blogpost

Gestão Tributária Integrada e na nuvem: facilidades para sua rotina fiscal Entenda como a automatização do fluxo de tarefas e um software fiscal em nuvem integrado ao seu ERP geram inteligência ao seu negócio.

A sua empresa chegou em um ponto em que realmente é necessário tomar uma decisão séria: adquirir um sistema de gestão tributária.

Mas como identificar um sistema de qualidade e que desempenhe com efetividade as suas atividades fiscais?

Conheça, neste post, a importância de se ter um sistema de gestão tributária em nuvem e como fazer a escolha certa que garanta uma implantação sem dores de cabeça. 

A importância da tecnologia na gestão tributária

Manter o compliance fiscal e aumentar a produtividade do seu departamento são apenas alguns dos desafios enfrentados na gestão tributária. O amplo uso da tecnologia oferece uma série de avanços para empresas de todos os segmentos – e na gestão tributária não seria diferente. Cada vez mais, as novas soluções tornam o setor mais eficiente, dinâmico, produtivo e digital

Na rotina de um departamento tributário, a automatização do fluxo de tarefas pode impulsionar a produtividade do seu time, oferecendo suporte, inclusive, para o crescimento e a sustentabilidade da companhia.

Na prática, a automatização contribui para a organização das demandas internas e o cumprimento de prazos, resultando em maior qualidade nas entregas e otimizando o compliance fiscal.

Por que utilizar um sistema de gestão tributária?

Hoje, a grande maioria dos ERPs do mercado possuem módulos nativos de gestão tributária. A questão é que esses softwares não contemplam todas as especificidades da legislação fiscal brasileira, sendo mais generalistas.  

Com isso, o processo de apuração de impostos se torna falho, prejudicando o compliance. Não é possível, por exemplo, emitir a ECD e a ECF e fazer o envio das documentações contábeis nos layouts exigidos pelo governo federal dentro de um ERP.

Já a integração entre um sistema específico de gestão tributária e um ERP é capaz de realizar esses processos, como também atender ao alto nível de complexidade necessário das tarefas. Ou seja, muito mais vantagem para sua empresa.

Gestão integrada agora e na nuvem

Como percebemos até aqui, ter uma gestão tributária integrada é uma estratégia mais inteligente do que se imagina. E segundo a consultoria Gartner, sua adoção só vai crescer nos próximos anos:

  •  Em 2024, pelo menos 65% das organizações justificarão os gastos com recursos de integração como investimentos estratégicos, contra menos de 40% em 2019;
  • Em 2022, mais de 50% das organizações de médio e grande portes globais estabelecerão uma equipe de capacitação para apoiar uma abordagem de integração de autoatendimento.

Na prática, quando a gestão integrada é adotada, os processos internos são mantidos de maneira organizada e acontecendo de forma concomitante. Ou seja, fluida e automatizada.

Ao integrar o seu ERP a um software de gestão tributária de qualidade, como o da Thomson Reuters, fica muito mais fácil acessar dados que estão nos sistemas legados, utilizando-os automaticamente dentro da aplicação fiscal. Com isso, os gestores do departamento fiscal têm uma visão mais ampla sobre o setor e a alta direção da organização é capaz de fazer planos a longo prazo. 

Além disso, ao contar com uma solução em nuvem, a empresa usa o armazenamento, processamento e infraestrutura do seu provedor de software, o que possibilita atender a demanda de crescimento com mais facilidade. Tudo isso sem a necessidade de manter uma estrutura de TI alocada na empresa, reduzindo significativamente os custos com implantação, manutenção e atualizações de softwares e hardwares.

Conheça o ONESOURCE Tax One

Para a Thomson Reuters, a tecnologia é o recurso ideal para otimizar a gestão tributária e fiscal das empresas. Sobretudo em cenários complexos e com alto volume de mudanças.

E o ONESOURCE Tax One é a solução para gestão tributária da Thomson Reuters criada para garantir a segurança, conformidade e escalabilidade que as corporações precisam.

Intuitiva, entrega um elevado nível de performance no processamento de obrigações acessórias e fiscais, oferecendo compliance por meio de ferramentas de gestão de métricas fiscais e toda a expertise da Thomson Reuters.

O ONESOURCE Tax One também oferece um ambiente de trabalho eficiente e experiência de usuário otimizada para garantir acesso integral à plataforma, independentemente de onde seus usuários estejam.

Além disso, conta com recursos como RPA (Robotic Process Automation) e data lake, repositório que centraliza e armazena todos os tipos de dados gerados pela e para a sua empresa – tais recursos não visam apenas facilitar a entrega das obrigações e o compliance fiscal, mas sim gerar inteligência ao seu negócio

A inteligência artificial incorporada nos sistemas da Thomson Reuters também viabiliza a gestão focada em melhoria contínua. Por exemplo, o ONESOURCE Tax One é capaz de identificar quando a empresa faz uma venda interestadual e sugerir uma rota alternativa para outro estado que pode gerar benefícios e, assim, aumentar a eficiência e o nível de competitividade da organização.

Já quando o assunto é segurança, as políticas de proteção de dados seguem os padrões globais da Thomson Reuters e garantem a alta disponibilidade dos serviços, sem riscos de interrupção. 

Aqui podemos considerar três pontos extremamente importantes: 

  • A segurança que um provedor em nuvem pode oferecer a todas as informações e documentações da empresa, utilizando ferramentas como criptografia e firewall; 
  • A possibilidade de realização de backups e planos de Disaster Recovery para a recuperação de documentos, caso aconteça algum incidente na empresa; 
  • Nossas políticas de proteção de dados são comprovadas pela ISO 27001, que nos certifica um modelo adequado para a gestão das informações dos clientes.

Versões do ONESOURCE Tax One

O sistema fiscal em nuvem da Thomson Reuters conta com dois versionamentos:

  • Full cloud: Agnóstico que se integra com qualquer ERP. Homologado pela Oracle, entre outras fabricantes, dispõe de conectores para integração e, mesmo nos casos em que a Thomson Reuters não tenha um conector pronto, fornece APIs de entrada e saída que otimizam o processo de integração da solução fiscal com o ERP do cliente;  
  • Específico para SAP: A Thomson Reuters, em parceria com a SAP, desenvolveu o ONESOURCE Tax One for SAP® Solutions, uma ferramenta elaborada exclusivamente para trabalhar com a plataforma SAP TDF/ACR. Totalmente integrada, é nativa na tecnologia SAP S/4HANA, para garantir a entrega das obrigações fiscais em todas as esferas.

Ou seja, na prática, integrar o seu ERP com uma solução fiscal da Thomson Reuters vale a pena por várias razões:

  • Além da expertise da Thomson Reuters, o cenário do software já está preparado para integração; 
  • Você não precisa desenvolver uma interface do zero para, então, fazer a integração.

Uma vez concluída a implantação, o sistema fiscal funciona como um módulo do ERP e traz vários recursos que permitem configurar e acompanhar as principais movimentações do setor, como faturamento e entrega de obrigações tributárias. 

Assim, não há dúvida de que o ONESOURCE Tax One é a melhor escolha para os departamentos que desejam inovar a sua gestão tributária. 

Para saber mais sobre nossas soluções, acesse: