blogpost

Thomson Reuters traz novidades no SAP NOW 2021

No mês de setembro aconteceu o SAP NOW, um dos maiores eventos de tecnologia e negócios da América Latina, em um modelo 100% on-line. A Thomson Reuters trouxe novidades fiscais e de comércio exterior no evento. Confira nesse post duas das sessões principais da Thomson Reuters.

No mês de setembro aconteceu o SAP Now, um dos maiores eventos de tecnologia e negócios da América Latina. Em um modelo 100% on-line, a 26ª edição teve a participação de mais de 300 especialistas dos mais diversos setores, que fizeram parte de mais de 200 sessões divididas em 11 trilhas de conteúdo.

Confira duas das sessões principais da Thomson Reuters:

A primeira foi "O papel da tecnologia como aceleradora da gestão fiscal". Conduzido pelos especialistas da Thomson Reuters Rodrigo Conti (diretor de Vendas), Marcos de Paula (gerente de Produtos) e Anderson Cardoso (gerente de desenvolvimento), o painel trouxe os benefícios das soluções tributárias e como elas podem aumentar a agilidade e a precisão dos processos realizados pela área fiscal. 

Já "Melhore a performance e reduza custos em suas operações fiscais com soluções de automação" foi apresentado por Rodrigo Diaz e Cristiane Pirane, gerentes de produto da Thomson Reuters. Os palestrantes apresentaram soluções novas no mercado para automação tecnológica, de que maneira ferramentas como o ONESOURCE Tax Automation e o Document Automation são aliadas estratégicas para os negócios, diminuindo custos nos processos fiscais e de comércio exterior.

Quer saber como foram os painéis? Então não deixe de ler este post!

O papel da tecnologia como aceleradora da gestão fiscal

Muitos clientes perguntam sobre as características que precisam ser avaliadas durante o processo da implantação de uma solução complementar ao SAP. O que, afinal, precisa ser ‘pesado’?

Hoje há três aspectos fundamentais: o de negócios, tecnológico e a escolha do parceiro. Em relação à tecnologia, é importante escolher uma solução alinhada às práticas da SAP. Procurar uma plataforma totalmente robusta e que entregue muitos quesitos, como a parte de auditoria e uso das ferramentas.

Já no aspecto de negócios um ponto importante a ser considerado é que não adianta ter tecnologia se não há conhecimento de negócios. Em questões tributárias há um alto nível de complexidade que expõe pontos críticos dos clientes. Nesse sentido é importante olhar também a expertise do provedor, sua robustez para prover conhecimentos e entender as necessidades fiscais, tributárias e contábeis.

A Thomson Reuters oferece a solução ONESOURCE Tax One for SAP® Solutions, que complementa o SAP TDF e está alinhada com as melhores práticas recomendadas pela empresa. Orientada a microsserviços, com relação ao desenvolvimento segue uma conduta importante de primeiro testar a aplicação, buscando com os usuários as melhores práticas de uso e de experiências.

Para a Thomson Reuters, a questão da entrega das obrigações fiscais é uma commodity. A empresa tem mergulhado no que é chamado de ‘jornada do negócio’, mapeando dores do contexto tributário e contábil, fazendo com que a solução já nasça com ferramentas embarcadas que automatizam a rotina e o dia a dia do usuário.

E a aceleração da inteligência fiscal está muito ligada a processos repetitivos e geração de relatórios, por exemplo. O ONESOURCE Tax One for SAP® Solutions possibilita insights táticos, operacionais e também estratégicos, atendendo demandas inclusive da alta gestão das empresas.

Melhore a performance e reduza custos em suas operações fiscais com soluções de automação

Hoje a área fiscal tem algumas dores por não ter automação. Devido ao alto volume de obrigações a serem entregues, se faz necessário um trabalho automatizado. O tempo gasto na operação traz perda de qualidade por conta do curto prazo para as entregas, além da falta de visibilidade e dificuldade de verificação de todo o processo.

Se houver uma fiscalização, onde estão os arquivos? E se for necessário realizar uma retificação, onde é possível ver quantas foram realizadas? Hoje todo o controle é feito manualmente, com perda da produtividade.

Pensando nessas dificuldades, a Thomson Reuters desenvolveu uma aplicação de automação dos processos fiscais. Disponível dentro do ONESOURCE Tax One for SAP® Solutions, o ONESOURCE Tax Automation ajuda, em tempo real, na governança e na produtividade.

A utilização do ONESOURCE Tax Automation possibilita a automação de quatro grandes ações:

  • Rotinas fiscais: Automatiza o processo de geração das rotinas fiscais (importação, relatórios, apuração, geração de arquivos), otimizando o tempo do analista e eliminando ações repetitivas. Reduz até 70% do esforço operacional do usuário.
  • Consistência dos dados: Realiza as validações de dados fiscais, tributários e contábeis importados com validação pré e pós-geração, garantindo o compliance.
  • Emissão de Guias de Pagamento: Automação do processo de geração, pagamento e contabilização das guias de tributos federais, estaduais e municipais por operação. Geração de arquivos para a transmissão ou integração com o ERP. 
  • Validadores: Automatiza todo o processo de validação, assinatura e transmissão em massa dos arquivos nos validadores do Fisco para entrega de obrigações como EFD, ECD e guias, entre outro.

No comércio exterior o cenário não é diferente, com uma série de atividades que são realizadas manualmente. Há uma infinidade de documentos que são recebidos pelo operador e que precisam ser validados e inseridos no sistema. Muito tempo é gasto no processo, principalmente pelo volume de documentos e itens a serem checados.

Para combater o excesso de trabalho manual é preciso investir na automação de processos. O Document Automation é uma ferramenta de RPA (Robotic Process Automation) disponível dentro do ONESOURCE Global Trade que possibilita importar documentos automaticamente, eliminando a digitação, com muito mais precisão e segurança. A solução identifica novos documentos e efetua a importação sem necessidade de intervenção humana, de forma contínua e segura.

Conheça o funcionamento do Document Automation:

  • Mapeamento de layouts: Para cada documento é criado um mapeamento de todas as informações que serão importadas. A ferramenta permite o controle simultâneo de múltiplos layouts e tipos de documentos. 
  • Pré-validação das informações recebidas: A pré-validação faz o “de-para” entre informações recebidas no documento e os padrões do sistema.
  • Importação de documentos: Assim que o documento é recebido a ferramenta inicia a execução, lendo o documento de acordo com o layout mapeado, traduzindo as informações e importando-as por meio de APIs do ONESOURCE Global Trade, o que garante a execução das regras de negócio.

Sem dúvida, a transformação digital pode ser alcançada ao utilizar ferramentas que automatizem processos e tragam mais inteligência para a operação tanto fiscal como de comércio exterior.

Quer saber como a Thomson Reuters pode ajudar? Então não deixe de conferir os próximos eventos que serão realizados