Marketing jurídico tradicional e Marketing jurídico digital: Aposte em ambos para a gestão do futuro

Entenda as diferenças e aplique as melhores práticas do marketing jurídico.

Os hábitos do consumidor têm mudado nos últimos anos. Levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em conjunto com o portal Meu Bolso Feliz descobriu que 90% das pessoas consultam a internet antes de fazer uma compra.

E este comportamento não acontece apenas com a aquisição de produtos. A grande maioria das dúvidas ou questionamentos podem ser facilmente resolvidas ao acessar a rede mundial de computadores.

O advogado do futuro não pode perder a oportunidade de aproveitar todo o potencial que a web tem para mostrar sua expertise jurídica. Tanto que uma pesquisa feita pela Bloomberg Law e a Legal Marketing Association apurou que 62% dos escritórios de advocacia dos Estados Unidos estão aumentando seu foco em marketing para desenvolver novos negócios.

Mas você sabe como aplicar os conceitos de marketing jurídico e marketing digital jurídico para buscar novas oportunidades? E uma pergunta ainda mais importante: a sua gestão jurídica é eficiente o bastante a ponto de permitir pensar em novas estratégias?

Ou você ainda está apenas preso ao operacional? Prossiga a leitura deste texto e descubra como com planejamento, táticas e ferramentas tecnológicas certas é possível impulsionar a imagem do seu escritório para captação e retenção de clientes.

 

Entenda a diferença entre marketing jurídico tradicional e o marketing jurídico digital

Em primeiro lugar, é preciso entender que marketing e publicidade são áreas bem diferentes, apesar de serem conectadas. Enquanto a publicidade produz propagandas que vendem produtos ou serviços, o marketing promove um relacionamento do consumidor com a marca.

Sim, o Código de Ética e Disciplina (CED) da OAB proíbe o uso de propaganda para a captação de novos clientes. E isso faz com que o marketing praticado nas empresas jurídicas seja diferente do marketing em outras áreas.

No marketing jurídico 'tradicional' as comunicações geralmente são feitas de maneira unilateral: apenas o escritório jurídico  conversa com o consumidor. Sua atuação é offline (sem uso da internet) e o foco é o reforço da marca e geralmente necessita de um grande investimento.

Já o marketing digital jurídico é uma área relativamente nova que tem crescido de maneira exponencial. Foi com a popularização da internet que ele se desenvolveu.

A comunicação com o consumidor é feita de maneira bilateral: uma ação é feita e, de maneira instantânea, o consumidor é capaz de reagir.

Como as ações realizadas na internet geralmente têm um custo menor que as tradicionais, até mesmo os pequenos escritórios são capazes de investir em ações e competir com  os gigantes da gestão jurídica.

 

Entenda e aplique as melhores práticas do marketing jurídico tradicional e marketing jurídico digital

Você deve agora então estar se perguntando: qual das duas abordagens é a mais efetiva? A resposta é: as duas! O ideal é dedicar esforços em campanhas que sejam 360° e que unam tanto o marketing jurídico tradicional como o marketing jurídico digital.

O tom da comunicação e a mensagem devem ser os mesmos em todos os canais escolhidos. Isso vai facilitar a fixação da imagem do seu escritório, facilitando que novos clientes cheguem e os atuais continuem.

Por isso é importante ter planejamento. Ele precisa levar em conta as metas a serem atingidas, quem é o público que você deseja alcançar e os canais mais assertivos para chegar nele. Analise todas as possibilidades e defina as melhores estratégias. Conheça, abaixo algumas ações.

 

Marketing jurídico tradicional

Patrocínio

Bons relacionamentos são indispensáveis para ser bem-sucedido nos negócios. O importante é criar maneiras de ajudar prospects e clientes. Desta maneira, uma prática de marketing é patrocinar ou promover eventos que sejam diretamente relacionados ao Direito.

 

Entrevistas e palestras

Outra forma importante de gerar conhecimento para o seu escritório é alinhar convites para entrevistas e participação em palestras. Mas é preciso cuidado ao utilizar esta estratégia.

Quando um advogado dá uma palestra, entrevista ou aparece em algum programa, o CED não permite a divulgação de nenhum tipo de contato. E o conteúdo precisa ter caráter informativo geral (salvo em casos de clamor público, como acontece com advogados criminalistas que atuam em casos famosos).

 

Participação em eventos e reuniões

Nada pode substituir o tempo face a face com potenciais clientes. Participar de eventos e reuniões são táticas eficazes para o advogado do futuro desenvolver novos negócios.

 

Marketing jurídico digital

Mídias sociais

52% dos advogados ouvidos na pesquisa feita pela Bloomberg Law e a Legal Marketing Association relataram que as mídias sociais trouxeram novos clientes.

Ser ativo nelas permite  não apenas fazer novas conexões como também ajuda a aprofundar as que você tem. Mas elas precisam ser ausentes de qualquer pressão comercial, tendo caráter apenas informativo. É uma oportunidade para divulgar vídeos, artigos e comentar sobre assuntos que estejam em alta, podendo resultar em novas conversões.

Há no mercado diversas ferramentas, como o Hootsuite, que ajudam em um compartilhamento de conteúdo mais eficiente, inclusive com segmentação por público-alvo e acompanhamento das interações.

 

Produção de conteúdo

Gerar conteúdos que sejam informativos é de extrema importância. Porta de entrada para que tanto o advogado do futuro como a empresa se destaquem, é uma maneira de criar autoridade sobre determinado assunto.

 

Crie então um blog, que pode ser hospedado no site do escritório, e escreva posts com assuntos que possam interessar ao público. Mas muito cuidado,  restrinja-se ao tópico principal, não faça  abordagens comerciais como “consulte-nos hoje mesmo!” ou divulgue valores de serviços.

 

SEO

O Search Engine Optimization (SEO) não é um canal de comunicação com o público do escritório. Mas sua utilização é de extrema  importância para que as estratégias adotadas no marketing digital jurídico deem certo.

É uma metodologia utilizada para otimizar tanto o site do escritório como todas as postagens que forem realizadas no blog e mídias sociais. O objetivo é atingir uma posição de destaque nos motores de busca, principalmente do Google. A partir desta otimização as chances de figurar das primeiras páginas melhora, atraindo mais clientes.

 

Porque a tecnologia é fundamental na gestão jurídica

O marketing jurídico, principalmente o digital, precisa da ajuda de novas tecnologias para ser efetivo. Os responsáveis pelo planejamento precisam ter em mãos dados claros sobre quem são os públicos atendidos e quais as suas necessidades.

Ter um software como o Legal One™ da Thomson Reuters, preparado para as demandas mais disruptivas, ajuda a ter melhor controle interno e uma gestão efetiva das informações que suportam a gestão estratégica e de comunicação. Seu escritório consegue alcançar a melhor gestão jurídica e você tem tempo livre para liderar ações inovadoras que farão a empresa avançar no mercado.

E a Thomson Reuters não apenas ajuda a alcançar os melhores resultados. A empresa sustenta um ecossistema de conteúdos e eventos de alto nível, estimulando que o advogado do futuro participe de eventos e esteja atualizado com conteúdos de primeira linha para avançar.

Estar à frente dos competidores é um grande desafio de todas as áreas, não sendo diferente no Direito. Um trabalho planejado e eficiente, que leve em conta a tecnologia certa em conjunto com as principais ferramentas de marketing jurídico tradicional e digital, só trará benefícios para o advogado do futuro.

Tenha a estrutura necessária para avançar na indústria 4.0, redefinindo a forma como profissionais trabalham. Conte com o Legal One™ nesta jornada.

 

 

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