blogpost

A importância de ter uma Certificação SAP Empresas que usam sistemas SAP e têm dificuldades de calcular seus impostos podem utilizar uma solução certificada da Thomson Reuters integrada a esses ERPs. 

Quando se trata de negócios, vale sempre a máxima que "tempo é dinheiro". Quanto mais rápida e eficiente uma organização puder concluir tarefas, mais lucrativa ela será. Isso é especialmente verdade quando se trata de impostos.

Para tornar a gestão fiscal e tributária o mais suave e indolor possível, é fundamental que um sistema de gestão utilizado, como o SAP, esteja integrado com as outras aplicações utilizadas. Dessa forma, os dados podem ser trocados sem problemas entre as plataformas, economizando tempo e energia valiosos.

Continue a leitura do post para entender a importância de utilizar um sistema certificado pela SAP e como as soluções da Thomson Reuters são capazes de levar o compliance fiscal e comercial a empresas em todo o mundo.

Qual é a importância da certificação SAP?

A SAP é a fornecedora líder mundial de software de planejamento de recursos empresariais (ERP). Seus sistemas são usados ​​por mais de 345 mil empresas de todos os tamanhos em mais de 180 países.

Uma das principais razões do sucesso da SAP é sua capacidade de fornecer uma solução robusta para gerenciar as operações de uma organização. Isso inclui finanças, cadeia de suprimentos, recursos humanos e muito mais.

Outra vantagem importante é sua flexibilidade. Os sistemas da SAP podem ser personalizados para atender às necessidades específicas de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou setor.

Há muitas razões pelas quais as organizações, ao procurarem sistemas para serem utilizados junto ao SAP, optam por ferramentas que sejam homologadas por essa fabricante.

Ter a certificação SAP equivale a uma chancela da fabricante. Uma garantia de que as melhores práticas de construção foram adotadas para minimizar o surgimento de entraves que prejudiquem a sincronia e o funcionamento.

É a melhor maneira de aproveitar todos os benefícios que ambas as soluções têm a oferecer, garantindo que a integração seja perfeita. Conheça outros pontos positivos:

  1. Economia de tempo: ao utilizar sistemas com certificação SAP é possível automatizar muitas tarefas e processos, reduzindo o tempo necessário para concluí-las;
  2. Economia de dinheiro: automatizar tarefas e processos também pode ajudar a economizar dinheiro, reduzindo a necessidade de trabalho manual;
  3. Maior eficiência: quando os sistemas são integrados, evita-se a entrada de dados duplicados e outros erros que podem levar a ineficiências;
  4. Melhor tomada de decisão: ao ter todos os dados relevantes em um só lugar, as empresas podem tomar decisões mais informadas sobre suas operações.

Expertise da Thomson Reuters disponível aos usuários SAP

Hoje quem trabalha nos setores fiscal, tributário ou de comércio exterior de uma empresa tem as mais diversas dores. Como lidar com um cenário que muda a toda hora, sem um prévio aviso:

  • Cálculos tributários?
  • Notas fiscais eletrônicas?
  • Obrigações fiscais mensais?
  • Processos de comércio exterior?

A urgência para se adequar às novas legislações é total. Os usuários não conseguem acompanhar a transformação dos cenários e a equipe de TI tem resistência de implantar novos sistemas, por regras de governança ou bugs.

É pensando em situações como essas que a Thomson Reuters é a única empresa no Brasil que possui a certificação SAP nas suas soluções end to end fiscais, tributárias e de comércio exterior.

O uso das plataformas não traz nenhum dano aos sistemas SAP® Cloud Platform, SAP Analytics Cloud e SAP HANA®. Promove 100% de integração, com simplicidade e rapidez no processo de adoção. O resultado final são os mais altos padrões de conformidade, sem delays.

Na prática, os sistemas são atualizados automaticamente assim que uma nova modificação é anunciada, prevenindo a inequação a regras que levam a punições pesadas. Mais segurança e tranquilidade de que o trabalho será executado sem erros.   

Conheça algumas das ferramentas com certificação SAP:

ONESOURCE Tax One for SAP® Solutions

Atenda às obrigações fiscais nas esferas federal, estadual e municipal de forma intuitiva, segura e ágil, com uma plataforma totalmente integrada ao SAP com ONESOURCE Tax One for SAP® Solutions. Inclui análises em tempo real e inúmeros recursos de gestão corporativa, como Financeiro, Estoque e Vendas, entre outros.

As funcionalidades de obrigações acessórias presentes no SAP TDF, como geração de SPED, envio de arquivos ao Fisco, contabilização e monitoramento continuam, mas somadas aos controles do SAP S/4 HANA e da aplicação fiscal.

ONESOURCE DFe Governance

O ONESOURCE DFe Governance veio para automatizar e facilitar todo o processo de entrada de documentos fiscais eletrônicos para clientes SAP. Com inteligência artificial para realizar atribuições e conversões necessárias, atua desde o recebimento da nota fiscal, até as validações contra os pedidos e o lançamento físico e fiscal no SAP da sua empresa.

Além disso, garante a correta escrituração fiscal dos documentos recebidos por meio da busca automática de dados nos portais oficiais. O DFe Governance otimiza os recursos da companhia e o tempo do time de recebimento, evitando retrabalho e garantindo qualidade no lançamento de cada documento. Seja ele uma nota fiscal mercantil, um conhecimento de transporte ou uma nota fiscal de serviço.

ONESOURCE Determination

Mantenha-se atualizado sobre mudanças nas alíquotas do ICMS, IPI, PIS/COFINS e impostos retidos na fonte com o ONESOURCE Determination: o motor de cálculo mais poderoso e flexível para impostos indiretos.

Única solução automatizada na determinação de impostos, de ponta a ponta, do mercado, o software em nuvem permite agilizar transações, incluindo os cálculos relativos a impostos indiretos globais.

As soluções integradas fornecem aos clientes o melhor dos dois mundos: as plataformas da Thomson Reuters que aprimoram a conformidade usando inteligência fiscal global respaldada pela funcionalidade robusta das soluções SAP.

Precisa de mais informações sobre como nossas soluções podem ajudar você e sua empresa? Conheça as soluções da Thomson Reuters.