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Gestão ágil na prática: cases de sucesso no Direito Como o setor jurídico do maior banco privado do Brasil e de um escritório de advocacia se tornaram referência utilizando métodos ágeis.

Sílvia Piva
Fundadora da Nau d’Dês

Excesso de trabalho, times desengajados, baixa produtividade e resultados insuficientes: essa é a realidade de muitos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos atualmente. Para muitos gestores, a conta não fecha. Os profissionais contratados são de alto nível, há investimento em tecnologia e em medidas para motivar a equipe. Ainda assim, a coisa parece não sair do lugar.

O advogado Leandro Gonzales vivenciou isso na pele enquanto esteve, por mais de uma década, à frente do jurídico do maior banco privado do Brasil. Quando assumiu a liderança do escritório interno de advocacia trabalhista desta instituição, percebeu que o setor estava em crise. Sua resposta ao problema foi mexer na estrutura de trabalho, saindo de um modelo tradicional engessado para uma gestão baseada na agilidade, com abordagens que trouxeram mais transparência, autonomia e inovação para o time e, consequentemente, mais resultados para a companhia.

Gestão Ágil: o que é e porque aplicar no setor jurídico?

As estruturas ágeis surgiram há mais de 20 anos na indústria de software com o objetivo de tornar o sistema de trabalho mais flexível e menos burocrático, a fim de dar vazão à inovação e tornar as entregas mais eficientes, tanto para seus clientes quanto para os times de desenvolvimento. Esse conjunto de práticas — apontado como um dos fatores-chave do sucesso de algumas das empresas mais valiosas do mundo, como Google, Apple, Facebook e Amazon — se baseia em valores como colaboração, transparência, comprometimento, melhoria contínua, adaptação à mudança e tem como foco entregar valor ao cliente de forma rápida e incremental.

Cada vez mais a gestão ágil tem sido incorporada por outros mercados, por ser uma alternativa aos modelos tradicionais que não dão conta de acompanhar o aumento no volume de trabalho e as mudanças constantes e diárias trazidas pela tecnologia. É o caso do setor jurídico, que, aos poucos, tem olhado para áreas como tecnologia e design para incorporar práticas que criem ambientes de trabalho salubres, eficientes e com espaço para inovação.

Veja, a seguir, dois cases de sucesso da gestão ágil aplicada ao setor jurídico conduzidos pelo advogado Leandro Gonzales.

Gestão ágil no jurídico do maior banco brasileiro

Quando Leandro assumiu parte da gestão do escritório interno de advocacia trabalhista do maior banco privado do Brasil em 2016, se deparou com uma série de problemas. O escritório, que havia sido criado para ser referência de boas práticas e resultados, estava na iminência de ser encerrado: baixa performance, problemas de clima, baixo engajamento, jornadas extensas e pouca confiança por parte dos clientes internos.

Após observar o funcionamento da unidade, o gestor jurídico levantou uma hipótese: o problema não eram os advogados, tampouco a conduta da empresa, mas, sim, a estrutura de trabalho, baseada no tradicional modelo taylorista, pautada no comando e controle, na hierarquia e na divisão funcional, e que não privilegiava a fluidez do trabalho, a comunicação e o aprendizado contínuo.

Para comprovar sua hipótese, Leandro fez alguns testes. De início, decidiu implantar uma estrutura ágil chamada Scrum, algo nunca tentado no mundo jurídico até o momento. Sua aposta era que, em um ambiente de transparência radical, compromisso extremo e com um modelo de trabalho baseado no empirismo, os resultados seriam outros em pouco tempo.

Em seis meses de trabalho, essa abordagem ágil se mostrou poderosa: a performance do time jurídico decolou, os problemas de clima acabaram, o engajamento cresceu consideravelmente e a confiança dos clientes chegou a níveis inéditos. Tudo isso, sem que o time precisasse fazer sequer uma hora extra.

Em 2018, o advogado assumiu toda a gestão do escritório interno com um novo desafio: adotar o Scrum em toda a estrutura e continuar a evolução dos times, mas agora com uma equipe bem mais enxuta. Mais uma vez, a agilidade se mostrou a resposta certa e em poucos meses, novos recordes de performance foram alcançados.

O primeiro escritório de advocacia ágil do mundo

Um dos sonhos de Leandro era criar um escritório de advocacia referência para o mercado, capaz de atender os clientes com os maiores níveis de excelência e performance possíveis, em um ambiente de trabalho promissor para os advogados. Seu desejo era criar uma organização que também servisse como um laboratório de gestão, onde ele pudesse introduzir, em uma estrutura ágil, tudo o que fosse de mais moderno em gestão para ajudar a transformar o mundo jurídico.

Assim, em 2022, surgiu o Leandro Gonzales Advogados, um escritório que já nasceu com uma estrutura ágil, em Scrum, e que já no seu 1° dia de operação recebeu o desafio de atuar em mais de mil processos de um dos maiores bancos do mundo. Leandro, agora CEO do escritório, apostou mais uma vez no poder do Scrum para enfrentar os grandes desafios de gestão somados ao desafio de construir um escritório do zero que atuasse em alto regime já no seu primeiro dia.

Trabalhando de forma empírica, aprendendo dia a dia a como produzir mais e em menos tempo, com a máxima excelência e em um ritmo sustentável, o desafio inicial foi superado e, ainda no primeiro semestre de atuação, o escritório se tornou líder em resultados.

Agora, com um ano em funcionamento, essa estrutura ágil montada permanece evoluindo, com experimentações e resultados crescentes, se tornando um modelo de gestão jurídica contemporânea.

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