blogpost

Por que usar um sistema em Cloud fora do seu ERP?

Descubra como é mais fácil, rápido e barato investir em um sistema em cloud do que optar pelo desenvolvimento de um software tradicional

A computação em nuvem é uma das tecnologias que transformou a rotina de usuários e empresas. Desde o seu surgimento, vimos uma evolução significativa na forma como os dados são armazenados e acessados. Agora é possível acessar arquivos e informações pessoais e corporativas de qualquer lugar, com uma sólida conexão de serviço de Internet, a qualquer momento. Isso tudo por causa da tecnologia de cloud computing. 

Inclusive, o mercado de soluções em cloud não para de crescer. De acordo com Markets and Markets, em 2018, o setor era avaliado em US$ 272 bilhões – mas deve chegar a US$ 623,3 bilhões até 2023 (um crescimento de quase 130%).

Atualmente, a computação em nuvem pode significar muitas coisas diferentes, mas há três categorias principais de serviços em nuvem: Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS).

Neste artigo, apresentamos o conceito de sistema em cloud e mostramos o quanto ele pode ser benéfico para o seu negócio de Comércio Exterior. Neste guia detalhado, você conhecerá também as vantagens de ter um sistema em cloud fora do seu ERP. Aproveite o conteúdo!

O que é um sistema em cloud?

Antes de avançar nesse conceito, vale destacar que a nuvem armazena dados, executa processos e conecta sistemas. Ela é protegida por servidores, acessados por meio da Internet e conta com o suporte de bancos de dados que permitem a oferta de serviços.

Nessa estrutura, os servidores estão localizados em data centers pelo mundo todo. Usando a cloud computing, os usuários não precisam gerenciar servidores físicos nem aplicativos de software em suas próprias máquinas. Isso garante mais segurança e facilita o acesso às informações.

Nesse cenário, migrar para a nuvem oferece maior redução de custos para as empresas, alto nível de segurança e disponibilidade de sistemas, evitando downtimes.

Mas, afinal, o que é um sistema em cloud? Conhecido como Software como Serviço (do inglês, Software as a Service - SaaS), esse tipo de sistema é hospedado em servidores na nuvem e os usuários podem acessá-las pela Internet. Assim, em vez de o usuário instalar uma aplicação em seu dispositivo, ele pode acessá-la em um navegador web com total praticidade. E eles são cada vez mais populares.

De acordo com dados do Gartner, quase metade (48%) dos líderes de negócios estão investindo em dados e análises. Eles consideram o sistema em cloud como uma das três principais áreas de investimento em tecnologia emergente.

E por um bom motivo: os aplicativos de negócios entregues por meio de um navegador da web dispensam instalações complicadas ou contratos rígidos. Além disso, o pagamento dos sistemas em cloud é conforme o uso, eliminando a necessidade de investimento inicial. Tudo isso torna uma solução cloud muito mais flexível e acessível para qualquer orçamento.

Como funciona um sistema em cloud?

Um sistema em cloud (SaaS) é um método de entrega de software que permite acessar dados de qualquer dispositivo com conexão à Internet e navegador da web. Na maioria das vezes, a empresa de software o fornece em uma plataforma hospedada.

Os clientes acessam o sistema em cloud por meio de navegadores da Web ou API. Eles não precisam configurar ou manter o software por conta própria. Na prática, um sistema em cloud fornece aos usuários uma solução pronta. Os clientes só precisam pagar uma taxa de assinatura para usar as ferramentas SaaS.

O exemplo mais simples de SaaS é o Google Docs. Todo mundo conhece este serviço gratuito e baseado na web para criar e editar documentos. Para usar o sistema em cloud, tudo que o usuário precisa é ter uma conta do Google. Ao clicar em um link, basta trabalhar com documentos, planilhas e slides em um navegador da web simultaneamente com seus colegas. Além disso, é possível acessar sua conta de qualquer dispositivo para continuar seu trabalho e as alterações são salvas automaticamente.

Portanto, SaaS é um modelo de software no qual um provedor terceirizado disponibiliza aplicativos aos clientes pela Internet. Os usuários podem alterar as configurações a seu critério. Com tudo isso, o modelo de sistema em cloud (SaaS) está se tornando cada vez mais popular.

Por que ter um sistema em cloud fora do ERP?

À medida que você observa a evolução tecnológica, os benefícios sociais de um sistema baseado em nuvem ficam ainda mais evidentes. A adoção dos sistemas em cloud está crescendo exponencialmente, já que até mesmo as soluções mais complexas são liberadas do uso em um único local físico. 

Atualmente, o mercado oferece soluções em cloud instaladas dentro do sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning), bem como sistemas instalados fora do ERP, em infraestrutura própria, tanto na modalidade on-premise quanto em cloud.

Na prática, quando a solução em cloud é mantida fora do ERP, o cliente tem a certeza de que toda gestão do sistema (infraestrutura, manutenção corretiva e evolutiva, atualizações) é realizada por um provedor de confiança, como a Thomson Reuters, gerando uma série de benefícios.

Sistema em cloud fora do ERP: principais benefícios

Como vimos até aqui, as soluções SaaS vêm revolucionando os processos de negócios de empresas nos mais diversos segmentos. Uma solução em cloud traz um novo conjunto de recursos para as companhias e, com isso, uma série de benefícios.

Entenda por que vale a pena ter um sistema em cloud fora do ERP.

1. Redução de gastos com hardware

Um sistema em cloud pode fornecer economias notáveis ​​por vários motivos diferentes. Acima de tudo, elimina o custo inicial de compra/instalação, bem como os custos contínuos como manutenção e atualizações. 

Uma solução em cloud também é vantajosa porque fornece acesso a softwares caros e de alta potência que, de outra forma, não poderiam ser obtidos por meio de métodos convencionais de compra. Além disso, o método baseado em assinatura elimina o risco financeiro extremo de um software caro.

2. Aumento de performance

Uma solução em cloud permite à empresa otimizar dois dos seus mais valiosos recursos: tempo e dinheiro. Para muitos aplicativos SaaS, a instalação é tão simples quanto ter uma conexão com a Internet e adquirir um login. Além disso, as responsabilidades de manutenção são transferidas do seu departamento de TI para o próprio fornecedor.

Tudo isso, claro, elimina horas extras de trabalho e tempo de inatividade que, geralmente, são necessários para atualizar o software convencional. Por fim, os aplicativos SaaS tendem a ter uma curva de aprendizado menor, o que significa uma adoção mais rápida em toda a sua força de trabalho e, consequentemente, aumento de produtividade e performance.

3. Flexibilidade na capacidade de armazenamento

Com frequência, as empresas se deparam com essa limitação: falta espaço de armazenamento para o arquivo de todos os dados e informações relevantes, bem como para a execução do sistema com sucesso.

Ao usar uma solução em cloud, as companhias ganham flexibilidade e escalabilidade na capacidade de armazenamento. Ou seja, você não precisará lidar com a falta de espaço. À medida que sua demanda crescer, a solução em cloud provê os recursos necessários, de forma simples, prática, rápida e sem qualquer burocracia.

4. Alto nível de segurança

Atualmente, manter os sistemas corporativos em cloud é a melhor maneira de garantir alto nível de proteção e segurança de dados, já que os provedores de SaaS utilizam serviços de nuvem pública altamente seguros para implantar e armazenar suas instâncias de software e dados.

Ou seja, quando os softwares são mantidos na nuvem, eles contam com várias camadas de proteção que mantém os dados blindados e garantem a continuidade da operação, mitigando os riscos de falhas e ataques cibernéticos.

Além disso, com um sistema em cloud avançado, você tem a certeza de que os dados corporativos e o seu ambiente de produção estão replicados na nuvem, permanecendo protegidos. Assim, em caso de qualquer desastre, a solução em cloud mantém seus dados a salvo e seu ambiente disponível na nuvem, evitando perdas substanciais e tempo de inatividade.

5. Personalização

Uma solução em cloud é flexível o suficiente para ser modificada para usos comerciais específicos, mas também para usuários individuais. Os clientes podem personalizar a interface do usuário (UI) para alterar a aparência do programa, bem como modificar áreas específicas, como campos de dados, para mudar os dados exibidos. Vários recursos de processos de negócios também podem ser ativados ou desativados à vontade.

Geralmente, os usuários ainda podem ajustar seu próprio espaço de trabalho pessoal, como um painel ou lista de tarefas, para mostrar apenas as informações que precisam para ver e otimizar seu estilo de trabalho exclusivo.

6. Atualizações rápidas e seguras

Aquele processo demorado, custoso e nada prático de atualização de software ficou no passado. Com a solução em cloud, as atualizações são muito mais rápidas, simples e seguras.

Afinal, basta o provedor executar as atualizações no servidor principal, para que elas sejam entregues aos clientes no sistema em cloud. Um processo simples, rápido, seguro e eficaz com o suporte de profissionais altamente qualificados.

7. Backups rápidos

Se você já trabalhou com software convencional, sabe muito bem que o procedimento de fazer backup de seus dados com frequência pode ser um trabalho meticuloso, na melhor das hipóteses. No entanto, as soluções SaaS acabam com essa atividade minuciosa, facilitando backups automatizados sem a intrusão do usuário e, assim, garantindo a veracidade de seus dados.

8. Melhora da governança corporativa

Como os ambientes de nuvem são dinâmicos e podem ser dimensionados para inúmeros recursos, componentes e serviços, a solução em cloud pode automatizar uma série de processos dentro de uma empresa – e a automação é essencial para a governança corporativa.

Com um sistema em cloud, por exemplo, é possível definir políticas de gerenciamento de ciclo de vida de dados, garantindo armazenamento adequado e disponibilidade das informações. 

Mas por que usar um sistema em cloud fora do seu ERP?

Dado o crescimento generalizado da acessibilidade na nuvem, é mais fácil, rápido e barato investir em um sistema em cloud do que optar pelo desenvolvimento de um software tradicional. Além disso, ter uma solução na nuvem fora do ERP traz vantagens, como:

  • Custo de manutenção menor;
  • Atualização com maior tempestividade;
  • Possibilidade de janelas entre as atualizações do próprio ERP.

E os seus processos de Comércio Exterior que não são abrangidos pelo ERP podem ser automatizados com o ONESOURCE Global Trade – solução global em nuvem da Thomson Reuters que trabalha de maneira colaborativa com o sistema principal da sua empresa. Assim, você garante o sincronismo entre as duas soluções, de modo que todos os dados relevantes permaneçam acessíveis em seu ERP. Com a nossa solução, você terá:

  • Uma solução completa de Comércio Exterior, com conteúdo embarcado;
  • Integração nativa com os principais ERPs do mercado;
  • Departamento de implementação da solução com profissionais especializados;
  • Conectores de integração estáveis;
  • Selo de certificação dos principais ERPs do mercado: SAP e Oracle.

Quer conhecer melhor nossa solução? Solicite uma demonstração agora mesmo e descubra como sua empresa pode alcançar um novo nível de precisão, conformidade e eficiência em seus processos de comércio exterior.