1. Homepage
  2. Soluções jurídicas
  3. Blog Jurídico
  4. Transformação digital: 5 passos para escritórios de advocacia

May 5, 2020

Transformação digital: 5 passos para escritórios de advocacia

A implementação de uma transformação digital pode trazer muito diferencial competitivo a escritórios de advocacia. Para auxiliar a reflexão sobre essa necessidade, trouxemos 5 passos a serem seguidos para a adoção da tecnologia como parte do cotidiano.

Contar com a tecnologia é fundamental para empresas de diferentes ramos gerirem melhor suas atividades. E isso não é diferente em escritórios jurídicos. Por isso, separamos 5 passos importantes para a transformação digital desses negócios.

Essa mudança, que envolve até mesmo uma adaptação cultural por parte da equipe, é benéfica em diferentes aspectos e aumenta a capacidade de prestar melhores serviços. Por meio da tecnologia, os escritórios têm conseguido aumentar sua produtividade, eficiência e gestão estratégica, otimizando tempo.

Impulsionar a mudança cultural

Para gerar uma transformação digital de fato no escritório de advocacia é preciso ir além de ações básicas, como diminuir o uso de papel ou digitalizar materiais de consulta, é essencial mudar a maneira como os profissionais da empresa lidam com a tecnologia. Não basta dispor de opções, mas incentivar a inserção delas no trabalho diário. 

Já é possível minerar dados para alcançar insights que vão transformar a relação com os clientes. E a inteligência artificial e sua eficiência em trabalhar com Big Data tem potencial imenso para ajudar na hora de obter os recursos ideais para a elaboração de argumentos, como atualizações em leis nacionais ou internacionais. 

Essa transformação digital é um modo de garantir o ambiente ideal para fundamentações consistentes, contribuindo ainda para aumento de produtividade e redução de custos. 

Para que os resultados sejam obtidos, é importante contar com treinamentos contínuos e  comunicações claras com a equipe. 

Planejar recursos para inovação

O escritório de advocacia que quer obter os benefícios da transformação digital deve se comprometer a investir em tecnologia. É esse aporte que vai permitir alcançar os resultados esperados, gerar melhor atendimento a clientes e propiciar facilidades a funcionários. 

O valor agregado ao trabalho pelo uso da tecnologia pode ser inclusive apresentado na conquista de novos contratos ou renegociações, como forma de obter mais fontes de subsídio para investimento. É um investimento com alta porcentagem de retorno.

Investir em plataformas estratégicas de tecnologia

Escritórios que já sentem a pressão do mercado para uma adaptação à tecnologia e estão em busca de uma solução vão encontrar algumas ferramentas disponíveis, como a plataforma de gestão Legal One.

Fazem toda a diferença sistemas que viabilizem decisões assertivas de modo mais prático combinando informação, tecnologia e inteligência para uma visão sistematizada e global do negócio.  

O ideal é contar com um recurso que preferencialmente seja hospedado na Nuvem para não demandar gastos com servidores. Ou seja, que funcione remotamente, totalmente on-line. 

Além disso, deve tornar simples o dia a dia de acompanhamento processual, gerenciamento de demandas de clientes, controle de agenda de equipe e emissão de relatórios detalhados. 

Ter atenção à experiência do usuário

A equipe tenderá a incorporar e priorizar recursos tecnológicos conforme notarem a vantagem que eles propiciam. A facilidade de uso das ferramentas também é um diferencial. Por isso, desenvolver recursos similares ao que profissionais já estão acostumados em suas vidas pessoais é um modo relevante de atrair interesse. 

A tecnologia no escritório é tão útil que, para se ter uma ideia, existem processos de automação que realizam consultas à legislação em menos de 1 segundo. 

Outro detalhe é que, quando o escritório aumenta a mobilidade tanto quanto possível, o funcionário aproveita que smartphones, tablets e notebooks praticamente permitem o trabalho a partir de vários lugares por meio da Nuvem.

Prover esse conforto possibilita uma adesão maior aos recursos disponibilizados.

Aumentar a segurança digital

Fazer investimentos em segurança dos dados é uma prioridade para proteger informações sigilosas e estratégicas. Assim, elas não caem em mãos erradas, o que prejudicaria o escritório. Além disso, outro risco a ser evitado é a perda de dados por falhas de sistema.

Alguns esforços possíveis para precaver o escritório de advocacia é implementar forte criptografia, gerenciamento de registros e camadas de segurança próprias para efetuar múltiplas defesas. 

Seguindo essas 5 orientações é mais simples aproveitar as possibilidade de transformação digital que levam escritórios de advocacia a serem mais competitivos, com uma melhor gestão de entregas a clientes e de administração de funcionários. 

Se você já segue esses passos, está na hora de analisar a gestão do seu escritório e se preparar para a transformação digital com a ajuda de um parceiro confiável.

Quer ter mais informações relevantes? Siga a leitura em nosso blog! 

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA > LEGAL ONE 

A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL

Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.