blogpost

Tecnologia apoia os advogados na resolução de conflitos

O advogado que deseja ficar por dentro de como a tecnologia já auxilia em decisões dentro de escritórios e até mesmo nos tribunais precisa conferir este artigo, que reúne alguns dos principais tópicos tratados em apresentação do SYNERGY 2020 sobre resolução de conflitos.

A edição do Synergy 2020 trouxe uma apresentação muito interessante sobre incorporação de tecnologia na busca por métodos alternativos de resolução de conflitos. E essa transformação digital faz toda a diferença para um escritório de advocacia. 

A apresentação teve mediação de Alexandre Zavaglia e contou com a participação dos convidados Erik Navarro Wolkart, juiz federal, doutor em Direito e coordenador acadêmico do New Law, e Lisa Worcman, sócia do escritório Mattos Filho. Quer conhecer os principais destaques abordados? Vale a pena conferir este artigo. 

O advogado deve conhecer usos tecnológicos no Judiciário

O Judiciário tem feito o uso de vários recursos tecnológicos a fim de otimizar os atendimentos à sociedade. Um deles é a Inteligência Artificial (IA). É fundamental explicitar, no entanto, que robôs são usados apenas para trabalhos automatizados a fim de aumentar eficiência. 

Ou seja, a tecnologia colabora com o juiz para obtenção de conhecimento sobre casos anteriores similares. Não é o intuito que ela sirva para propor uma decisão não baseada no conhecimento do magistrado.

E se os tribunais já se valem da IA como apoio para deliberações, os escritórios precisam acompanhar essa novidade para prestar melhores serviços. O advogado deve entender essa metodologia adotada pelo Judiciário para conseguir fazer com que seu caso seja melhor analisado.

Transformação digital em escritórios de advocacia

A transformação digital é ainda um processo em curso dentro de muitos escritórios. Por isso, várias novidades ainda não contam com um formato bem definido em suas implementações. 

No entanto, diversas tecnologias já são encontradas em escritórios atualmente e elas colaboram com a alta produtividade da equipe. Alguns exemplos delas são analytics, que contribuem para o entendimento de dados dos processos, contratos inteligentes e mediação on-line.  

A IA também marca presença nesse território. Com esse recurso, é possível classificar e organizar uma quantidade grande de informações em pouco tempo. Assim, é simples até mesmo identificar outros casos parecidos e como eles se desenvolveram.  

Além disso, com tudo organizado, fica mais fácil identificar se alguém já passou pela mesma situação no escritório de advocacia. Daí é interessante avaliar o estudo anterior e partir dele, otimizando tempo e recursos. 

No entanto, como falado na apresentação, organizar a informação também é uma questão cultural. Então, é preciso capacitar a equipe para lidar com as novidades.

Soluções internacionais

Navarro apresentou dois exemplos sobre como órgãos judiciários de outros países têm adotado a tecnologia para a resolução de conflitos e vale a pena conhecê-los a fim de entender o que pode vir a acontecer no Brasil futuramente. 

Um dos cases são as smart courts da China, que auxiliam juízes na hora da análise de dados. É uma ação que traz previsibilidade, o que ajuda o escritório na tomada de decisão sobre eventualmente fazer acordos, por exemplo.

Segundo Navarro, as smart courts reduziram 30% de trabalho burocrático dos juízes e levou a uma queda de 12% dos erros judiciais.

Outro exemplo bem-sucedido é do Canadá, o British Columbia Civil Resolution Tribunal. É um tribunal de resolução de causas cíveis com competência para small claims, direito do consumidor e de vizinhança. Ele auxilia no alinhamento das informações entre as partes e segue com a mediação ou conciliação.

Legal One: solução para otimizar rotina até em home office

No Brasil, um escritório jurídico de pequeno, médio ou grande porte pode contar com o Legal One para otimizar rotinas e alcançar melhores resultados. Esse software jurídico da Thomson Reuters é bastante adaptável e permite conciliar as complexidades do mundo jurídico com as características de escritórios e as adequações a diferentes clientes. 

E por funcionar totalmente on-line, em nuvem, contribui para que a produtividade continue no nível máximo mesmo em home office. 

Para escritórios de menor porte, existem duas opções interessantes: o Legal One Firm Starter e o Legal One Firm Advanced. Por meio delas, é simples acompanhar processos, administrar agendas de advogados e gerir tanto serviços judiciais como extrajudiciais. 

O Legal One Firm Advanced é uma opção que também atende bem grandes clientes porque conta com custo menor e alto retorno sobre o investimento. E o Legal One Firm Premium oferece uma gama de recursos inteligentes mais adequadas para operações com muitas particularidades e que envolvem grandes equipes.

Que tal conhecer melhor o Legal One? Clique aqui! 

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA | LEGAL ONE 
A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> SAIBA TUDO SOBRE O TRABALHO EM NUVEM
Veja como escritórios mantém a produtividade, de qualquer lugar. Leia o ebook (https://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/legal-one/biblioteca-de-conteudo-juridico/seguranca-e-eficiencia-com-legal-one.html

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.