blogpost

Potencializando o agronegócio: soluções para impulsionar o setor e garantir competitividade

O agronegócio tem se destacado como um setor fundamental para a economia brasileira, impulsionando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país e apresentando resultados expressivos.

No artigo anterior, exploramos o uso de novas tecnologias no agronegócio e como essas novas ferramentas prometem impulsionar um dos setores de maior crescimento na economia brasileira.

Agora, iremos apresentar soluções inovadoras para impulsionar ainda mais o agronegócio, com foco na gestão estratégica de importações.

O crescimento do PIB impulsionado pelo agronegócio

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro tem surpreendido com resultados positivos. Em parte, significativamente impulsionados pela produção agropecuária, como evidenciado pelos números recentes.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do setor agropecuário registrou uma alta impressionante de 21,6% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o trimestre anterior.

Esse desempenho teve um impacto direto no crescimento do PIB total do país, contribuindo com cerca de 1,7 ponto percentual para a alta de 1,9% nesse período.

Nesse sentido, a exportação é uma fonte significativa de receita para os produtores agrícolas brasileiros, permitindo que eles alcancem mercados internacionais e diversifiquem sua base de clientes.

A demanda global por commodities agrícolas brasileiras, como soja, milho, carne bovina e aves, tem sido consistentemente alta, impulsionada pelo reconhecimento da qualidade dos produtos e pela competitividade dos preços.

Além disso, a exportação contribui para a estabilidade dos preços internos, uma vez que a demanda externa ajuda a equilibrar a oferta e a demanda no mercado interno. Isso é especialmente importante em momentos em que os preços internos são afetados por flutuações na produção ou por condições climáticas adversas.

Fatores do crescimento e importância de mercado

Um dos fatores-chave para o crescimento do PIB impulsionado pela produção agropecuária é a safra recorde de grãos, especialmente de soja. Essa mercadoria tem papel fundamental nesse cenário, sendo responsável por um peso substancial na safra ao longo do ano, principalmente no primeiro trimestre.

A cultura da soja, juntamente com o aumento da produção de milho, impulsionou o crescimento da agropecuária e, consequentemente, do PIB brasileiro como um todo.

Os números expressivos do crescimento do PIB como resultado da produção agropecuária não apenas reforçam a importância econômica do setor, mas também destacam a sua capacidade de impulsionar o desenvolvimento do país.

A relevância do agronegócio é ainda mais evidente quando comparado a outros setores, como a indústria e os serviços.

Enquanto o PIB da indústria registrou uma leve baixa de 0,1% no primeiro trimestre de 2023 e o PIB dos serviços teve um aumento de apenas 0,6%, o crescimento de 21,6% registrado no período no PIB agropecuário mostra um momento de potencial desenvolvimento das atividades do setor.

Módulo de Exportação: Gerenciamento e Automatização para o Crescimento do Agronegócio

Diante dos desafios e oportunidades apresentados pelo agronegócio brasileiro, a gestão estratégica de importações desempenha um papel crucial no escoamento da produção e na abrangência de novos negócios em âmbito mundial.

Nesse contexto, o Módulo de Exportação oferece integração eficiente entre departamentos e parceiros de comércio exterior, otimizando cada etapa do processo.

Além disso, com o Módulo de Exportação da Thomson Reuters a automatização das tarefas operacionais é escalável, atendendo às necessidades com compliance, rastreabilidade dos processos e cálculo dos custos previstos e reais. Documentos para os órgãos governamentais são gerados de forma precisa, evitando problemas com informações desatualizadas.

Com esse nível de automação, sua empresa dinamiza tempo para gerenciamento, aumentando a produtividade da equipe, tendo a a visibilidade das operações permite identificar oportunidades de redução de custos, tornando o seu negócio mais competitivo.

Outro benefício é o compliance: com o Módulo de Importação, ele fica mais fácil com a integração de conteúdo legal e atualizações constantes nas legislações governamentais.

Além disso, o controle dos prazos de entrega possibilita a redução do lead-time, tornando a operação mais eficiente, assim como permite o apontamento de atrasos e o cálculo dos custos previstos e reais da operação.

Com o Módulo de Exportação do ONESOURCE Global Trade, a gestão de exportação se torna mais estratégica e eficiente, impulsionando o agronegócio brasileiro no mercado global.

Novas estratégias tecnológicas para impulsionar o crescimento do agronegócio

O agronegócio brasileiro tem desempenhado um papel crucial na economia do país, promovendo o crescimento do PIB e gerando empregos.

Para continuar prosperando, o setor precisa de soluções inovadoras que otimizem os processos e impulsionem a competitividade. O Módulo de Importação do ONESOURCE Global Trade é uma solução abrangente que oferece automação, conformidade, controle de prazos e eficiência operacional.

Não perca a oportunidade de impulsionar seu agronegócio com o Módulo de Importação do ONESOURCE Global Trade.