blogpost

Diga "sim" a qualquer questão com uso da tecnologia de pesquisa jurídica

Um dos maiores desafios resolvidos pelo uso da tecnologia de pesquisa jurídica é ter certeza de que existe uma jurisprudência relevante e confiável para um assunto levantado normalmente por um cliente.

Muitas vezes, advogados e escritórios jurídicos têm dificuldades em aceitar novos casos em decorrência do tempo, recursos e a energia envolvidos para se atualizar em áreas de prática desconhecidas.

Dizer “sim” para um cliente tem se tornado um desafio à medida que as necessidades de seus clientes continuam a evoluir e você precisa acompanhar esse avanço tanto quanto possível.

Na prática, à medida que as leis evoluem entre as jurisdições, pode ser difícil acompanhar o ritmo de cada desenvolvimento jurídico. Igualmente desafiadora é a capacidade de rastrear e colher insights sobre as estratégias das partes interessadas e as respostas jurídicas.

Sem acesso rápido e fácil à tecnologia de pesquisa jurídica, a busca sobre a melhor estratégia de caso a se seguir pode enfrentar desafios de custo, pessoal e resultados de litígios.

Mas, e se você pudesse reduzir o tempo não faturável que gasta pesquisando o básico sobre novos assuntos? Imagine ser capaz de dizer com segurança, "sim, podemos assumir novos desafios."

Como o da tecnologia de pesquisa jurídica possibilita encontrar o melhor ponto de partida

Quando confrontado por um assunto desconhecido em seu escritório jurídico, você muitas vezes enfrenta uma sensação de insegurança e incerteza, por navegar em mares desconhecidos.

Sem clareza suficiente sobre os caminhos a serem percorridos, os advogados têm dificuldade em identificar as soluções “mais adequadas” para seu escritório jurídico e clientes e, consequentemente, aproveitar os benefícios da tecnologia jurídica.

De fato, você está acostumado a controlar os percalços que surgem em seu caminho. A sensação de iniciar do zero e tentar descobrir como e por onde começar, não é algo que você goste. Quer você faça a pesquisa jurídica sozinho ou em outro lugar, ainda assim parece uma perda de tempo e recursos.

Isso acontece até que você tenha acesso às ferramentas de pesquisa jurídica certas, aquelas que vão além do Direito primário e da busca tradicional para lhe dar um melhor ponto de partida. A tecnologia de pesquisa jurídica oferece recursos habilmente selecionados e sempre atualizados, incluindo:

  • Guias de instruções e informações
  • Listas de verificação, modelos e documentos padrão
  • Atualizações legais
  • Acesso a notas práticas
  • Perguntas e Respostas
  • Amostras e exemplos de quase tudo que você precisa

Você e o seu escritório jurídico podem facilmente conduzir uma pesquisa jurídica confiável com resultados precisos e simplificados, exatamente o que é preciso para atender seu cliente. É a orientação prática para entender rapidamente o que é importante e, desta forma, seguir em frente.

Diga "sim" com confiança a qualquer questão jurídica que surgir em seu caminho

De uma perspectiva de negócios, conforme o escritório jurídico reduz os custos e aumenta a eficiência operacional com o auxílio de tecnologia de pesquisa jurídica, o valor muda para um nível estratégico superior.

A próxima etapa na equação de valor é a gestão do conhecimento. Os advogados sempre compreenderam o valor das informações e da experiência adquiridas nos contratos com os clientes, ou seja, "gestão do conhecimento".

As tecnologias de pesquisa jurídicas inovadoras apresentam um amplo espectro de possibilidades positivas. Os escritórios jurídicos podem aumentar sua produtividade, oferecer novos serviços e melhorar a prestação de serviços, ao mesmo tempo que reduz despesas gerais.

Esses benefícios podem ser repassados ​​  aos clientes de várias maneiras, por exemplo:

Custo reduzido

As ferramentas de pesquisa jurídica já aumentaram a eficiência e eficácia de muitas práticas jurídicas. Eliminando, por exemplo, a necessidade de arquivar e recuperar documentos manualmente, até a geração automática de documentos precedentes, economizando tempo dos advogados e reduzindo o custo dos serviços jurídicos para os clientes.

Acessibilidade aprimorada

As tecnologias de pesquisa jurídica auxiliam na melhor comunicação entre advogados e clientes, melhorando drasticamente a acessibilidade dos serviços jurídicos. Associada ao uso de recursos de comunicação de vídeo,  as ferramentas de pesquisa jurídica transformaram os processos judiciais e reduziram as barreiras de acesso à justiça.

No outro extremo do espectro, os escritórios jurídicos avançados têm fornecido aos seus clientes acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, a aconselhamento jurídico e repositórios digitais personalizados para seus documentos.

Melhores resultados

A adoção das ferramentas de pesquisa jurídica tem democratizado os serviços dos escritórios de advocacia. Questões jurídicas básicas agora podem ser respondidas de forma rápida e eficiente, conectados a uma série de artigos jurídicos e precedentes, capacitando advogados e clientes a tomar decisões mais bem informadas sobre suas opções

À medida que as tecnologias de pesquisa jurídica continuam a progredir, os clientes podem obter melhores resultados para suas questões jurídicas.

Ao final, o objetivo das ferramentas de pesquisa jurídica é garantir que as informações certas estejam nas mãos certas no momento certo, levando a melhores decisões sobre a estratégia e a direção dos escritórios jurídicos.

Obtenha os recursos jurídicos especializados de que você precisa

Seus clientes contam com você como especialista em orientação jurídica. Mas às vezes, mesmo os melhores profissionais da área do Direito precisam de ajuda. E é aí que entram as soluções jurídicas da Thomson Reuters.

Para quem precisa de conhecimento estratégico > Revista dos Tribunais.

O Selo Editorial Revista dos Tribunais reúne autores consagrados do meio Jurídico em obras aprofundadas para capacitar os profissionais do Direito, respaldando-os com respostas rápidas, precisas e confiáveis.

Para quem busca um portfólio de conteúdos confiáveis e atualizados, disponível com temas mais relevantes do Futuro do Direito > Revistas Especializadas.

As Revistas Especializadas são diversos periódicos científicos e livros de grandes especialistas sobre os temas mais relevantes, garantindo embasamento prático à comunidade jurídica.

E por fim, para todos aqueles que estão à procura de uma nova experiência de leitura através de um Clube de benefícios exclusivos > RT Prime.

O RT Prime traz uma nova modalidade de consumir conteúdo aos profissionais do Direito. Por meio de uma assinatura mensal é possível ter acesso a conteúdo especializado com a qualidade editorial da Revista dos Tribunais. São diversas obras com a curadoria de autores renomados.

Novos avanços tecnológicos podem ser incorporados à rotina da prática jurídica, tornando o trabalho do advogado mais consistente, produtivo e eficaz. A tecnologia, cada vez mais, aparece como uma aliada do profissional que pode aumentar o desempenho do escritório jurídico.

A transformação digital avança e a tecnologia jurídica já está disponível para o sucesso do escritório jurídico e de seus advogados. Conheça as soluções jurídicas da Thomson Reuters e veja como a inovação tecnológica  pode levar sua prática jurídica a outro nível.

Soluções Jurídicas

Blog Jurídico

Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito