blogpost

O segredo da automação fiscal para o setor de Eletrônicos e Tecnologia

Soluções de automação fiscal são grandes aliadas para aumento de eficiência para o segmento.

A área fiscal por vezes é determinante no andamento dos processos cotidianos de uma empresa. Uma questão tributária mal resolvida pode comprometer diversas facetas de uma operação, acarretando em riscos e perdas financeiras. Por isso, é necessário sempre contar com o máximo possível de cuidados e ferramentas que mitiguem tais riscos.

Uma das soluções para conferir maior segurança às operações das áreas tributária e fiscal de uma empresa são as ferramentas de automação fiscal. Elas auxiliam a manter a conformidade com a legislação, permitindo que profissionais responsáveis por certas tarefas não precisem realizar as atividades de forma manual, automatizando processos e dedicando-se à funções mais estratégicas do negócio.

No segmento de Eletrônicos e Tecnologia, isso é ainda mais importante. Em um mercado que está a todo momento demandando rapidez e agilidade, qualquer problema interno pode ocasionar perdas irreparáveis, e a automação fiscal se mostra uma grande aliada, podendo ser altamente benéfica para empresas do segmento.

Entendendo a automação fiscal

De forma simples, a automação fiscal nada mais é do que a adoção de softwares, plataformas e sistemas inteligentes para otimizar as atividades fiscais de uma empresa, reduzindo o trabalho manual e aplicando práticas mais integradas com outros setores do negócio.

Seus benefícios podem ser diversos, e podem incluir:

  • Eliminação de retrabalho: muitas atividades da área fiscal envolvem práticas repetitivas e burocráticas, que podem ser facilmente feitas da maneira errada caso sejam feitas de forma manual. Adotar um software pode auxiliar a mitigar esses riscos.
  • Garantia de precisão: as informações armazenadas e usadas por um software fiscal são mais precisas, diminuindo o risco de envio de informações inconsistentes para os órgãos reguladores a que uma empresa está submetida.
  • Aumento da segurança: dados importantes ficam mais seguros, já que são protegidos em um ambiente com menor probabilidade de invasão, geralmente em nuvem.
  • Gestão facilitada: adotar um sistema automatizado permite que a equipe contábil trabalhe de forma otimizada, com um ambiente centralizado e maior integração entre equipes. Dessa forma, é possível consultar materiais com mais facilidade, agilizando processos.

Particularidades do setor

Algumas características da indústria de Eletrônicos e Tecnologia fazem com que aderir à automação fiscal seja ainda mais importante para uma empresa do segmento. Isso porque apresentam questões únicas, como:

1. Grande complexidade em suas operações

Empresas deste segmento oferecem muitos itens diferentes, que são tributados de maneiras diferentes. No caso de equipamentos hospitalares, por exemplo, estão sujeitos a tributações únicas, a depender do cliente (planos de saúde e SUS tem preços e regimes tributários diferentes).

Também contam com poucos centros de distribuição, mas vendem para todo o Brasil, estando sujeitas à guerra fiscal entre os estados. Além disso, várias empresas não vendem apenas equipamentos, mas também serviços, que são tributados de maneira diferente.

2. Operam em cadeias de fornecimento em que a digitalização dos processos está muito avançada

Falando do segmento de Eletrônicos e Tecnologia, é mais do que normal que seus processos estejam envolvidos com alta digitalização. É importante que todas as áreas de um negócio deste setor estejam no mesmo ritmo de avanço tecnológico, inclusive a fiscal.

Clientes e fornecedores deste segmento estão passando a todo momento pela transformação digital. Por exemplo, um e-commerce importante, no caso do consumidor doméstico; ou na emissão e conferência de NFs feita eletronicamente por seus sistemas, em caso de equipamentos hospitalares.

Soluções Thomson Reuters

Por conhecer este cenário de transformação digital e ser especialista no desenvolvimento de softwares para automação fiscal, a Thomson Reuters disponibiliza diversos programas customizados para a situação de cada empresa do segmento de Eletrônicos e Tecnologia.

Quer saber como sua empresa pode contar com as melhores ferramentas de automação fiscal do mercado? Continue acompanhando nosso blog!