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Como organizar o desenvolvimento e entrega de serviços jurídicos em sua organização? Conheça os três pilares essenciais para o bom andamento da gestão do seu departamento jurídico ou escritório de advocacia.


A advocacia – seja ela particular, institucional ou pública – vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos. Só que estas alterações não se relacionam apenas à dinâmica do Direito em si, mas também em como organizar o desenvolvimento e a entrega dos serviços jurídicos, administrando processos, pessoas e novas tecnologias, a fim de se se ganhar mais eficiência no seu dia a dia.

Neste cenário, é importante olhar a advocacia como um negócio, dando ênfase a sua gestão – e não focar somente na técnica do processo judicial em si, já que este é apenas mais um produto no seu catálogo. Ou seja, o desafio é gerenciar os processos jurídicos do ponto de vista de uma empresa, visando a obtenção de um fluxo virtuoso e contínuo em direção à prosperidade.

No competitivo setor jurídico, é fundamental entender a demanda do mercado e traçar um planejamento estratégico que visa, principalmente, contribuir nos resultados dos seus clientes. Assim, você torna a prática da advocacia mais preventiva, antecipando a ocorrência dos problemas, observando as oportunidades e gerando mais valor ao seu trabalho.

Obviamente que isso não é tão fácil quanto parece. Ainda mais para os advogados, que foram ensinados a agir por reação (onde o cliente os procura), e não por antecipação. Entretanto, para que isso ocorra de forma mais natural, é necessário desenvolver habilidades além daquelas adquiridas no ensino acadêmico, olhando além da legalidade e adquirindo uma visão multidisciplinar.

Por isso é importante se apoiar nos três pilares a seguir, a fim de garantir o bom andamento da gestão do seu departamento jurídico ou escritório de advocacia.

Pilar 1: as pessoas envolvidas

O Direito, como ciência social, trata diretamente de fatos e pessoas – e para uma empresa ter fluxo, ela deve se atentar às pessoas, sejam elas internas ou externas. Dentre elas, os dois principais públicos são:

  • Colaboradores: como uma engrenagem que faz toda a máquina funcionar, os colaboradores são essenciais para o negócio e merecem total atenção da gestão. Eles necessitam de um ambiente interno emocionalmente saudável (já que a cultura de uma empresa afeta diretamente no engajamento das pessoas), que gere um sentimento de pertencimento através de valores e propósitos bem estruturados e conectados com este público.
  • Clientes: antes de tudo, eles precisam de alguém que entenda suas necessidades. Somente a partir disso é que será possível mapear as soluções e pensar em como melhorá-las cada vez mais, garantindo uma entrega mais assertiva e uma boa experiência aos clientes. Mais do que isso, entregar uma boa experiência é essencial para validar seu preço e fidelizar este público, já que 75% dos clientes investem em empresas que geram uma boa experiência e estão dispostos a pagar até 16% a mais por estes serviços.

Pilar 2: a estrutura organizacional

Manter uma boa estrutura interna, somado ao ambiente colaborativo (citado anteriormente), não é uma tarefa simples. É preciso evitar acúmulo de demanda, distribuir e delegar melhor as funções e otimizar as atividades cotidianas.

Por isso que contar com um software jurídico é fundamental para unificar e simplificar as operações jurídicas do seu escritório ou departamento jurídico. Assim, você centraliza todas as suas informações e, consequentemente, potencializa os resultados e ganhos da sua equipe.

Afinal, o uso de soluções tecnológicas permite otimizar todo o seu fluxo de trabalho, como gestão de tempo, gestão financeira, produtividade e comunicação. Assim, você garante que seus colaboradores se concentrem em tarefas mais estratégicas e analíticas, permitindo uma atuação mais focada nas questões legais aos quais eles são especializados.

Pilar 3: gestão de projetos jurídicos

A gestão de projetos tem como principal função compreender qual a problemática enfrentada em sua rotina de trabalho e suas respectivas buscas pela solução. Com isso, é possível otimizar o trabalho, potencializar as operações, reduzir custos operacionais e otimizar o tempo.

Um exemplo disso é a gestão de um projeto para se captar clientes, por exemplo, onde é preciso analisar qual será a função de cada colaborador, quem são os possíveis clientes, o orçamento estipulado para todo o processo, a estimativa de retorno, a existência de algum impedimento etc. São infinitas as possibilidades; e para se ter garantia de sucesso, tudo deve estar planejado.

Mais do que isso, é preciso de um líder que faça a gestão destes diversos elementos individuais, garantindo que eles se harmonizem de forma colaborativa. Ou seja, é preciso fazer toda a gestão da equipe, orçamento, clientes, métodos, desenvolvimento do serviço etc., como se fosse uma orquestra, onde cada ação é essencial para a construção do todo.

Se você tiver um projeto bem estruturado, com certeza, trará resultados expressivos. Além disso, você terá mais facilidade em identificar onde estão os gargalos, quais os erros a serem corrigidos, se é preciso realocar pessoas entre funções, readequar orçamentos e ter um melhor controle sobre a produção e os resultados.

Felizmente, hoje já é possível contar com soluções jurídicas que centralizem estas informações e facilitam o gerenciamento de todos os seus projetos com facilidade e segurança, como o HighQ, software jurídico desenvolvido especialmente para a realidade do Direito e que te permite lidar com a gestão dos seus projetos de forma rápida e eficiente. Conheça mais sobre a solução neste link.

Como o HighQ ajuda na organização e desenvolvimento de projetos jurídicos?

O HighQ desenvolve planilhas inteligentes que possibilitam visualizar e colocar na prática todas as etapas de um projeto jurídico – desde o planejamento até a sua entrega. Afinal, ele permite a visualização de cronogramas, de recursos alocados, dos colaboradores responsáveis por cada etapa e seus respectivos status.

No Módulo de Tarefas, o usuário ainda pode acompanhar toda a sequência de tarefas e subtarefas – inclusive, saber quando uma depende da outra. Além disso, possui um setlist com todas as atividades e estratégias jurídicas necessárias para o desenvolvimento de cada etapa.

Já no Módulo de Gestão Eletrônica de Documentos (GED), você vai além de um simples armazenamento de documento, tendo o controle do começo ao fim de cada arquivo. Isso porque o HighQ traz funções como editar, rastrear, comparar versões, enviar para assinaturas digitais ou eletrônicas, entre outros, tudo dentro do sistema, permitindo um controle e compartilhamento dos seus arquivos com muito mais facilidade e segurança.

Além disso, traz a funcionalidade do Banco de Cláusulas, que indica quais cláusulas podem ser utilizadas para cada tipo de contrato, minuta, atas de reuniões e memorandos. Ou seja, você não precisa mais ficar procurando nos contratos antigos; você terá todas estas informações à sua disposição, prontas para serem adaptadas.

Para entender mais como o HighQ pode contribuir para a sua rotina profissional, solicite contato neste link, que direcionaremos nossos melhores consultores para fazer uma demonstração exclusiva para você.


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