix, mostrou que no Brasil  57% das empresas pesquisadas são adeptas desta tecnologia e usam plataformas e infraestruturas em nuvem. Além disso, a pesquisa identificou que:

●      73% das empresas entrevistadas manifestam interesse em investir na nuvem;

●      43% alegam que não utilizam o serviço pois não possuem infraestrutura suficiente por diferentes razões:

●      19% ainda não compreendem o valor do serviço;

●      14% têm dúvidas quanto a questões de segurança;

●      14% recuam por falta de orçamento;

●      12% não sabem como fazer a gestão de um serviço na nuvem.

Apesar de os números revelarem algumas incertezas, o fato é que a maioria das empresas já compreendem a importância de investir nesta tecnologia. É fundamental que o advogado do futuro tenha essa mesma clareza em mente.

Com o uso da cloud computing, a gestão de documentos pode se tornar bem mais simples. Os processos podem ser digitalizados e armazenados na nuvem, de modo que o espaço físico passa a ser desnecessário.

Usando uma plataforma disponível em nuvem para fazer a gestão dos documentos, o advogado do futuro trabalha com uma espécie de escritório virtual. Neste espaço, ele pode acessar tudo o que precisar a qualquer hora e de qualquer lugar, com segurança.

Segundo o Gartner, até 2020, será registrado um valor de aproximadamente US$ 72 bilhões de consumo por empresas de assinaturas e serviços em nuvem.

 

#3 Segurança da Informação garante integridade de dados

A quantidade de dados sigilosos mantidos pelos escritórios a respeito das demandas de seus clientes é imensa. Neste contexto, armazená-los com segurança, garantindo a integridade e a perenidade das informações é fundamental.

O uso da tecnologia no escritório contábil fortalece a governança de TI. Desse modo, é possível usar os recursos mais avançados para coletar, armazenar, processar e analisar informações.

Já para manter o sigilo desses dados e garantir um bom nível de segurança é essencial investir em funcionalidades auxiliares que, em conjunto ou de modo isolado, garantam a proteção dos dados do escritório. São algumas delas:

●     Conexões seguras;

●     Controle e registro de acesso aos sistemas;

●     Criptografia de dados;

●     Assinatura eletrônica;

●     Armazenamento em nuvem;

●     Antivírus;

●     Antispywares;

●     Entre outras.

Avalie a demanda e a estrutura da empresa para entender quais tecnologias devem ser incorporadas ou aprimoradas no escritório de advocacia e de que forma, visando garantir a proteção aos dados do seu negócio.

 

#4 Automação permite personalização do atendimento

O perfil do cliente mudou. Muito mais informados, eles entendem melhor suas necessidades, sabem como elas podem ser atendidas e, claro, têm expectativas maiores. Por isso, o desafio do advogado do futuro é oferecer um serviço personalizado.

Cada vez mais, investir em tecnologia e automatizar processos internos se consolida como a melhor alternativa para oferecer um atendimento consultivo e se aproximar do cliente. E o uso da tecnologia no escritório jurídico, como os chatbots, pode apoiar os profissionais.

De acordo com dados divulgados na FutureLaw 2017 Conference of CodeX,os fundadores de vários chatbots já arrecadaram mais de US $ 170 milhões em fundos combinados.

Eles surgiram como ferramentas úteis na coleta de informações e no avanço de soluções legais em diversas áreas. Além disso, são ótimos assistentes de atendimento. De maneira intuitiva e automatizada simplificam o suporte ao cliente fornecendo informações de modo mais rápido e assertivo.

 

#5 Sistema de gestão simplifica tarefas

Ao pensar em tecnologia no escritório contábil uma das ferramentas mais valiosas é o software de gestão jurídica. Além de otimizar os processos e integrar os departamentos, ele traz mais celeridade para o fluxo de atividades.

A interface com os clientes também melhora, já que se torna fácil apresentar relatórios de performance por horas trabalhadas, bem como justificar custos com alto grau de precisão e transparência.

Desse modo, o escritório também se adapta às exigências do mercado. Isso porque muitas empresas já utilizam sistemas SaaS (Software as a Service) e acabam preferindo fornecedores que utilizem sistemas compatíveis para garantir a integração.

O uso da tecnologia torna os processos mais ágeis e seguros incentivando o fortalecimento e o crescimento do escritório. Sabendo onde está o seu jurídico e adotando as soluções certas, o sucesso virá.

 

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