blogpost

Cultura digital no jurídico. Como se adaptar ao novo normal A tecnologia se tornou a principal aliada para os escritórios. Home office, processos automatizados, uso de aplicativos para reuniões, sistemas que permitem o acesso a dados, de qualquer dispositivo. O cenário prova que a transformação digital já acontece, e mais, ela não espera

Os últimos meses modificaram significativamente a forma de trabalho da maioria dos profissionais. No jurídico não foi diferente e os escritórios precisaram reorganizar suas rotinas. A tecnologia se tornou a principal aliada para os escritórios. Home office, processos automatizados, uso de aplicativos para reuniões, sistemas que permitem o acesso a dados, de qualquer dispositivo. O cenário prova que a transformação digital já acontece, e mais, ela não espera

A advocacia de hoje não é a mesma do passado. Mesmo com toda a sua formalidade, o setor jurídico é impactado diretamente pela transformação digital. Por isso, ser resiliente em meio às mudanças é questão de sobrevivência e os escritórios precisam estar preparados para não serem pegos de surpresa em situações como esta causada pelo COVID-19. 

Se adaptar significa uma mudança de mindset, deixar antigos padrões de trabalho e estar preparado para o novo. Para um escritório de advocacia a tecnologia influencia no relacionamento com os clientes, na comunicação entre a equipe de trabalho, na armazenagem e no acesso aos dados e até mesmo seu posicionamento no mercado. O atual período evidenciou ainda mais esta realidade.

Os escritórios que já se moldaram a esta transformação, antes da pandemia, se adaptaram com mais facilidade ao home office e conseguiram levar a cultura do escritório para casa sem prejudicar suas atividades, diferente daqueles mais resistentes. E, ainda, estavam prontos para as oportunidades que surgiram devido ao período. Portanto, a transformação digital não é previsão, é realidade. Adaptar-se a ela é imprescindível para quem almeja o futuro.

A forma de fazer negócios mudou. Os clientes cobram por soluções rápidas e os advogados precisam suprir estas exigências. É necessária uma constante busca por conhecimento, pois as mudanças no mercado e o surgimento de MP’s levam a um novo cenário. Os escritórios precisam se preparar, ser especialistas em diferentes áreas para aproveitar as oportunidades e atender as novas demandas. 

Para o setor jurídico o momento são os escritórios digitais. A tecnologia oferece formas inovadoras de praticar o Direito por meio de um software jurídio, como o Legal One™, que armazena dados em nuvem e garante mais agilidade na rotina do advogado sem comprometer a segurança das informações. 

Portanto, transformar uma crise em oportunidade é uma questão de posicionamento.

A transformação digital é inevitável e o período de pandemia evidenciou esse cenário. A partir de agora a tendência é intensificar o uso das novas ferramentas dentro dos escritórios jurídicos para serem mais tecnológicos e ágeis em seus processos. São novos tempos e para vivê-los é necessário uma mudança de mindset, se desapegar de antigos métodos que já perderam espaço. 

A essência do Direito é a mesma, mas a forma de praticá-la e desenvolver soluções se reinventou. Agora ser digital não é mais uma opção, mas um pré-requisito de sobrevivência em um mercado tão competitivo e exigente. E você, está pronto para o novo normal? Veja porque ter seu escritório em nuvem mantém a produtividade em qualquer momento, acesse a fact sheet: https://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/legal-one/biblioteca-de-conteudo-juridico/fact-sheet-porque-ter-um-escritorio-na-nuvem.html

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA > LEGAL ONE 

A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> QUER SABER MAIS SOBRE COMO FUNCIONA O TRABALHO EM NUVEM?

Acesse ao eBook e entenda como manter a produtividade do seu escritório, de qualquer lugar.

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL

Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.