1. Homepage
  2. Tax & Accounting
  3. ONESOURCE
  4. Blog Tributário
  5. Descubra como simplificar a complexa e onerosa legislação tributária brasileira

July 24, 2020

Descubra como simplificar a complexa e onerosa legislação tributária brasileira 

A burocracia por trás do cumprimento das obrigações fiscais no setor tributário é hoje um dos grandes obstáculos enfrentados pelas empresas brasileiras. Veja como a adoção de novas estratégias pode tornar o que antes era complexo e penoso em uma atividade simples e automática. Confira! 

O cumprimento das obrigações fiscais é hoje um dos grandes obstáculos enfrentados pelas empresas brasileiras, não só pela burocracia envolvida no processo, como também pelo entrave econômico que isso representa, inibindo investimentos e gerando ainda mais insegurança jurídica. 

Hoje, uma empresa que atua em âmbito nacional precisa atender às legislações tributárias federal, estadual e municipal, ou seja, levando em conta que existem 27 unidades federativas e mais de 5 mil municípios, dá para ter uma breve ideia da dificuldade que é gerenciar todos os tributos e obrigações acessórias exigidas.

Em resumo, são mais de 70 tributos e mais de 50 normas tributárias todos os dias. Uma burocracia tão elevada que, de acordo com o Banco Municipal, consome em média 2 mil horas por ano das empresas para a execução das tarefas. Tempo muito superior ao dos outros países da América Latina e Caribe, que gastam, em média, 342 horas por ano. 

Além disso, outro impacto negativo gerado pelo sistema tributário brasileiro é a necessidade de adequação das empresas toda vez que o Fisco desenvolve um novo processo de controle das obrigações acessórias. Isso também acaba gerando altos investimentos de tempo e dinheiro pelas empresas que, muitas vezes, não conseguem acompanhar as atualizações e adaptar suas operações em tempo hábil. 

Para superar esses desafios e se manter em dia com o Fisco, evitando os prejuízos decorrentes de multas e auditorias externas, é necessária a adoção de estratégias que simplifiquem o cumprimento tributário e o consequente compliance da empresa. Confira algumas abaixo:

  • Antecipe-se

Saber exatamente quais são as obrigações tributárias específicas para o seu negócio, os prazos de entrega e como cumprir com todas elas é a ação preventiva mais eficiente que a sua empresa pode adotar. Tenha uma cultura de antecipação focada em organizar a documentação, estruturar as entregas e realizar as validações antes da geração da obrigação, a fim de evitar erros e prejuízos para o seu negócio. 

  • Automatize sua operação

Hoje a automatização é responsável por simplificar – e muito – a rotina das empresas. Além de permitir o aumento da produtividade e a diminuição dos custos decorrentes dos processos manuais, é altamente recomendável a adoção de softwares específicos para a gestão tributária da sua empresa, garantindo mais segurança aos dados e maior controle das operações. 

  • Acompanhe as alterações tributárias

É realmente um desafio se manter atualizado em um país onde as normas mudam constantemente. Porém, com a ajuda de softwares específicos, sua empresa consegue ter uma visão geral de todos os requisitos que precisa cumprir para estar em compliance e ainda receber, em tempo real, as atualizações específicas que impactarão na sua operação tributária. 

  • Invista na sua equipe

Com o excesso de atividades e os prazos quase sempre “apertados”, é necessário contar com um time capacitado para gerenciar as tarefas e operações tributárias do dia a dia. Seja com planos de desenvolvimento, ou com cursos de atualização, sua empresa precisa oferecer ferramentas e incentivos para que os funcionários estejam 100% preparados para atender aos requisitos das obrigações tributárias.

A adoção dessas estratégias pode tornar o que antes era complexo e penoso em uma simples e automática tarefa do dia a dia tributário das empresas, garantindo mais tempo para o seu time focar no desenvolvimento de novas estratégias para expandir os negócios. 

Quer saber como a Thomson Reuters pode te auxiliar? Entre em contato conosco.