blogpost

Tendências do universo jurídico para os próximos 5 anos Confira as tendências do Direito para os próximos 5 anos e saiba quais transformações e inovações jurídicas levarão você a frente do mercado.

Reunimos experts do Direito e da tecnologia em um webinar exclusivo para falar sobre as tendências do universo jurídico para os próximos cinco anos, onde discutimos quais as futuras transformações e inovações do mercado irão contribuir para o desenvolvimento de um posicionamento e planejamento mais estratégico no seu escritório ou departamento jurídico. 

Realizado no dia 20 de janeiro de 2022, contou com a participação de Gustavo Vieira, Isabela Ferrari e Rui Caminha, sob mediação de Alexandre Zavaglia. Entre os temas abordados, os principais foram:

A tecnologia e a transformação da prática jurídica no Judiciário

Para o judiciário, a tecnologia significa repensar e reestruturar as formas de se trabalhar. Uma consequência do cenário pandêmico, por exemplo, foi a criação do Balcão Virtual, que realiza o atendimento das unidades judiciárias por videoconferência.

No webinar, a juíza federal, Isabela Ferrari, ainda mencionou dois aspectos principais que vão nortear a transformação das formas de se trabalhar no judiciário: a informação e a Inteligência Artificial (IA).

Acontece que, atualmente, o sistema de Justiça possui uma entrada e saída gigantesca de processos – e, nesse meio, vários ficam parados. Diante dessa situação, uma maneira eficiente de agilizar a resolução de conflitos é estimulando o acordo.

E quando falamos em tecnologia, uma excelente ferramenta é ter um sistema de resolução de disputas on-line (ODR) para demandas recorrentes e menos complexas que chegam à Justiça. Aqui, entra a importância da acessibilidade e da informação (Big Data) durante o processo.

Afinal, com ajuda de um software, a tecnologia entrega dados importantíssimos para a resolução com base em casos semelhantes. Ou seja, em síntese, ela contribui para que um processo entre e saia mais rápido da Justiça.

Sob o mesmo olhar, vemos que o uso da Inteligência Artificial auxilia o juiz na hora de elaborar suas sentenças, já que a IA é capaz de classificar os processos, identificar casos similares e extrair o mais importante em meio ao excesso de informações. Assim, o processo é solucionado mais rápido e com menos erros – e a produtividade no judiciário aumenta.

A jurimetria e a investigação científica dos problemas jurídicos

Outra tendência do mercado é o uso da jurimetria – ou seja, o uso de estatísticas no Direito, que ajuda os advogados a preverem resultados de uma ação e a visualizarem suas probabilidades. E ter um software jurídico que centralize esses dados e documentos é fundamental para aplicá-la na sua realidade. 

Nesse sentido, o advogado e empreendedor de inovação, Rui Caminha, previu vantagens para os profissionais que estão começando. “Se por um lado, você tem a inexperiência, por outro, você tem a cabeça aberta. Utilize isso”, afirmou.

O Visual Law e a democratização da comunicação jurídica

Fato é: leis mudam e ficam cada vez mais complexas. Por essa razão, manter uma comunicação que seja compreensível – do cliente ao juiz – é essencial. E é nesse contexto que o conceito de Visual Law tem ganhado cada vez mais destaque. 

O método, que utiliza técnicas de design para tornar a comunicação jurídica mais clara e eficiente, inclui a forma como as informações são descritas, o uso de cores e elementos gráficos para simplificar a mensagem e permitir que mais pessoas compreendam os assuntos legais aplicados em cada processo.

A automação e a tecnologia no Direito

A tecnologia e a transformação digital tornaram a rotina dos escritórios e departamentos jurídicos muito mais organizada, assertiva e eficiente. Com menos tarefas operacionais para se fazer manualmente, hoje, o advogado pode focar em seus clientes e outras ações mais estratégicas. 

Nessa perspectiva, as áreas do Direito ligadas à tecnologia tendem a ter o seu crescimento impulsionado. Para o advogado e professor universitário, Gustavo Silveira, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é um exemplo disso, tanto na parte consultiva quanto contenciosa.

Além disso, a transformação digital também afeta a grade curricular das universidades e faculdades de Direito, onde vemos a necessidade de preparar os acadêmicos não apenas sobre as questões técnicas jurídicas, mas também em como utilizar as ferramentas tecnológicas do mercado e na aplicação das tendências da profissão no dia a dia.

Você está preparado?

Para obter mais informações e dicas de como acompanhar estas tendências, assista à gravação do encontro na íntegra e comece a se preparar para o futuro do Direito, desenvolvendo um posicionamento e planejamento mais estratégico no seu escritório ou departamento jurídico.

Confira outros assuntos relevantes