Planejamento Jurídico: Tendências de Conteúdo e Gestão para Inteligência Competitiva

Como proporcionar mais agilidade e eficiência ao seu escritório ou departamento jurídico através de um planejamento qualificado? Primeiro, compreendendo o quanto a tecnologia, a influência digital e as tendências do setor têm mudado a forma de trabalhar. Veja alguns destes fatores nesse post.
O planejamento é uma atitude que precisa fazer parte da rotina de muitos setores; e no jurídico isso não é diferente. Especialmente quando se antecede o início de um novo ano, este hábito se torna indispensável, pois é a partir dele que os objetivos, metas e os meios para alcançá-los serão definidos. Mas, afinal, o que precisa ser levado em consideração para realizar o planejamento do seu escritório ou setor jurídico da sua empresa? Nos últimos anos, a tecnologia, a influência digital e as tendências relacionadas a esta área têm mudado a forma de trabalho. Por isso vamos abordar alguns fatores que precisam ser levados em conta na hora de estabelecer o seu planejamento.

Planejamento Jurídico

Antes de o ano começar e a rotina intensa de processos e problemas a serem resolvidos tomarem conta do seu tempo, é importante realizar um planejamento para o seu escritório ou empresa.

Semelhante aos demais tipos de planejamento, o jurídico precisa ser feito com base em uma avaliação comparativa da situação atual com aquela onde você deseja chegar, ou seja, estipular metas. Mas quando o planejamento estiver sendo realizado, o que realmente precisa ser levado em conta? É importante traçar objetivos viáveis e relevantes à realidade do seu escritório ou empresa, considerando seu público-alvo, a área do Direito na qual você atua e as perspectivas de crescimento. Entre as metas, podem ser considerados:

  • Novos clientes;
  • Especializações em novas áreas;
  • Diferenciais competitivos;
  • Investir em recursos para otimizar o tempo nas operações.

Portanto, o planejamento precisa estar atrelado à análise dos objetivos de onde será dada partida aos investimentos necessários para alcançá-los.

Tendências Jurídicas

As mudanças tecnológicas têm influenciado muito a forma de trabalho no meio jurídico. Até mesmo a implantação de novas leis faz parte deste atual cenário; e você, advogadx, precisa acompanhar este ritmo e não ficar para trás em relação aos concorrentes. Para saber como incluir estas novidades em seu escritório, avalie como está a sua forma de trabalho em relação a:

Processos

Como você organiza o andamento dos seus processos para otimizar o tempo e melhorar o seu desempenho na resolução de problemas? Contar com um software de gestão faz toda a diferença e garante que questões como estas sejam executadas de forma mais simples, rápida e eficiente.

Atendimento ao cliente

Outro fator muito importante, influenciado pela tecnologia, é a forma de atender aos seus clientes. Mais do que apenas ter o conhecimento sobre o Direito e sua aplicação, é importante prestar o melhor atendimento aos clientes, desde o primeiro contato até a agilidade na entrega de soluções. Para isso, é importante incluir ferramentas tecnológicas que facilitem o contato e a troca de informações entre o escritório e o cliente.

Analisando estes pontos, que são os pilares de um escritório jurídico, outros fatores precisam ser vistos e incluídos em seu planejamento, especialmente quando falamos em tendências tecnológicas para melhorias da rotina de trabalho.

Por este motivo, vamos especificar algumas tendências jurídicas que precisam fazer parte do seu planejamento para o próximo ano.

A tecnologia na Advocacia

Analytics

Esta ferramenta permite a realização de uma análise jurídica por meio da coleta de dados como, por exemplo, a decisão de um juiz, o andamento de um processo e o posicionamento do tribunal.

Tais informações permitem a elaboração de estratégias mais certeiras para solucionar problemas e alcançar resultados de forma mais rápida e eficiente. Além disso, outras vantagens podem ser vistas como a capacidade de analisar um grande número de informações, avaliar o posicionamento dos envolvidos em um processo, maior segurança dos dados levantados, a possibilidade de desenvolver estratégias para a resolução de processos de forma mais eficaz, entre outras.

Em resumo, o Analytics é um recurso que possibilita uma análise mais profunda sobre os processos para identificar soluções mais direcionadas, conforme cada causa, e aumentar significativamente as chances de sucesso.

Desse modo, os escritórios e setores jurídicos que desejam ganhar destaque no próximo ano precisam incluir a implantação desta ferramenta no seu planejamento, afinal, as vantagens são inúmeras e os resultados mais promissores.

Machine Learning

Esta ferramenta permite que uma máquina seja programada por meio de softwares para ser capaz de analisar dados com o mínimo de interferência humana.

Para o setor jurídico, esta ferramenta se torna um facilitador na gestão de processos e organização das atividades.

Devido ao desenvolvimento tecnológico, computadores têm a capacidade de “raciocinar” como um ser humano e executar funções que antes era necessário à interferência de uma pessoa.

Como consequência, é possível diminuir o tempo investido em pesquisas em relação aos processos e, em alguns casos, esses sistemas de machine learning fazem a coleta de informações automaticamente, permitindo que os profissionais dediquem mais tempo na elaboração de argumentos e ações para solucionar os processos de forma mais ágil para cada um dos clientes.

Desse modo, para os escritórios que desejam entregar respostas mais rápidas e conquistar novos clientes devem considerar esta tendência em seu planejamento jurídico.

Considerando este novo cenário no setor jurídico, como lidar com a competitividade?

O Brasil é um dos maiores mercados jurídicos do mundo e forma, anualmente, milhares de novos advogados. Com essa grande demanda de profissionais, o desenvolvimento tecnológico, que influencia diretamente a forma de trabalho dentro dos escritórios e setores jurídicos, assim como o surgimento de startups neste setor, mostram que a competitividade cresceu consideravelmente.

Por este motivo, profissionais da área do Direito precisam acompanhar este desenvolvimento para se destacar em meio a tantas opções disponíveis aos clientes. Além do conhecimento sobre a aplicação do Direito conforme cada processo, é necessário acompanhar as tendências de mercado e oferecer um atendimento com soluções mais rápidas e eficientes. Estas são algumas alternativas que devem nortear a gestão do seu escritório jurídico e, se ainda não fazem parte da sua rotina de trabalho, devem ser incluídas ao seu planejamento para o próximo ano.

A hora é agora

Portanto, agora que estamos cada vez mais perto de um novo ano, aproveite estes últimos dias para concluir o seu planejamento com metas estabelecidas e investimentos destinados a tecnologia e ferramentas para melhorar a realização de tarefas e entregar aos clientes respostas mais rápidas e conclusivas. Além disso, antecipe possíveis problemas e reverta-os em soluções para superar expectativas e ser cada vez mais eficiente.

Então, quando estiver planejando o seu próximo ano, lembre-se que o Legal One oferece as melhores soluções para fazer o futuro chegar hoje em seu escritório jurídico.

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA > LEGAL ONE 

A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> PARA QUEM PRECISA DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO > REVISTA DOS TRIBUNAIS 
O Selo Editorial Revista dos Tribunais reúne autores consagrados do meio Jurídico em obras aprofundadas para capacitar os profissionais do Direito, respaldando-os com respostas rápidas, precisas e confiáveis.

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.

 

Quer saber mais? Preencha o formulário para solicitar um contato

Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.

Ao enviar este formulário, você reconhece que leu e concorda com a nossa

Política de privacidade