blogpost

Onde os escritórios de advocacia devem investir seus orçamentos de tecnologia? Hoje muitos escritórios de advocacia têm dificuldade de escolher em quais soluções investir o orçamento em tecnologia. Veja, neste post, as melhores opções!


As capacidades da tecnologia jurídica estão em constante expansão, o que dificulta bastante a escolha de novas ferramentas de inovação. A solução é se concentrar em soluções que aumentem a inteligência no escritório de advocacia, como também níveis de serviço para os clientes atuais e os clientes em potencial.

Mas quais são os desafios atuais de uma banca e como um sistema jurídico ajuda a vencê-los?

A realidade da adoção das tecnologias jurídicas nos escritórios de advocacia

Parece que novas soluções que englobam quase todos os aspectos de um escritório de advocacia estão sendo introduzidas em um ritmo vertiginoso - do front office ao back office, à condução dos casos e muito mais.

Consequentemente, pode ser difícil saber por onde começar. Sócios-gerentes e outros gestores frequentemente perguntam sobre a melhor maneira de concentrar e utilizar seus investimentos e orçamentos em tecnologia jurídica.

Pergunte a dez especialistas jurídicos em tecnologia e você receberá dez respostas diferentes. Portanto, a orientação mais simples e sólida que pode ser dada é abordar cada investimento potencial com uma consideração em mente: seus clientes.

Em um setor jurídico em constante mudança, onde os escritórios de advocacia precisam lutar para manter os clientes que possuem e conquistar novos, é preciso escolher. É importante atualizar-se com as inovações e a solução é então focar nos orçamentos de tecnologia em soluções que aumentem tanto o nível de serviço para os clientes atuais e também para os clientes em potencial.

No whitepaper Discerning clients are forcing firms to raise their games, Jordan Schuetzle, diretor de desenvolvimento de mercado da Thomson Reuters nos Estados Unidos, declarou: “Apoio muito as empresas que trabalham a inovação da sua eficiência operacional. Mas se elas forem pressionadas a escolher, o ideal é primeiro investir em soluções para melhor servir seus clientes”.

3 desafios de um escritório de advocacia e como a tecnologia jurídica os soluciona

Cada escritório de advocacia tem dificuldades e desafios únicos, mas é possível encontrar alguns denominadores em comum. A seguir, você conhece os 3 principais e como a tecnologia jurídica ajuda a manter o atendimento ao cliente como principal missão:

1- Demorar na pesquisa jurídica e dificuldade de encontrar respostas precisas com mais rapidez: para muitas empresas, não há nada mais importante do que ter acesso imediato a informações precisas.

Na verdade, o atendimento ao cliente, a estratégia de caso, a preparação de documentos e a maioria das outras funções relacionadas ao caso exigem tempo e cuidado. Uma tecnologia de pesquisa jurídica baseada em IA ajuda a concluir as tarefas de pesquisa em menos tempo, sem sacrificar a precisão.

2- Lidar com novas áreas de prática e atualizar novos associados: alguns escritórios jurídicos estão ficando menos dispostos a encaminhar casos fora de suas áreas de prática principais para outros advogados.

Em muitos casos, é mais rentável aprender a nova área de prática e assim cuidar pessoalmente de todas as necessidades dos clientes, o que também possibilita expandir suas ofertas de serviço. Já estão disponíveis no mercado soluções abrangentes para advogados que precisam se atualizar rapidamente em uma nova área do Direito.

3- Simplificar tarefas associadas a um cliente ou assunto específico: um número crescente de escritórios jurídicos está implementando sistemas de gerenciamento de assuntos e práticas para ajudá-los a estruturar documentos de casos, controlar melhor o tempo faturável e simplificar a colaboração em toda a empresa. O objetivo? Organizar a base jurídica.

Já é possível provisionar o orçamento de tecnologia para incluir uma solução holística que permite que sua empresa gerencie qualquer assunto, desde o recebimento inicial até a sua conclusão. Além dos benefícios internos, permite que todos na empresa sejam mais responsivos, melhorando a transparência com o cliente.

Definir claramente as metas e prioridades do seu escritório jurídico pode fornecer a direção necessária para determinar a melhor abordagem para o investimento em tecnologia jurídica.

Sem dúvida, existem outros desafios que os advogados enfrentam além dos mencionados acima. Reserve um tempo para aprender mais sobre as soluções mais recentes que podem ajudá-lo a superá-los. 

Soluções Jurídicas

Blog Jurídico

Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito