1. Homepage
  2. Tax & Accounting
  3. ONESOURCE
  4. Blog Tributário
  5. Tecnologia no departamento tributário é fundamental para superar a segunda onda da Covid-19

1 de dezembro de 2020

Tecnologia no departamento tributário é fundamental para superar a segunda onda da Covid-19

O departamento tributário da sua empresa está preparado para enfrentar uma segunda onda de Covid-19 no Brasil? O registro de casos só aumenta e é preciso investir em tecnologia no departamento tributário para superar essa fase com êxito. Leia o post para entender.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Covid-19 não dá sinais de desaceleração. A vida está muito longe de voltar ao 'antigo' normal e, ao que tudo indica, o 'novo normal' ainda será realidade por um bom tempo. Inclusive, a Europa já enfrenta a segunda onda da doença, com diversos países retomando as iniciativas de lockdown total ou parcial. 

Sua empresa está realmente preparada para uma nova explosão de casos de Covid-19 e um endurecimento das medidas de isolamento social?

A tecnologia no departamento tributário pode ajudar a vencer a guerra contra os prejuízos trazidos pelo vírus. Conheça, neste post, a importância de investir em software tributário, cloud computing e escolher um parceiro confiável que ofereça suporte para sua empresa no futuro. 

O panorama da Covid-19 

No final do mês de novembro foi marcado por uma triste notícia: o mundo registrou um novo recorde diário de mortes por Covid-19. Segundo a Universidade Johns Hopkins, que monitora diariamente a pandemia, foram quase 13 mil óbitos apenas no dia 24 de novembro, ultrapassando mais de 1,4 milhão de vítimas fatais globalmente.

A temida segunda onda da doença, tão falada por especialistas, já chegou na Europa. Alguns países europeus começaram a criar regras limitando encontros e prevenindo aglomerações. O Reino Unido decretou lockdown nacional até o início de dezembro, enquanto a França, Alemanha e outras 10 regiões já praticam lockdown parcial.

O Brasil continua sendo o segundo país no mundo com maior número de mortes, com mais de 170 mil óbitos, e os números de casos registrados não param de subir! E os infectados podem ser ainda maiores, já que alguns estados relatam dificuldades para acessar o sistema disponibilizado pelo SUS

A importância da tecnologia no departamento tributário

Ao que tudo indica, o Brasil já vive o início da segunda onda de Covid-19. E os fatores, segundo pesquisadores, são diversos, como falta de testes, de uma política centralizada e do relaxamento do isolamento social.

Como sua empresa lidou com a primeira onda e a rápida transformação do cenário de trabalho? Há um plano de contingência e um planejamento tanto tático quanto estratégico para enfrentar o período que está por vir?

Os impactos da pandemia ensinaram lições importantes que não podem ser esquecidas (ao contrário, a necessidade é de absorver ao máximo cada aprendizado). Não é hora de relaxar acreditando que a crise está perto do fim. É hora de se preparar! 

Saiba que os gaps, a correria e a falta de preparo podem ser evitados - e é preciso ter iniciativa agora mesmo. A questão é adotar, de uma maneira séria e contundente, novas tecnologias no departamento tributário.

E para onde os próximos investimentos precisam ser direcionados? 

Todas as tecnologias abaixo apoiam o departamento tributário de uma empresa a desempenhar suas funções com mais inteligência, principalmente quando os colaboradores trabalham remotamente em home office. 

  • Cloud computing, que vai permitir a melhor gestão tributária, além de possibilitar que os colaboradores trabalhem em casa e mantenham a segurança tanto pessoal quanto da família;

  • Software tributário, peça mais importante para permitir que o departamento tributário desempenhe suas tarefas.

A escolha do parceiro ideal

Investir em tecnologias para o departamento tributário é mais do que necessário, como deu para perceber. A questão é que as ofertas do mercado são muitas e não há uma certeza de que o parceiro escolhido terá as respostas certas para responder com agilidade às necessidades do momento delicado que está por vir.

Thomson Reuters ajuda empresas de todo o mundo a se prepararem para os mais diversos cenários. A partir da adoção do software tributário ONESOURCE Tax One é possível garantir uma alta disponibilidade dos serviços, não importa onde os colaboradores estejam.

E o melhor: sem risco de interrupções e com plano de disaster recovery, para que a sua empresa esteja sempre preparada para enfrentar os impactos do cenário externo. 

Outra vantagens são:

  • Implementação rápida;

  • Eficiência e abrangência de um suporte especializado;

  • Segurança de nível internacional; 

  • Apoio da tecnologia cloud. 

Tenha, agora mesmo, todos os benefícios que apenas um software tributário da Thomson Reuters pode proporcionar à sua empresa. Solicite uma demonstração!