blogpost

Thomson Reuters lança revista e livro assinados por mulheres do Direito

Lançamento configura uma das iniciativas que a multinacional realiza em prol do empoderamento da mulher no segmento jurídico

Lançamento configura uma das iniciativas que a multinacional realiza em prol do empoderamento da mulher no segmento jurídico.

Como incentivadora do movimento de liderança feminina, a Thomson Reuters, em parceria com o Future Law Innovation Center (FLIC) lançou, no dia 5 de março, duas publicações assinadas exclusivamente por mulheres do Direito: o livro Direito Exponencialv e a a revista RDTec nº 6.

Os títulos apresentam temáticas importantes à luz do conhecimento e do olhar feminino sobre a tecnologia no Direito, como o uso de novas tecnologias, a importância da inovação e os impactos no meio jurídico.

Quer saber mais sobre essa e outras iniciativas da Thomson Reuters que valorizam o papel das mulheres no Direito? Avance na leitura desse texto!


O livro Direito Exponencial e a Revista de Direito e as Novas Tecnologias - RDTec nº 6 são publicações colaborativas escritas exclusivamente por mulheres do Direito. Ambos os projetos foram executados pela Thomson Reuters e pelo time do Future Law, hub de inovação patrocinado pela empresa.

Ao longo do processo, durante a seleção de artigos para compor as obras, a equipe se surpreendeu com a quantidade e a qualidade das produções. Esse movimento só confirmou o que a Thomson Reuters já sabia: as mulheres são muito competentes e têm muito para contribuir em todos os setores, inclusive no jurídico. Elas só precisam de espaço.

São iniciativas como essa que fazem com que um dos objetivos da Thomson Reuters seja abrir portas para que mais mulheres tenham a chance de contribuir com debates e construções valiosas no mercado de trabalho. A proposta é multiplicar as oportunidades de inclusão e permitir que elas compartilhem experiências e visões diferentes. Pois a Thomson Reuters acredita que as mulheres também são protagonistas deste movimento de transformação dos modelos de negócio.

No Future Law, essa prática também é comum, já que o espaço visa proporcionar a diversidade, a inovação e a integração, conectando os profissionais do Direito e fomentando o conhecimento. Por isso que a parceria, que vem desde 2018, foi certeira para o desenvolvimento deste projeto.

Além de oferecer espaço para mulheres que estão criando novas soluções, serviços e cases com o uso da tecnologia, o processo de produção do livro e da revista trouxe à tona outra questão importante.

A inovação não é feita somente a partir do uso de novas ferramentas. Pelo contrário, ela pode ser realizada no meio jurídico sem, necessariamente, envolver uma nova tecnologia ou sistema.

Neste sentido, a mudança de mindset é fundamental. Quando os profissionais passam a visualizar os processos a partir de uma nova perspectiva, a inovação começa a acontecer de várias maneiras.

A Thomson Reuters é embaixadora do empoderamento feminino e trabalha em iniciativas pautadas pelo movimento Transforming Women’s Leadership.

Internamente, a empresa tem como meta ter 45% de mulheres na liderança a nível global. Como em tantas outras organizações, sabemos que há um caminho longo pela frente.

Isso porque, em muitos países onde a Thomson Reuters atua, os times são majoritariamente masculinos. No Brasil, por exemplo, 57% são homens e 43% são mulheres. Na Colômbia, a disparidade é muito maior: 78% são homens e 22%, mulheres.

A boa notícia é que em outros países o cenário é inverso. No Uruguai, 75% são mulheres e 25% dos profissionais são homens. O mesmo acontece na Venezuela: 57% são mulheres e 43% são homens. Os números confirmam: as mulheres estão conquistando seu espaço.

Continue lendo o Blog para conhecer mais iniciativas inovadoras sobre empoderamento feminino.

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA > LEGAL ONE
A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> PARA QUEM PRECISA DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO > REVISTA DOS TRIBUNAIS
O Selo Editorial Revista dos Tribunais reúne autores consagrados do meio Jurídico em obras aprofundadas para capacitar os profissionais do Direito, respaldando-os com respostas rápidas, precisas e confiáveis.

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.

Quer saber mais? Preencha o formulário para solicitar um contato