blogpost

Digitalização de escritórios jurídicos Digitalização dos processos e uso de softwares jurídicos redefiniram a realidade da rotina dos escritórios. Leia o artigo completo e saiba mais.

A evolução tecnológica é uma realidade presente na rotina dos advogados, na qual não há mais como fugir. Afinal, a automação e digitalização de grandes escritórios jurídicos trouxeram ganhos em produtividade, mais agilidade e menos retrabalho.

Nesse cenário, contar com um bom software jurídico faz toda a diferença. Isso porque, com a otimização do tempo, o advogado pode focar no que mais importa: a prática do Direito e o relacionamento com os clientes. Além de, é claro, aumentar a sua vantagem competitiva e a qualidade na prestação de serviços.

Porém, diante de tantas soluções jurídicas disponíveis no mercado, como escolher aquela que mais se adequa à realidade do escritório?  Neste conteúdo, confira dicas para tomar a decisão certa e ganhar mais eficiência com o apoio da tecnologia. Acompanhe!

Principais problemas encontrados por escritórios de advocacia que não acompanham a evolução tecnológica

Grandes escritórios jurídicos enfrentam desafios decorrentes do alto número de demandas. A falta de automação e de um sistema que organize o grande volume de informações prejudica a rotina. Diante disso, veja as principais dificuldades que os escritórios jurídicos enfrentam pela ausência de tecnologia:

  • Problemas no gerenciamento e execução de rotinas operacionais;
  • Tempo perdido com rotinas financeiras diárias, especialmente no fechamento mensal;
  • Muitas atividades para fazer em pouco tempo, acúmulo de tarefas e falta de controle de prazos;
  • Dificuldade para encontrar indicadores de performance e resultados.

Em meio a tantos desafios, é natural que os escritórios jurídicos busquem soluções tecnológicas para evitar esses problemas.

Como a transformação digital soluciona problemas da gestão jurídica

Para se manter competitivo, a adoção da tecnologia passou a ser uma necessidade dos escritórios de advocacia. Aplicativos e software jurídicos permitem a automação de tarefas repetitivas, direcionando o foco do advogado para a prática do Direito e para o cliente.

As ferramentas tecnológicas e a digitalização dos processos também proporcionam a agilidade e precisão que os grandes escritórios jurídicos precisam. Além do mais, um sistema seguro reduz a ocorrência de erros em documentos e relatórios e possibilita fazer a gestão de contratos dentro do próprio software. Sendo assim, o aumento da produtividade e otimização do tempo surgem como consequência disso.

Não podemos deixar de citar a facilidade de encontrar dados e informações pertinentes à prática jurídica. Hoje, mais do que nunca, os escritórios sabem da importância do Business Intelligence (BI) aplicado ao Direito.

Por fim, mas não menos importante, uma boa solução jurídica vai oferecer relatórios que ajudam a avaliar a performance do escritório. Ideal para quem deseja entender melhor os resultados alcançados pela equipe e definir as próximas metas.

O mercado de software jurídico é competitivo. Novas soluções surgem a cada dia e, neste turbilhão tecnológico, tomar a decisão certa sem correr riscos pode parecer impossível. Portanto, esse é mais um ponto que merece a sua atenção.

Os riscos de não escolher o parceiro certo para o seu escritório

Opções de ferramentas tecnológicas para o seu escritório não faltam. Mas, fazer a digitalização do seu negócio em parceria com empresas pouco conceituadas no mercado de softwares jurídicos pode trazer complicações. Tais como:

Gastos extras pela falta de estrutura do parceiro na manutenção do sistema, no armazenamento de dados e com outros fornecedores para conseguir complementar as soluções;

Mais investimentos em correções e perda de tempo na execução dos ajustes;

Tempo perdido da equipe com treinamentos para utilizar um sistema que em pouco tempo é abandonado por ineficácia.

Dessa maneira, o investimento no software errado pode trazer mais dores de cabeça do que benefícios. Para mudar isso, basta escolher um parceiro que ofereça expertise humana aliada à tecnologia necessária que irá suprir as suas necessidades. Mais do que se adequar à digitalização, os grandes escritórios jurídicos precisam contar com as ferramentas certas.

Como escolher a melhor solução jurídica para o seu escritório de advocacia?

O primeiro passo é entender quais são as necessidades presentes no dia a dia antes de buscar um sistema para advogados. Em outras palavras, a solução jurídica ideal deve utilizar a tecnologia para responder às questões mais complexas do escritório. E a lista de necessidades para serem atendidas em grandes escritórios jurídicos pode ser bem extensa.

Em uma sociedade movida pelos dados, o conceito de Data Driven tem sido aplicado cada vez mais na prática do Direito. Visto que o volume de informações cresce a cada dia, saber usá-las com sabedoria agiliza a rotina, facilita a tomada de decisões e transforma a relação com os clientes.

Ou seja, quanto mais demandas uma empresa possui, mais necessário se faz uma ferramenta voltada para o Business Intelligence. O Legal One Analytics, o primeiro e mais completo sistema de BI jurídico do Brasil, ajuda você a prever cenários e oferecer respostas mais concretas aos seus clientes.  

Nessa perspectiva, ter o apoio de conteúdo jurídico confiável também é imprescindível. No Legal One, você conta com o respaldo de mais de 100 anos de expertise da Revista dos Tribunais, além de obras de autores renomados do Direito.

Em síntese, grandes escritórios jurídicos precisam de soluções que atendam todas as necessidades e sejam compatíveis com a sua realidade. Portanto, um software jurídico completo como o Legal One da Thomson Reuters, é a melhor opção.

Case de sucesso: Gomes, Hoffman e Belucci Advogados

Presente no mercado brasileiro há mais de 30 anos, o escritório GHBP Advogados é um case de sucesso no quesito tecnologia. Mesmo com o apoio de algumas ferramentas tecnológicas, ainda havia a descentralização de informações jurídicas e financeiras, além de longas etapas de revisão para garantir a integridade desses dados.

A partir disso, iniciou-se a busca por uma nova solução. Assim, eles encontraram no Legal One uma parceria que garantiu ganho de eficiência e máxima segurança das informações. E o resultado é visível em números. Houve uma redução de 50% nas horas trabalhadas em tarefas operacionais da área financeira. Já a mitigação de erros em relatórios chegou a 100%.

“Praticamente todo mês estamos em contato com a Thomson Reuters, a comunicação vai além da prestação do serviço de software de gestão jurídica Legal One. É comum sermos abordados sobre nossa opinião e somos atualizados das intenções do parceiro o tempo todo. Isso nos dá a segurança de que fizemos a escolha certa ao decidirmos depositar nossa confiança na solução Legal One da Thomson Reuters”, destaca a advogada Silvia Helena Piva, da GHBP Advogados.

Quer saber de que forma o Legal One pode entregar resultados como esses para o seu escritório? Solicite uma demonstração aqui.

Soluções Jurídicas

Blog Jurídico

Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito