blogpost

SYNERGY Brasil 2020 discute o papel da tecnologia no Direito 4.0

Estar bem informado é o melhor caminho na busca por uma gestão jurídica mais eficiente. Confira os principais destaques do SYNERGY Brasil 2020 e entenda o que há de novo no Direito 4.0.

O SYNERGY Brasil 2020 é a convenção global apresentada anualmente pela Thomson Reuters que reúne especialistas e interessados sobre diversas esferas do mercado de trabalho. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento teve que ser feito em um novo formato: virtual e gratuito.

Além disso, este ano o SYNERGY Brasil 2020 teve uma edição voltada a um novo público, os profissionais jurídicos. Acompanhe o artigo a seguir para entender como nossos apoiadores, patrocinadores e especialistas foram fundamentais na disseminação de informação e debates muito ricos e atuais.

Melhores momentos do SYNERGY Brasil 2020

Foram 22 palestras conduzidas com maestria por grandes personalidades brasileiras. No blog da Thomson Reuters é possível conferir como foram os eventos anteriores. Continue a leitura para acompanhar os destaques do SYNERGY Brasil 2020.   

O cenário Econômico após o COVID-19 

No dia 23, o SYNERGY Brasil 2020 pôde recepcionar a palestra de Ricardo Amorim, economista eleito como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil, apresentador do programa Manhattan Connection na GloboNews, CEO da Ricam Consultoria e colunista da revista Isto É. 

Amorim disse: “Nós vivemos a maior depressão econômica dos últimos 120 anos, mas que durou muito pouco”. O maior declínio ocorreu nos meses de março e abril porém, a partir de maio. a economia começou a mostrar sinais de melhora. Esta recuperação se deu por dois motivos:

O primeiro deles foi a flexibilização da legislação trabalhista que evitou uma demissão em massa. O segundo foram os auxílios emergenciais quase integralmente transformados em consumo. 

Além disso, houve uma injeção de crédito numa proporção nunca vista antes. A taxa de juros caiu para níveis baixíssimos, obrigando a população a buscar novas alternativas de investimento, tendo o fundo imobiliário como foco. Além disso, a facilidade de financiamento de imóveis ajudou a criar mais vagas de empregos que, consequentemente, aumentam o consumo e contribuem com a economia.

Sobre a recuperação econômica do Brasil, Amorim afirmou que duas medidas devem ser tomadas: a aceleração do programa de privatizações, que tem o potencial de evitar que o Brasil entre numa trajetória explosiva de dívida pública. E a reforma administrativa que, segundo o economista, “quanto mais significativa [...] for, mais recursos serão poupados, menor o gasto público e mais sustentável fica também a nossa dívida pública”. 

O profissional do futuro e a transformação digital

O SYNERGY também teve o privilégio de contar com o palestrante Arthur Igreja, que já participou de mais de 150 eventos no Brasil e no mundo, autor do livro ''Conveniência é o nome do Negócio'' e cofundador da plataforma AAA ao lado de Ricardo Amorim. 

No início de sua palestra, Igreja afirma que toda a tecnologia utilizada durante a crise do coronavírus já existia, porém era subutilizada, e foi necessária uma pandemia para que a sociedade visse as possibilidades de trabalho a distância. 

Além disso, Arthur Igreja mostrou quais características o profissional do futuro terá que desenvolver para ter sucesso nos próximos anos: 

  • Muita intimidade com tecnologia. Atualmente toda empresa é uma empresa de tecnologia, mas que por acaso atua em outras áreas. Quanto antes os executivos entenderem isso melhor para seus negócios.
  • Conseguir integrar diferentes silos. É necessário entender que as mudanças nas empresas envolvem todos os setores dela. O profissional deve ter um perfil integrador para entender como as várias áreas da empresa se correlacionam.
  • Saber trabalhar com a diversidade. As melhores ideias e inovações só são criadas quando os funcionários da empresa apresentam características distintas e se sentem livres para expor suas múltiplas vivências e culturas.
  • Fluência em redes sociais. Essa é a melhor forma de mostrar que a empresa existe e gerar e compartilhar conteúdos ricos e úteis para a sociedade.

Transformação do Advogado e da Justiça

No dia 24, o SYNERGY Brasil 2020 teve a honra de receber dois importantes palestrantes, Ricardo Cueva, Ministro do STJ e Erik Navarro, juiz federal e coordenador do Instituto New Law.

Esta palestra mostrou detalhadamente como o uso da tecnologia, sobretudo da inteligência artificial, pode impactar positivamente o cotidiano do Direito e da Justiça. E não só isso, quais medidas devem ser criadas para regulamentar esta transformação de modo que os dados estejam seguros e de acordo com as leis de proteção de dados, tanto do Brasil quanto dos outros países. 

Outra informação pertinente que os palestrantes abordaram no evento foi a diferenciação do uso da inteligência artificial. Hoje em dia esta tecnologia já é amplamente utilizada no mercado jurídico para processos de automação como adequação de fluxos de trabalho, padronização de rotinas, fusão de arquivos, entre outros. Contudo, o que tem gerado grandes debates no meio é a utilização dos outros subcampos da tecnologia.

As principais discussões giram em torno, principalmente, do machine learning e a capacidade dos sistemas de aprenderem comportamentos e criar modelos de ação específicos para aquele perfil. Será necessário licitar a exploração da base de dados dos tribunais? Os tribunais devem exigir contrapartida pelo uso da base de dados? Se sim, quais?   

A transformação do advogado e da justiça é certa, mas ainda existem muitos pontos para serem definidos antes que isso se torne uma realidade. 

A seguir, entenda de que forma a Thomson Reuters tem desenvolvido tecnologias baseadas em inteligência artificial e que podem contribuir grandemente com a transformação digital do Direito.

Tendências Globais e Novas Tecnologias Aplicadas no Direito

Por fim, mas não menos importante, tivemos a palestra de Jonathan Scholters, da Microsoft, que mostrou como as soluções jurídicas da Thomson Reuters podem tornar o escritório jurídico e o advogado do futuro ainda mais competitivo. 

Segundo Scholters, o mercado jurídico vem se desenvolvendo de uma forma lenta se comparado a outros mercados. Contudo, a pandemia, em poucos meses, acelerou transformações que normalmente demorariam de 3 a 4 anos para acontecer.  

Agora os clientes buscam ainda mais eficiência de processos, produtividade e serviços personalizados. E a Thomson Reuters, unindo inteligência artifical às suas soluções jurídicas, entrega muitos diferenciais. Confira 4 deles: 

  • Gestão de dados: 

advogado do futuro precisa de dados precisos disponíveis para serem usados em processos, publicações, entre outros. Estes dados, quando tratados, geram importantes informações e análises como produtividade do escritório, definição dos portfólios de processos, dados comportamentais e as informações essenciais que possibilitam a jurimetria.

  • Automação de processos: 

25% das atividades burocráticas podem ser automatizadas e finalizadas em poucos minutos com a ajuda dos algoritmos e aprendizado de máquina. Além disso a IA ainda ajuda na gestão de documentos e integração de workflows e sistemas, como software financeiro à solução jurídica, por exemplo. 

  • Segurança: 

As soluções jurídicas da Thomson Reuters não apenas protegem os clientes de fraudes e ataques cibernéticos como estão em conformidade com as leis de proteção de dados do Brasil e dos outros países também.

  • Ferramentas de colaboração: 

Esta funcionalidade permite reuniões internas e externas e maior organização do atendimento ao cliente e da gestão jurídica como um todo. A Thomson Reuters ainda disponibiliza ferramentas de compartilhamento e assistentes virtuais que estreitam cada vez mais a colaboração entre advogado e clientes. 

Scholters ainda acrescenta: “A Thomson Reuters apoia o desenvolvimento de uma mentalidade e cultura digital em que o advogado 4.0 possa ver a tecnologia como uma aliada para maximizar sua prestação de serviços e se aproximar cada vez mais dos seus clientes.” 

Se este conteúdo foi útil, continue lendo o blog da Thomson Reuters para ainda mais informação!

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA | LEGAL ONE 
A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> SAIBA TUDO SOBRE O TRABALHO EM NUVEM
Veja como escritórios mantém a produtividade, de qualquer lugar. Leia o ebook (https://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/legal-one/biblioteca-de-conteudo-juridico/seguranca-e-eficiencia-com-legal-one.html

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.