blogpost

Descubra como ganhar tempo e eficiência com a digitalização do seu escritório de advocacia Conheça as principais vantagens e oportunidades da digitalização e se destaque no mercado.


Os avanços da tecnologia jurídica são extensos e trazem muitos benefícios para o mercado – embora ainda vemos escritórios de advocacia com receio de aderi-las. Isso não nega o fato de que a digitalização se tornou essencial para a perenidade do negócio, já que as ferramentas de transformação digital são essenciais para que os escritórios de advocacia lidem com o fluxo crescente de informações.

Afinal, adotar um modelo de negócio sem papel pode economizar tempo, recursos físicos e espaço de armazenamento, otimizando sua estrutura de trabalho e trazendo benefícios que melhoram a dinâmica da sua equipe.

Para entender melhor este cenário, divulgamos os três principais benefícios para seu escritório de advocacia buscar a transformação digital agora mesmo! Confira a seguir.

1. A tecnologia ajuda o seu escritório a atender mais clientes de forma mais eficiente

Hoje, não basta apenas aumentar o seu número de clientes; é preciso ser eficiente em seus atendimentos e nos resultados – do contrário, você perderá todos estes clientes adquiridos. Por isso que a tecnologia jurídica é essencial, pois, quando aplicada, ajuda advogados e colaboradores a economizarem tempo e esforço ao automatizar processos como:

  • Acompanhamento de horas faturáveis, controle de horas de trabalho e aplicação de diretrizes de cobrança;
  • Revisão e encaminhamento de faturas;
  • Envio de notificações oportunas para manter os fluxos de trabalho no caminho certo;
  • Rastreamento, coleta e relatório de dados financeiros e de desempenho.
  • Acompanhamento de orçamentos e sinalização das suas variações.

As iniciativas de digitalização também garantem que todas as tarefas descritas sejam executadas de forma consistente, precisa e pontual. Isso evita interrupções futuras, economizando ainda mais tempo e esforço.

2. A digitalização contribui diretamente para a segurança digital de dados

Atualmente, violações de dados e ataques cibernéticos permeiam as manchetes do dia. O número de escritórios jurídicos reportando violação de segurança aumentou de 26%, em 2019, para 29% em 2020 – dados somente dos Estados Unidos, de acordo com o relatório ABA TechReport. O estudo também aponta que 36% dos escritórios sofreram uma infecção por vírus, spyware ou malware. 

Com o aumento de cybercriminosos experientes – e os escritórios de advocacia sendo alvos lucrativos – é preciso priorizar a segurança dos seus dados. E se levarmos em conta que equipamentos antigos e infraestrutura de TI obsoleta aumentam a vulnerabilidade e os riscos de se deparar com problemas de segurança digital, vemos a importância de se contar com uma solução jurídica de confiança (como as da Thomson Reuters) para assegurar a proteção de dados do seu escritório.

3. A modernização ajuda os escritórios de advocacia a atrair e manter os melhores talentos

Para grande parte dos escritórios jurídicos, a capacidade de atrair e reter talentos é uma das tendências que terão maior impacto nos próximos anos. As principais empresas estão construindo ambientes de trabalho habilitados para tecnologia, que atraem e capacitam os advogados de hoje.

Com a digitalização, seu escritório permitirá que seus advogados façam seu melhor trabalho, apoiando-se da tecnologia para:

  • Automatizar tarefas redundantes e de baixo valor, que consomem sua paciência e entusiasmo;
  • Permitir conexões mais eficientes entre sistemas anteriormente isolados e, assim, conseguir rápido acesso a informações e recursos;
  • Analisar dados para descobrir os caminhos de trabalho mais rentáveis a serem seguidos e as estratégias mais eficazes para fornecer serviços jurídicos.

Na prática, a digitalização dos escritórios permite a melhor distribuição de cargas de trabalho e alocação recursos com base em insights orientados por dados, não em políticas sem definição clara. E à medida que mais advogados são incorporados ao ambiente de trabalho, aumenta-se a necessidade de remover as dificuldades criadas a partir de decisões imprecisas.

Com um ambiente de trabalho equitativo, sócios e gestores terão a tecnologia como insumo para tomar decisões baseadas em análises que criam experiências mais consistentes e uniformes em todo o escritório, garantindo a entrega de serviços mais qualificados e, consequentemente, mais lucro para sua empresa.

Ainda dá tempo de investir em um escritório jurídico digitalizado?

Claro que sim! Afinal, os escritórios de hoje não podem mais depender de tarefas manuais como controles de faturas e litígios, já que estes exigem boa parte do tempo dos profissionais, que poderiam ser utilizadas em ações mais estratégicas.

Por isso que investir em um serviço automatizado economiza tempo, amplia a eficiência nos resultados das tarefas e ainda promove a satisfação dos clientes. É a solução perfeita para que a transformação digital do seu escritório conquiste muitos benefícios práticos e resultados positivos.

Para te ajudar a iniciar esta jornada e garantir muito mais eficiência na sua prática jurídica, a Thomson Reuters desenvolveu o Legal One, solução jurídica que automatiza sua gestão de contencioso do começo ao fim, com automações pensadas exclusivamente para a realidade do mercado jurídico. Conheça mais sobre esta solução e transforme sua prática jurídica hoje mesmo. Clique aqui.

Confira outros assuntos relevantes