- Homepage
- Reforma tributária: confira o guia completo e tire suas dúvidas!
Reforma Tributária
Reforma tributária: confira o guia completo e tire suas dúvidas!
A complexidade do sistema tributário brasileiro afeta a eficiência das empresas. A Reforma Tributária (2023-2025) promete simplificação, modernização e maior eficiência na arrecadação. Este guia abrangente explora seus fundamentos, mudanças, cronograma, perspectivas e desafios.
Neste guia completo, você encontrará as principais novidades sobre a Reforma Tributária e prepara a sua empresa para decisões mais estratégicas, processos seguros e eficientes e conformidades sem riscos.
O que é a reforma tributária?
A Reforma Tributária é uma ampla mudança na legislação brasileira que visa reestruturar o sistema de tributos no país.
Fruto de décadas de debates no Congresso Nacional, com a participação do Governo Federal, parlamentares e especialistas, a reforma tem como objetivo principal simplificar a complexa estrutura tributária atual, reduzindo custos e burocracia para as empresas.
Além da simplificação e da busca por um ambiente de negócios mais competitivo, a Reforma Tributária busca modernizar o sistema, alinhando-o a práticas internacionais, com foco em:
- Otimizar a arrecadação;
- Combater a evasão fiscal;
- Assegurar a tributação sobre o valor agregado em cada etapa da produção;
- Reduzir a judicialização de questões tributárias.
Vale destacar que, as principais alterações da Reforma Tributária não impactam apenas o regime fiscal. As mudanças prometem desdobramentos jurídicos, contábeis, aduaneiros e operacionais, com abordagens específicas para cada perfil de profissional, e também para a sociedade civil.
Leia também:
Reforma Tributária no Brasil: Insights, desafios e oportunidades
Perspectivas tributárias para 2025: reforma, digitalização e conformidade
Base legal da Reforma Tributária
A Reforma Tributária foi promulgada pela Emenda Constitucional 132/2023 em 21 de dezembro de 2023 e regulamentada pela Lei Complementar 214/2025 sancionada em de janeiro de 2025.
Em relação a LC 214/2024, a sanção incluiu vetos a trechos específicos, como a tributação de plataformas digitais e a isenção para fundos de investimento, dentre outros, justificados pelo governo para evitar conflitos judiciais. Apesar dos vetos, o Ministro da Fazenda afirmou que o núcleo da reforma foi preservado.
Projetos de Lei Complementares (PLPs)
A implementação completa da reforma depende de leis e normativas adicionais, dentre as quais destacamos o PLP 108, que tramita no Congresso Nacional e tem como escopo a criação do Comitê Gestor do IBS, responsável pela edição de normas regulamentares, gestão da arrecadação e do contencioso administrativo. Além disso, terá um papel fundamental na atuação integrada com a Receita Federal do Brasil (RFB) que será responsável pela CBS.
Acompanhar a tramitação desse e de outros PLPs é fundamental para entender os desdobramentos da Reforma Tributária e seus impactos. A legislação complementar em construção definirá os detalhes ainda em aberto.
Para ler mais:
Relatórios e e-book sobre a Reforma Tributária
O que muda com a Reforma Tributária?
A Reforma Tributária traz mudanças significativas na estrutura dos impostos brasileiros, simplificando o sistema com a extinção de alguns tributos e a criação de novos.
Veja as principais alterações:
Impostos extintos (gradualmente)
- PIS (Programa de Integração Social)
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços)
- ISS (Imposto sobre Serviços)
📌 Sobre a complexidade do ICMS: o ICMS, com suas alíquotas de referências, redução de alíquotas, regras variáveis por estado e município, apresenta um desafio para empresas que atuam em diferentes regiões.
Alterações programadas para 2025 exemplificam essa complexidade. A Reforma Tributária e o IBS (que substituirá o ICMS) propõem unificar as alíquotas, simplificando a tributação e reduzindo custos para as empresas.
Imposto mantido (com ajustes)
IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): embora inicialmente previsto para ser extinto, o IPI será mantido em situações específicas visando preservar a atratividade da Zona Franca de Manaus (ZFM). Regra geral a alíquota do IPI será reduzida a zero, com exceção dos produtos com produção na ZFM que sejam produzidos fora dessa região incentivada.
Novos Impostos
Dentre os novos impostos da Reforma Tributária estão:
- IBS (Imposto sobre Bens e Serviços): unifica ICMS (Estadual) e ISS (Municipal), incidindo sobre (materiais e imateriais) e serviços.
- CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços): substitui PIS e COFINS, também com incidência sobre bens (materiais e imateriais) e serviços em geral.
- IS (Imposto Seletivo): incide sobre produtos e serviços considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente (ex: cigarros e bebidas alcoólicas).
Principais dúvidas
Webinars sobre Reforma Tributária
Você está se preparando para Reforma Tributária?
Uma aula exclusiva do curso de Reforma Tributária oferecido por Thomson Reuters Domínio.

Panorama da Reforma Tributária
Entenda as principais mudanças e o novo cenário da reforma tributária, assim como as perspectivas futuras.

A Reforma Tributária é complexa? A Thomson Reuters descomplexa.
Somos seu parceiro de confiança para apoiar sua transição tributária inteligente!