blogpost

ONESOURCE Determination: mais eficiência nas operações tributárias Buscando como descomplicar as operações tributárias? Saiba como o ONESOURCE Determination pode ajudar. Confira o artigo!

No atual momento, as empresas buscam por alternativas e soluções tecnológicas que permitam ir muito além, aumentando a produtividade e viabilizando o alcance de resultados mais positivos.

Nas operações tributárias, são vários os desafios que precisam ser vencidos. Simplificação na gestão de dados, mapeamento de oportunidades tributárias, automação de rotinas fiscais, apuração em tempo real e alto nível de segurança são apenas alguns deles.

Então, a dúvida é: como aumentar a eficiência das operações tributárias de um jeito simples, prático e assertivo? A resposta está no uso inteligente da tecnologia.

Diante desses desafios, a Thomson Reuters desenvolveu o ONSESOURCE Determination. A ferramenta é a única solução de impostos indiretos completa, da pesquisa à determinação e conformidade.

Neste artigo, apresentamos todas as possibilidades e recursos do sistema. Confira!

Cenário: quais são os maiores riscos e as necessidades fiscais?

Afinal, de que maneira as empresas vêm gerenciando as operações tributárias? Quais são os riscos e demandas que elas precisam gerenciar? Listamos os principais a seguir. Confira:

Monitoramento Manual de Legislações:

As empresas têm dificuldade em acompanhar as diversas legislações editadas por dia pelo governo. Por isso, precisam de soluções que, além de fornecer a legislação atualizada, sejam integradas aos seus ERPs, garantindo atualização automática.

Adequação sistêmica

As mudanças de regras impactam em alterações de layout de entregas, gerando um alto custo com customizações em um prazo, geralmente, curto para se adequar. Sendo assim, as empresas precisam ser ágeis nos ajustes para evitar emissões com erros e penalidades do Fisco.

Retrabalho e multas

Mesmo com as atualizações feitas, muitas vezes as empresas se deparam com correções de lançamentos manuais, notas complementares, reapurações e retificações. Além disso, nesse cenário, os times fiscais e de Tecnologia da Informação tendem a acumular tarefas. Por isso, é fundamental que as companhias consigam ajustar os processos no início da operação, evitando retrabalho e otimizando o tempo e a produtividade das equipes.

Dessa maneira, a tecnologia tende a minimizar muitos desses riscos, garantindo mais agilidade para o time e qualidade superior nas entregas.

ONESOURCE Determination: o motor de cálculo de impostos indiretos

Desenvolvido especialmente para simplificar as operações tributárias das empresas, o software ONESOURCE Determination, disponível na nuvem, permite que as empresas automatizem transações, incluindo os cálculos relativos a impostos indiretos globais.

Com o uso da solução em cloud, as companhias têm condições de se manter atualizadas sobre mudanças nas alíquotas do ICMS, IPI, PIS/COFINS e impostos retidos na fonte.

Recursos:

  • Monitoramento tributário automático;
  • Atualização automática da tabela de impostos;
  • Planejamento que permite a simulação para antecipação dos impostos nas ordens de serviço. Assim, é possível saber qual será o custo tributário envolvido na contratação de um fornecedor antecipadamente;
  • Manutenção dada pela Thomson Reuters: sua empresa não precisa mais se preocupar com customizações.

Com o ONESOURCE Determination, você ainda conta com outras funcionalidades:

  1. Múltiplas soluções para impostos;
  2. Recurso de suporte;
  3. Fluxo de trabalho bem definido;
  4. Agência Reuters Notícias.

Além de tudo, o sistema é fácil de usar e aprender e está sempre acessível em qualquer lugar e dispositivo com alto nível de segurança.

ONESOURCE Determination garante excelentes resultados e ótimo custo-benefício

Se você está pensando em ter produtividade combinada com um ROI de destaque, saiba que com o ONESOURCE Determination é possível.

Além disso, a solução possui um ótimo custo-benefício com aumento de ROI e redução no Custo Total de Propriedade (TCO). A implantação do software em nuvem leva, em média, seis meses e assegura integração com ERP. A solução da Thomson Reuters garante ainda:

  • Subscrição anual;
  • Sustentação operacional;
  • Tecnologia de ponta;
  • Equipe altamente qualificada, formada por cerca de 300 profissionais.

ONESOURCE Determination: principais características do motor de cálculo

Grandes grupos possuem atuação no atacado, varejo e e-commerce, sendo que as três frentes possuem taxas tributárias diferenciadas. E como gerenciar todos os tributos? Com o motor de cálculo do ONESOURCE Determination, a empresa tem condições de automatizar as transações tributárias em todos os canais, mantendo uma base única. 

São características do ONESOURCE Determination:

  • A mais ampla cobertura disponível nas categorias de tributação de produtos: uma estrutura de nuvem centralizada e uma integração perfeita com o suporte à determinação e à conformidade de impostos de ponta a ponta.
  • Integração flexível e conexão com diferentes sistemas ERP financeiros, de faturamento e de e-commerce: por meio de integrações pré-criadas e personalizadas.
  • Personalização flexível: o ONESOURCE Determination garante que todas as suas necessidades globais de responsabilidade tributária sejam atendidas. Isso porque o processo proprietário do software lida com corporações de todos os tamanhos e alcance geográfico.
  • Confiabilidade das informações: que leva à redução do risco de erros que podem desencadear auditorias, graças à experiência interna apoiada por processos certificados SSAE 18 e ISAE 3402.
  • Relatórios completos: com informações consolidadas que reduzem o risco de erros, aumentando a precisão dos cálculos de impostos indiretos e retenções.
  • Redução do tempo, esforço e o risco derivados dos processos manuais ou das soluções desconectadas.

Além disso, você pode aplicar facilmente sua política tributária de forma consistente em toda a sua empresa e colaborar em todas as regiões com nossa solução nativa da nuvem.

ONESOURCE Determination estabelece um novo fluxo de dados

Atualmente, muitas empresas mantêm um time para atualização e conferência manual das regras fiscais. Esse processo costuma ser demorado, exigindo a energia e o tempo dos profissionais.

Com o ONESOURCE Determination, as tarefas de atualização passam a ser realizadas de forma automática pela ferramenta. A geração de toda a tributação de entrada e de saída é feita em nuvem pelo sistema.

Ao gerar um pedido de compra, por exemplo, o software faz os cálculos necessários e, na sequência, informa para o seu ERP. Muito mais praticidade para o setor!

Automatização de impostos

Calcula seu imposto indireto global, com uma solução automatizada para impostos sobre vendas, uso, imposto sobre consumo, GST e IVA.

Atualizações validadas e integradas com o ERP

As atualizações no ONESOURCE Determination são feitas somente depois da conclusão de testes internos. Os clientes são informados sobre as atualizações incorporadas na plataforma via e-mail.

A solução perfeita para aumentar a eficiência nas operações tributárias

À medida que sua empresa cresce, calcular, coletar e relatar para fins de impostos indiretos globais se torna mais complexo. O desafio é informar com precisão o imposto sobre valor agregado, imposto especial sobre produção e serviços, vendas e uso, independentemente da frequência com que as taxas mudam.

Já pensou em automatizar tudo isso e ficar tranquilo, com foco exclusivo na estratégia do negócio? Com a solução ONESOURCE Determination é possível. O software disponível em nuvem permite que as empresas automatizem transações sem a dor de cabeça de gerenciar e manter um gerenciador interno de impostos ou um sistema de relatórios.

Como vimos até aqui, a complexidade das regras para as operações interestaduais pode ficar no passado se a empresa decidir pelo investimento em uma solução automatizada, como o ONESOURCE Determination. A ferramenta oferece visão em tempo real das determinações dos impostos sobre as transações da sua empresa, auxiliando na mitigação de riscos, no aumento da eficiência e maior competitividade nas operações fiscais tributárias.

Gostou das funcionalidades da ferramenta? Conheça o ONESOURCE Determination!