Thomson Reuters reúne em São Paulo os melhores analistas financeiros baseados no Brasil para a entrega do prêmio StarMine Analyst Awards 2015

São Paulo – Os principais analistas financeiros e representantes das maiores corretoras de investimentos do País estiveram reunidos nesta terça-feira, 04/8, no Hotel Unique, em São Paulo, para a cerimônia de entrega do StarMine Analyst Awards 2015, prêmio concedido há 15 anos pela Thomson Reuters aos melhores profissionais em recomendações de compra e venda de títulos com base na precisão de estimativas de lucros no ano anterior.

Nesta, que foi a primeira edição latinoamericana do Starmine Awards, o Brasil se destacou como o país a reunir mais vencedores, no total foram 46 analistas premiados em 2015, dos quais 13 conquistaram o 1o lugar em diferentes categorias.

(Clique aqui para ver a lista completa de premiados e a metodologia da premiação.)

Durante o encontro de ontem, os executivos Pedro Martins Júnior, Head of LatAm Equity Research da JP Morgan, reconhecida como a melhor empresa de corretagem pelo Starmine Analyst Award 2015, Alexandre Spada, Equity Research Analyst do Itaú BBA, eleito o melhor analista de ações, e Murilo Freiberger, LATAM Research do Bank of América Merrill Lynch, que conquistou dois prêmios como melhor avaliador de receita, participaram de um painel de debates que abriu a reunião.

Eles discutiram sobre os principais desafios do setor e comentaram temas atuais, como investimento no mercado de capital aberto, a instabilidade econômica e as práticas para as melhores previsões de recomendação para compra e venda.

Questionado sobre como o atual momento econômico do País impacta suas recomendações e análises, Spada comentou que, “diferente de outros setores, o financeiro é previsível. Isso tem feito com que grande parte das empresas navegue relativamente bem durante esse momento de macro economia mais conturbado. O setor deve continuar navegando relativamente bem e, para o próximo ano, a perspectiva continua a mesma”.

Em relação às dificuldades que o momento econômico impõe sobre as recomendações, Freiberger explicou que a instabilidade está em todo lugar e que fatores como a depreciação cambial mudam consideravelmente a perspectiva de ânimo de algumas empresas, assim como o movimento da curva de juros: “O ambiente é de incerteza para todo mundo. O importante nesse cenário de instabilidade é estar muito atento a todas as mudanças efetivas no ambiente em que vivemos” e acrescentou: “Não tem nenhum tipo de bola de cristal para ver o que vai acontecer na próxima semana, o jeito é tentar manter a sua base de dados mais atualizada possível para tentar ter algum tipo de visibilidade”.

Segundo Martins Júnior, “para que haja confiança no investimento em bolsa é preciso passar por um ciclo de ajuste monetário, que é esperado para o ano que vem. Talvez essa seja a parte macro mais importante que a gente espera que o governo consiga entregar”.

Já sobre o universo macro dos serviços financeiros, foi levantada a questão se há algum outro país na América Latina no qual o mercado de capital aberto esteja vivendo um momento econômico melhor e ganhado as suas recomendações. Para Freiberger, o setor de transporte mexicano está vivendo um momento consideravelmente melhor do que as empresas que estão no Brasil e a proximidade com os Estados Unidos é um fator de influência positiva para esse cenário, mas diz que ainda assim vale a pena o investimento no Brasil: “Você tem algumas opções dentro do Brasil de empresas que, seja pelo ambiente macro ou pela qualidade da operação, podem ter uma performance boa. Por oferecer opções de pacotes de evaluation barato podem ser uma opção até melhor do que de uma empresa que esteja no México ou em algum outro país da América Latina.

Sobre o Thomson Reuters StarMine Analyst Awards

A StarMine é uma operação da Thomson Reuters globalmente reconhecida como o padrão ouro em medição objetiva de desempenho de analistas de recomendações de compra e venda. Os prêmios se dividem en duas categorias principais: “Stock Pickers”, que considera as recomendações de compra e venda de ações feitas pelos analistas em cada segmento de indústria; e “Earnings Estimators”, que avalia a precisão na projeção de lucros das empresas. A premiação mede objetivamente o desempenho de analistas de recomendações de compra e venda com base nos retornos das suas recomendações de compra e venda em relação a indicadores do setor; e a precisão das suas estimativas de lucro em 16 regiões em todo o mundo. Para obter mais detalhes, acesse starmineawards.com.

Thomson Reuters

Thomson Reuters é o provedor líder mundial de informações inteligentes para empresas e profissionais. Combinamos ampla experiência de mercado com tecnologia inovadora para disponibilizar informação essencial aos principais tomadores de decisão nos mercados financeiro, de risco e compliance; jurídico; tributário, contábil e de gestão de comércio exterior; de propriedade intelectual e ciência; e de mídia, impulsionada pela Reuters News, organização de notícias mais confiável do mundo. As ações da Thomson Reuters estão listadas nas bolsas de valores de Toronto (TSX: TRI) e Nova York (NYSE: TRI). Para mais informações, visite www.thomsonreuters.com

Contatos para a imprensa

Camila Soares

Head of Corporate Communications, Brazil
Thomson Reuters
+55 11 2159 0562
camila.soares@thomsonreuters.com
Thomson Reuters