- Homepage
- Sala de Imprensa
- Thomson Reuters lança "Relevância no Recurso Especial"
29 de agosto de 2022
Thomson Reuters lança "Relevância no Recurso Especial"
Com atualização digital garantida até dezembro de 2022, livro é o primeiro a tratar sobre a aplicação do filtro da relevância nos recursos especiais analisados pelo STJ.
São Paulo, 29 de agosto de 2022 - Em vigor há pouco mais de um mês, a Emenda Constitucional (EC) nº 125/2022, que criou um filtro de relevância para recursos especiais analisados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem gerado dúvidas no meio jurídico. Para orientar o profissional da área e analisar o impacto do novo texto na vida do jurisdicionado, a Thomson Reuters acaba de lançar a obra "Relevância no Recurso Especial" - a primeira sobre o tema no mercado jurídico.
Publicado pelo selo Revista dos Tribunais nas versões impressa e digital (e-book), o livro tem a autoria do professor Daniel Mitidiero e foi lançado com a proposta de analisar as mudanças geradas pela EC nº 125/2022 à Constituição Federal. Por abordar temas recentes, com muitos desdobramentos, a obra traz novas funcionalidades para manter o leitor bem-informado: atualizações digitais garantidas até dezembro de 2022.
“A aplicação da relevância nos recursos especiais é um tema novo, extremamente importante e que tem gerado muitas reflexões no segmento jurídico. A importância da obra ao fazer uma análise profunda sobre esse filtro se torna ainda mais evidente não apenas por orientar o leitor sobre as nuances do tema, mas por mantê-lo atualizado com um recurso digital inovador, que lhe dará respaldo até o final do ano”, diz Juliana Ono, Diretora de Conteúdo e Operações Editoriais da Thomson Reuters.
Além de analisar a aplicação da relevância da questão federal como filtro de seleção de recursos especiais, o livro traz outros desdobramentos relacionados à EC nº 125/2022. Um deles é a contribuição da medida na consolidação do STJ como Corte Suprema. Segundo o autor, ao reduzir o congestionamento de recursos julgados pelo STJ – que aumentou 19 vezes nos últimos 30 anos –, a emenda permite à Suprema Corte se concentrar em sua missão constitucional de dar unidade ao Direito federal e construir sua própria agenda, o que ajuda a fortalecer o tribunal.
"O novo requisito da relevância permite ao STJ deixar de atuar como instância de controle, revisando decisões em processos cujo interesse é restrito às partes, passa do a exercer de forma mais efetiva seu papel constitucional. Com isso, será possível promover os princípios da segurança jurídica, da liberdade e da igualdade em um ambiente com ainda maior aderência ao seu papel institucional e resultados ainda melhores em termos de accountability, transparência e responsividade social”, concluiu Daniel Mitidiero.
A obra está à venda exclusivamente no site da Revista dos Tribunais até a segunda semana de setembro, com desconto promocional de lançamento de 15%.
Thomson Reuters
Thomson Reuters é um provedor líder em serviços de informação para negócios. Nossos produtos incluem softwares e ferramentas altamente especializadas com informação estratégica para profissionais jurídicos, fiscais, contábeis, de compliance e de comércio exterior, combinados com o serviço de notícias mais global do mundo – Reuters. Para mais informações, visite o site e para as últimas notícias mundiais, acesse o portal.
Contatos de imprensa
Ideal H+K Strategies
Juliana Lopes, juliana.lopes@idealhks.com
Fabio Okubaru, fabio.okubaru@idealhks.com
Andrea Farias, andrea.farias@idealhks.com