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3 desejos dos clientes e como alcançá-los com tecnologia jurídica

Neste artigo, contamos quais são os 3 principais desejos dos clientes hoje e como seu escritório de advocacia pode atendê-los. Confira!

A Thomson Reuters elaborou uma pesquisa perguntando aos clientes jurídicos corporativos como seus planejamentos e prioridades mudaram e obtivemos respostas que consideramos de extrema importâcia.

Eles planejam reduzir, mas estão mais ocupados do que nunca. Com a redução dos gastos e o aumento da carga de trabalho, os clientes estão pedindo aos escritórios de advocacia que façam mais com menos. 

Isso significa que os profissionais da advocacia devem buscar maneiras de aumentar a receita dos clientes existentes, em vez de táticas de crescimento mais tradicionais.

É por isso que, neste artigo, vamos falar sobre as três principais coisas que os clientes esperam de um escritório de advocacia e as estratégias para alcançá-las. Continue lendo!

O que os clientes jurídicos querem hoje?

Em particular, foram destacadas três prioridades que estão mais presentes entre nossos clientes quando o assunto é o que eles desejam dos escritórios de advocacia de hoje. Eles estão interessados ​​em:

1. Troca de conhecimento

Use boletins informativos, webinars ou ferramentas  de conhecimento para compartilhar informações importantes com seus clientes. Com a legislação, as regulamentações e as mudanças no cenário do setor, os clientes buscam informações mais atualizadas, portanto, seja proativo neste tópico. Esperar por um telefonema ou email pode significar perder o primeiro lugar.

A chave para o sucesso dessa estratégia é a relevância. Seus clientes estão ocupados e precisam apenas das informações mais pertinentes

Um boletim informativo com muitas informações rasas ou irrelevantes encontrará rapidamente o seu caminho para a pasta de spam. Em vez disso, você precisa criar um fluxo focado e sustentável de compartilhamento de conhecimento que mantenha seus clientes informados sem incomodá-los.

2. Aconselhamento oportuno e pertinente

À medida que o foco dos clientes muda, a maioria dos escritórios de advocacia tem que encontrar maneiras de ajustar os recursos e a experiência para atender às suas demandas.

Por exemplo, nossos entrevistados esperam que seu trabalho aumente nos próximos meses. Os escritórios de advocacia que antecipem e respondam rapidamente a esse desenvolvimento do setor podem ganhar uma parcela maior do portfólio.

Ter agilidade e precisão continua sendo o desafio número um para muitos escritórios jurídicos. 

Os clientes não querem esperar que seus escritórios de advocacia se atualizem sobre essas novas questões. Eles esperam o mesmo conselho de especialista nos prazos a que estão acostumados. Existem várias ferramentas de suporte e fluxo de trabalho disponíveis que podem auxiliar seus advogados na transição entre as áreas de atuação.

3. Serviço eficiente e eficaz

À primeira vista, esse pedido pode parecer óbvio, pois os clientes sempre desejaram um serviço eficiente e eficaz. Mas hoje, muitas vezes, isso significa que os clientes estão pedindo às empresas que trabalhem de graça.

Isso não é possível, no entanto, representa uma oportunidade para empresas inteligentes melhorarem a forma como colaboram com os clientes.

Equipes interdisciplinares que aproveitam o conhecimento jurídico, de tecnologia legal e de negócios podem atender às solicitações dos parceiros com mais rapidez e custos mais baixos.

Na verdade, nossos entrevistados citaram o fornecimento de recursos e o compartilhamento de conhecimento como as duas principais áreas de inovação desejadas para suas empresas. O foco em equipes ágeis e colaborativas permitirá que você mantenha os custos baixos e atenda às expectativas do cliente enquanto continua a expandir seus negócios.

Quais estratégias geram mais crescimento?

Nossa pesquisa identificou sete métodos principais para aumentar sua participação nos gastos externos de seu cliente, mesmo durante este período desafiador. A seguir, destacamos três boas práticas.

1. Abordagem inovadora

Os clientes estão cada vez mais exigentes sobre qual empresa se destaca e qual pode oferecer mais valor. Em um mercado repleto de concorrentes que reduzem investimentos em tecnologia e perseguem estratégias padronizadas, você tem a oportunidade de gerar renda por meio da inovação.

Isso pode significar salas de negócios virtuais, novas estruturas de taxas ou apenas outras formas de comunicação.

Encontre maneiras simples de melhorar a experiência do cliente e se destacar da concorrência. A inovação gratuita ou de baixo custo pode ajudá-lo a superar tempos difíceis e abrir caminho para disrupções mais significativas quando chegar o momento certo.

2. Experiência no setor

Com tanta turbulência nos setores, está claro que os clientes dependem muito de consultores externos para ajudá-los a acompanhar as mudanças legais e regulatórias. Diante de respostas rápidas e necessidades imediatas, relacionamentos duradouros estão sendo colocados à prova.

Até os clientes leais tendem a procurar novas empresas com profundo conhecimento de seu setor, mesmo que não tenham um relacionamento anterior. Antecipe esse risco aprofundando os relacionamentos existentes com seus clientes. Mostre a eles sua experiência no setor e lembre-os do valor que você agrega aos seus serviços. Certifique-se de manter contato com seus parceiros para saber quando suas necessidades mudarem e estar pronto para responder.

3. Equipes colaborativas

Existem muitas definições de "equipes colaborativas" que os clientes podem ter em mente. 

Apoiados pela tecnologia legal, eles vêm exigindo e criando mais colaboração com seus advogados há vários anos. Para que os escritórios respondam de maneira lucrativa, é preciso criar uma cultura de colaboração interna. O trabalho remoto generalizado torna esse desafio maior, mas a tecnologia legal viabiliza a cooperação.

Na prática, a força dessa abordagem é baseada em uma cultura que abraça a colaboração do cliente. Faça com que os clientes se sintam parte da equipe jurídica com acesso em tempo real a documentos e ferramentas de comunicação. 

Quando o parceiro se sente incluído no processo e faz parte de uma equipe interdisciplinar, ele investe muito mais no seu escritório de advocacia.

Por onde começar para entregar o que os clientes desejam

A boa notícia é que você já deu o primeiro passo: interpretar o que a maioria dos clientes realmente quer. Avalie o que você sabe sobre seus parceiros e os ativos que você possui atualmente.

Aumentos significativos em sua participação nos rendimentos de seus clientes provavelmente exigirão mais planejamento. Grandes mudanças em recursos, foco e tecnologia legal terão maior impacto no desempenho do escritório de advocacia. Procure ferramentas que permitam dimensionar seu investimento ao longo do tempo.

Quer você faça mudanças grandes ou pequenas, a única coisa que você não pode fazer é ficar estático. E sabemos que contar com a melhor ferramenta tecnológica faz toda a diferença. 

Interessante, certo? Se você deseja conferir mais artigos como este, visite nosso blog e obtenha as melhores informações para aprimorar, cada vez mais, sua prática jurídica.

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