Maturidade tecnológica: você sabe qual momento a sua empresa vive?

Mapear a maturidade tecnológica da sua empresa é uma das maneiras de compreender como aumentar a eficiência e a competitividade. Quer entender mais sobre a importância de fazer um diagnóstico de maturidade? Descubra no artigo!

Em um mercado global e competitivo, buscar maneiras de fortalecer a estrutura da empresa e se destacar é fundamental. Especialmente no departamento de comércio exterior, altamente exposto a uma série de variáveis, conhecer a estrutura da operação é necessário e estratégico.

Aos gestores cabe o desafio de mapear e compreender o grau de maturidade tecnológica dos processos que viabilizam as importações e exportações. Saber exatamente quais são as lacunas e os gaps da operação permite fomentar a melhoria contínua, que leva a empresa a obter resultados superiores. 

Neste cenário, fazer um diagnóstico de maturidade e tecnologia de comércio exterior pode ajudar a empresa a dar um salto de crescimento, eficiência e competitividade.

Nesse artigo, apresentamos a importância da organização investir em um diagnóstico de maturidade e, assim, ter acesso a um business case, que pode orientar a estratégia de comércio exterior. Desse modo, será possível aumentar a produtividade, mitigar riscos e reduzir custos da operação. 

Quer saber mais? Continue lendo o artigo!

#1 A importância de entender os gaps

A melhor maneira de compreender qual caminho leva ao sucesso é analisando quais recursos a organização dispõe, os seus diferenciais e, claro, as possíveis lacunas e falhas nos processos internos.

Mapear e entender o impacto de possíveis gaps no departamento de comércio exterior é fundamental para manter-se competitivo e em constante crescimento. 

Portanto, identificar os gaps é o primeiro passo para construir uma política de comércio exterior estratégica e consistente, focada em resultados.

#2 Diagnóstico de maturidade: o que o mapeamento revela?

Além de permitir a análise e a identificação dos gaps, o diagnóstico de maturidade apresenta como a tecnologia de comércio exterior vem sendo aplicada (ou não) no departamento. Esse é um dado mais do que relevante na era da transformação digital

A seguir, confira outros 4 aspectos apresentados na avaliação:

Processos que precisam ser melhorados: o diagnóstico de maturidade aponta os processos executados manual e/ou via terceiros, bem como aqueles que necessitam de algum tipo de melhoria. Além disso, o mapeamento aponta controles não realizados que deveriam ser feitos pela empresa.

Potenciais riscos da operação: é possível identificar a quais riscos a operação está exposta. A avaliação de maturidade tecnológica aponta uma série deles, como: 

  • Subutilização de recursos, que gera retrabalhos;

  • Descentralização das informações;

  • Conteúdo pulverizado em diferentes fontes e desvinculado dos processos;

  • Falta e quebra de compliance, já que não existe acompanhamento das mudanças legais.

Grau de maturidade tecnológica da empresa: o diagnóstico revela o grau de

maturidade dos processos nas organizações. Essa medição é realizada a partir da comparação dos processos comuns entre elas e do cumprimento de requisitos legais, como aqueles relacionados à importação e à exportação.

Mapeamento das melhores práticas de mercado: a elaboração do diagnóstico de maturidade permite a construção de um business case, documento que aponta as melhores práticas de mercado a serem adotadas pela empresa. Tudo para que os gestores saibam como atingir o nível de maturidade de mercado, bem como evitar possíveis erros. Além disso, o business case serve como base para comparar o antes e o depois do projeto de soluções, revelando os resultados reais em termos de maturidade tecnológica e do processo.

 

#3 Diagnóstico de maturidade ao seu alcance com o apoio da Thomson Reuters

Como o diagnóstico traz uma série de benefícios para a empresa, a exemplo de maior eficiência e competitividade, investir esforços neste estudo de maturidade tecnológica é essencial.

A boa notícia é que a Thomson Reuters pode orientá-lo no diagnóstico, apoiando o departamento com uma consultoria sem custo. Com expertise de mercado e uma plataforma própria, usada especialmente para o diagnóstico de maturidade, a TR é o parceiro ideal para ajudá-lo nesta análise. 

A plataforma, com mais de 10 mil empresas cadastradas, permite a comparação dos resultados do diagnóstico com mais de 200 organizações que já realizaram análise.

Desse modo, além de fornecer ao departamento acesso às boas práticas de mercado para cada processo, a TR consegue apresentar, no business case, as soluções ideais para as demandas da sua. 

Ficou interessado e quer solicitar o seu diagnóstico de maturidade? Entre em contato com nosso especialista! Esse é o primeiro passo para ter acesso às respostas confiáveis que sua empresa precisa.

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A Pesquisa Road to the Future, realizada pela Thomson Reuters em parceria com a Live University, buscou dar voz à percepção dos principais decisores do mercado em relação à importância da tecnologia como elemento chave para tornar as empresas mais competitivas e eficientes e desconstruir algumas concepções dentro das corporações em relação à tecnologia.