blogpost

O perfil do advogado online e as novas tendências e tecnologias

Você já conhece os desafios do advogado online e as competências que ele precisa desenvolver? Confira no artigo!

O mundo mudou e as profissões estão passando por transformações profundas. Com a pandemia, vários paradigmas foram quebrados e a digitalização ganhou ainda mais velocidade. Inovações que antes eram projeções futuras se confirmaram como parte da nossa realidade em pouco tempo.

No setor jurídico, podemos observar uma série de novidades e tendências jurídicas. Robôs analisando processos, plataformas colaborativas que permitem aos advogados despachar com ministros, causas discutidas com juízes online: essas são apenas algumas das aplicações da tecnologia na prática legal.

Com a necessidade de distanciamento social, a digitalização de muitas tarefas da rotina jurídica foi conduzida em uma velocidade inimaginável antes da pandemia. Neste cenário, soluções disruptivas, como inteligência artificial, cloud computing, Big Data e Analytics, ganham espaço de maneira exponencial.

De tal modo, esse contexto traz oportunidades e desafios para o advogado online. Neste artigo, mostramos a importância do profissional assumir um perfil mais analítico, buscando desenvolver novas competências e habilidades e contando com o suporte da tecnologia.

Saiba mais a seguir!

Volume e velocidade da informação exigem adaptação

A regra é clara: contra fatos não há argumentos.

E o fato é que, atualmente, temos um volume exponencial de informações jurídicas armazenadas em formato digital. São decisões judiciais, peças processuais, contratos, opiniões, e-mails e outros tipos de arquivos que criam por si só um universo imenso de dados.

Se tudo isso não for bem organizado, o trabalho de identificação e análise das informações relevantes pode se tornar difícil - e até inviável - para o advogado. Afinal, o excesso de dados em desordem gera um caos que mais atrapalha do que ajuda.

Além da complexidade da gestão de dados, o advogado online precisa considerar que a sociedade também está altamente conectada, criando uma sensação de demanda e urgência cada vez maior.

Neste contexto, para se manter em destaque no setor jurídico, com o mundo em constante transformação, o advogado do futuro precisa ir além das entregas legais. Esse é o momento de buscar atualização, aprimoramento constante e compreensão sobre o potencial das novas tecnologias e tendências jurídicas.

Cada vez mais, fica claro que um dos diferenciais do profissional jurídico é o seu perfil multidisciplinar e a busca de conhecimento e inovação com o suporte das legaltechs.

Foi-se o tempo, por exemplo, que o advogado perdia horas buscando os detalhes da atualização de uma lei. Agora, usando um sistema jurídico completo, ele recebe conteúdo legal atualizado em tempo real, de maneira simples, rápida e automática.

Advogado online: para um novo tempo, novas competências

É claro que as ferramentas tecnológicas trazem muitos recursos incríveis que facilitam a vida dos profissionais do setor. Contudo, nem mesmo as funcionalidades mais inovadoras são capazes de suprir algumas demandas que exigem o desenvolvimento de novas competências e habilidades.

Por isso, é fundamental que o profissional se movimente e se atualize. Caso contrário, ele não irá atender as exigências do mercado.

Sendo assim, esse é o momento ideal para o advogado buscar novas competências, como conhecimento em:

  • Marketing institucional: o marketing jurídico é essencial para construir e fortalecer a reputação do escritório legal. A comunicação nas mídias sociais e o uso de novos recursos, como o Visual Law, podem ajudar o escritório a se destacar;
  • Gestão estratégica: essa abordagem permite compreender e definir indicadores confiáveis para observar e aprimorar o desempenho do negócio, a partir de objetivos e metas claras para todos os envolvidos. Assim, a gestão estratégica maximiza os resultados e lucros esperados, minimiza os custos e desvios desnecessários, e ainda melhora a percepção do cliente;
  • Uso de novas tecnologias: são várias as ferramentas disponíveis que podem simplificar as tarefas e a comunicação do dia a dia da prática jurídica. Para o relacionamento com o cliente, usar o Whatsapp Business com o suporte de um chatbot é uma ótima ideia. As reuniões remotas podem ser realizadas com o Skype ou com o Teams. Já a gestão financeira se torna muito mais simples com um sistema focado em finanças e contabilidade. Basicamente, para cada demanda, certamente existe a ferramenta digital mais indicada.
  • Tecnologia e capacidade analítica: um dos atributos indispensáveis para o advogado do futuro é o seu olhar analítico sobre as diferentes demandas. Neste contexto, a tecnologia pode ser uma ferramenta facilitadora. Um sistema legal completo, por exemplo, reúne uma série de dados relevantes e úteis para o trabalho do advogado em uma plataforma segura e acessível na nuvem.

O novo advogado é um empreendedor, um herói que enfrenta inúmeras dificuldades em um país onde a jurisprudência é bastante complexa e o seu papel é cada vez mais importante.

Ao contar com o suporte de soluções tecnológicas completas, com o acesso a uma ampla base de dados, o profissional jurídico tem condições de fazer um trabalho muito mais consistente. É possível, inclusive, gerar relatórios personalizados automaticamente, mediante agendamento prévio. 

Além do acesso aos dados, é importante contar com uma solução legal que ofereça o módulo de Business Intelligence, já que ele ajuda na integração com as análises na empresa.

Como vimos até aqui, os desafios são muitos e o futuro do direito já começou. Quer saber mais sobre ele e se preparar? Continue lendo o blog!

Soluções Jurídicas

Blog Jurídico

Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito