LUZ lança primeira plataforma de negociação de ativos ilíquidos no Brasil

Empresa espera que a ferramenta, chamada de POP Trade, dê mais liquidez ao mercado secundário

Praticamente sem liquidez, o mercado secundário no Brasil acaba de ganhar a primeira plataforma para negociação: a POP Trade. Desenvolvida pela LUZ Soluções Financeiras – uma das principais empresas de gestão de risco e consultoria financeira do país – a ferramenta é uma comunidade de negociação, que permite a qualquer um fazer ou solicitar uma oferta. Ela possibilita que os usuários interajam diretamente através de um chat, negociem valores e, em conjunto com a Provedora Oficial de Preços Brasil – POP BR, tenham uma referência de preço para os ativos de crédito ilíquidos.

A solução é inédita. Sem uma plataforma adequada para as negociações, os ativos de crédito ilíquidos são negociados hoje por telefone, sem rastreabilidade. Não há ambiente oficial ou sistema formal para que essas transações aconteçam. A POP Trade oferece justamente esse tipo de benefício. “O sistema é uma comunidade de negociação peer to peer. Além disso, ele é uma ferramenta de compliance, já que guarda toda a trilha de negociação”, explica o CEO e fundador da LUZ, Edivar Queiroz. “Ele é transparente e simples”, diz o executivo.

O sistema é comercializado diretamente aos players que negociam no mercado secundário. Não existe valor de aquisição, apenas uma taxa mensal por usuário. E não é cobrada qualquer taxa sobre o valor das transações realizadas no âmbito da plataforma.

 

Thomson Reuters

 

A Thomson Reuters e a LUZ Soluções Financeiras acabam de fechar uma parceria que foi pensada para prover uma solução completa de negociação para o mercado secundário.

Através da conexão do POP Trade com a plataforma Thomson Reuters Eikon, os clientes terão em suas mãos acesso a um conjunto de informações de mercado relevantes para uma melhor tomada de decisão. Noticias em tempo-real, ferramentas analiticas, preços de referencia – POP BR e uma plataforma de negocição de ativos iliquidos, estarão disponiveis em um serviço unico e de facil utilização.

“A Thomson Reuters, com sua estratégia de plataformas abertas, procura se aliar a parceiros com expertise especificas para suprir as demandas locais. Isso faz com que melhore o ambiente de negocios, a nossa presença no mercado Brasileiro e também a nossa relação com clientes e fornecedores, sempre baseados em um dos pilares da empresa, a confiança”. comenta Andrey Evdokimov, Diretor de Negócios de Finance & Risk da Thomson Reuters.

Além disso, usuários da POP Trade que também forem clientes da POP BR - Provedora Oficial de Preços Brasil, empresa criada pela LUZ em 2016 e que faz a precificação de produtos de crédito ilíquidos, terão acesso a um túnel de preço na hora da negociação na plataforma.  Esses preços poderão ser acessados através do Thomson Reuters Eikon.

 

Sobre a LUZ

 

Fundada em 1999, a LUZ desenvolve soluções inovadoras para gestão de risco, consultoria especializada e governança corporativa. O objetivo é ajudar instituições a investirem e controlarem seus investimentos de forma eficiente e com transparência.

A empresa possui quatro unidades de negócio: MITRA (solução financeira integrada front to back), Operações (especializada em geração de relatórios), Previdência (destinada aos clientes institucionais) e Consultoria (especializada em consultoria de risco).

Também faz parte do grupo a POP BR – Provedora Oficial de Preços Brasil, empresa especializada em apreçamento de Renda Fixa Corporativa, e a POP Trade, comunidade de negociação de ativos de crédito ilíquidos.

 

Mais informações

Note! Assessoria de Comunicação

www.notecomunicacao.com.br

Arthur Pradella e Fernanda Pancheri

arthur.pradella@notecomunicacao.com.br

fernanda.pancheri@notecomunicacao.com.br

(11) 2626-3224

 

 

Thomson Reuters

Thomson Reuters é provedor líder mundial de informações inteligentes para empresas e profissionais. Combinamos a experiência industrial com tecnologia inovadora para disponibilizar informação essencial aos principais tomadores de decisão nos mercados financeiros, de risco e compliance; jurídico; tributário, contábil e de gestão de comércio exterior; de propriedade intelectual e ciência; e de mídia, impulsionada pela Reuters News, organização de notícias mais confiável do mundo. As ações da Thomson Reuters estão listadas nas bolsas de valores de Toronto (TSX: TRI) e Nova York (NYSE: TRI). Para mais informações, visite www.thomsonreuters.com.br

Contatos para a imprensa

Camila Soares

Head of Corporate Communications, Brazil
Thomson Reuters
+55 11 2159 0562
camila.soares@thomsonreuters.com

Glauber Canovas / Luana Ferreira / Alexandre Tsuneta

+55 11 2898 7472 ou 2898 7455
glauber.canovas@xcompr.com
luana.ferreira@xcompr.com
thomson.reuters@xcompr.com

Entre em Contato

Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.

Ao enviar este formulário você está reconhecendo que leu e concorda com a nossa:

Declaração de privacidade