blogpost

3 características que podem transformá-lo em um advogado único para seus clientes Algumas características são fundamentais para ajudar o advogado a melhorar a prestação de serviços e alcançar o sucesso. Entenda quais são elas neste post!

Qualquer pessoa que esteja no mercado de trabalho se pergunta o que faz daquele outro profissional tão bem sucedido na sua área, não é? E é claro que o mesmo acontece na prática jurídica. 

O fato é que, para se tornar um exímio advogado, é preciso muita pesquisa e preparação. E nós sabemos também que é muito mais fácil falar do que realmente fazer. O advogado do futuro lida com expectativas altíssimas e inúmeras tarefas para serem finalizadas o quanto antes. Ferramentas de pesquisa jurídica podem fazer a diferença quando você está tentando alcançar o próximo nível.

Existem três características que todo advogado precisa para ter sucesso. A boa notícia é que esses três atributos podem ser alcançados mais facilmente por meio das ferramentas de pesquisa jurídica. 

Continue a leitura deste post para descobrir quais características são essas. Entenda ainda como você pode aproveitar as vantagens da tecnologia na prática jurídica para alcançá-las. 

1. Precisão é a alma da prática jurídica

Quem lida com leis sabe que o sucesso ou fracasso de um caso está nos detalhes. Se você não se dedicar para garantir um trabalho preciso, corre o risco de comprometer seu sucesso na condução do processo. Menos erros aumentam suas chances de um resultado favorável. A exatidão é um componente essencial da prática jurídica. 

Nesse caso, usar novas ferramentas de pesquisa pode ajudá-lo a encontrar todos os detalhes que beneficiam seu cliente. Elas contribuem na busca por informações sobre juízes, tribunais, advogados e escritórios de advocacia relevantes para o seu caso. Ter estes dados é fundamental para construir sua estratégia de prática jurídica e garantir que ela seja baseada em insights precisos.

Como você se mantém atualizado sobre mudanças na lei?

A legislação muda, e com uma frequência enorme. E como você, advogado do futuro, lida com essas mudanças ao mesmo tempo em que tenta equilibrar uma carga de trabalho extenuante?

Empregar tecnologia para ficar por dentro das mudanças na lei é uma estratégia muito eficiente. As ferramentas de pesquisa de hoje podem ajudá-lo a identificar as decisões atuais, mudanças recentes e como evitar o uso de leis desatualizadas. 

Como nós dissemos acima, a precisão é de extrema importância, e seu sucesso depende de como você a usa em benefício da prática jurídica. 

2. A importância da eficiência

Hoje em dia, os clientes exigem uma comunicação rápida e esperam que você tenha todas as respostas na ponta da língua. É claro que isso é quase impossível, mas os clientes não estão dispostos a pagar pelo tempo que você leva para pesquisar antes de resolver as demandas deles. A saída, neste caso, é pesquisar no seu tempo livre para fornecer as respostas rapidamente. 

As ferramentas de pesquisa que você usa para obter essas respostas são importantes, especialmente quando a velocidade for imprescindível. Além disso, as ferramentas precisam ser confiáveis para que haja realmente uma economia de tempo no processo. 

O preço do perfeccionismo

O perfeccionismo é uma caraterística do advogado do futuro. Qualquer erro pode afetar a sua credibilidade e, consequentemente, o seu caso. Ao mesmo tempo, verificar tudo duas, três ou até quatro vezes é totalmente ineficiente. 

Conferir cada detalhe é uma prática valiosa, porém demorada, e na prática jurídica, tempo realmente é dinheiro. De acordo com um relatório do Thomson Reuters Institute, 28% do tempo de um advogado não é gasto praticando a lei nem se reunindo com clientes. 

Para minimizar essas horas não faturáveis, as ferramentas tecnológicas aparecem novamente como solução para padronizar este processo de verificação. Isso inclui recursos de Inteligência Artificial que podem capturar informações que, de outra forma, seriam difíceis de encontrar, adicionando outro nível de dificuldade à constante verificação de seu trabalho.

3. O papel da confiança para o advogado 

No contexto da prática jurídica, os clientes querem expertise. Contudo, há uma diferença entre ter experiência e conseguir comprová-la. Neste ponto, surge a confiança. Os clientes precisam confiar que você prestará um bom trabalho, já que é quase impossível mensurar a capacidade profissional do advogado. 

Para ajudar os clientes a confiarem em você, explique seu ponto de vista. Diga a eles o que você sabe e o que está aprendendo. Explique suas estratégias para que eles entendam o que está acontecendo e o que ainda precisa ser feito. Este processo pode ser ainda mais eficiente se sua estratégia for criada a partir de insights pessoais e analíticos.

Confie no próprio trabalho

Além de demonstrar autoconfiança, é vital que você realmente sinta isso. Analise seu trabalho de forma consistente e tente detectar erros ainda no início do processo. Isso garantirá que seu argumento esteja pronto para o tribunal e fundamentado em informações confiáveis.

Novamente, permitir que as ferramentas de pesquisa jurídica ajudem a fortalecer seu trabalho lhe dará a confiança para saber que você está dando o seu melhor.

Agora que você já aprendeu quais são as 3 principais características do bom advogado, entenda quais são os 10 passos para fortalecer seu escritório!

Soluções Jurídicas

Blog Jurídico

Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito